Divulgação de filme independente: “Entre Espelhos e Sombras” (2007), de Dimitri Kozma




CURTA-METRAGEM INDEPENDENTE TRAZ O SURREALISMO PARA O CINEMA BRASILEIRO

Inspirado nos clássicos de Luis Buñuel e David Lynch,"Entre Espelhos e Sombras" revela estilo pouco difundido no País
Um filme para ser visto sem as travas psíquicas impostas pela vida em sociedade. Esta é a proposta de "Entre Espelhos e Sombras", curta-metragem no estilo surrealista do diretor independente Dimitri Kozma. Finalizado em 2007, o filme mostra a história de um homem à procura de Deus e de uma mulher em busca de respostas, em uma viagem estranha e surreal por entre os abismos da alma humana.
"Entre Espelhos e Sombras" partiu do desafio de se produzir um curta-metragem surrealista no Brasil, com verba mínima e em um curto espaço de tempo. O roteiro foi escrito por meio de uma técnica chamada pelos artistas surrealistas de "automatismo psíquico", que busca extravasar os impulsos criadores do subconsciente sem o controle da razão. Na composição do roteiro, foram utilizadas apenas algumas anotações de cenas-chave e, em seguida, deixou-se a história fluir como em um sonho, permeado por imagens produzidas pelo subconsciente.
O cinema surrealista tem como principais características a abolição da lógica na produção e a ruptura com a própria linha de compreensão. Dimitri Kozma optou por esse estilo pouco difundido em uma tentativa de romper com o "status quo", o conservadorismo e a obviedade. "Sabia, desde o começo, dos desafios desta empreitada. Gosto do cinema convencional também, não o descarto, mas acredito que é preciso oferecer outras opções que fujam do padrão, quebrem algumas regras", explica.
Inspirado nas grandes obras do cinema surrealista, como o precursor "Um Cão Andaluz", de Luis Buñuel e Salvador Dali, e em alguns trabalhos de Alejandro Jodorowsky e David Lynch, "Entre Espelhos e Sombras" possui componentes de sonhos que se relacionam buscando uma realidade paralela, que valoriza o onírico, os desejos interiores e deixa a imaginação livre. Uma herança simbolista de tristeza e melancolia, bem como elementos da psicologia freudiana, podem ser reconhecidos em diversos trechos. Um dos exemplos é o peixe, um símbolo fálico de acordo com Freud.

Experiência surreal
Segundo Dimitri Kozma, como a maioria das obras surrealistas, "Entre Espelhos e Sombras" corre o risco de ser mal-interpretado, pois demanda certa capacidade de abstração à qual a maioria do público não está acostumada. "Digo acostumada porque todos têm a capacidade de entender e abstrair. A questão é que, como os espectadores recebem tudo de 'mão beijada' nos blockbusters, eles se desacostumaram. Fiz questão de colocar, logo no início do filme, a palavra 'interprete', como um aviso de que aquele não será um filme que já vem mastigado e digerido, que será necessário ligar outra chave na mente para assistir."
Para o diretor, não há uma cultura de se produzir cinema surrealista no Brasil e, sem esta tradição, obviamente não há público interessado. "O filme surrealista é uma experiência muito diferente do convencional, que possui história linear e que obedece a critérios narrativos, como apresentação de personagens, conflito e resolução. No surrealismo, estas barreiras são quebradas e o filme é mais uma experiência audiovisual, um mergulho na mente, num mundo de sonhos, que faz sentido diferente para cada um dos espectadores. É uma viagem pela própria mente", declara Kozma.
Com sua recente obra, Dimitri espera proporcionar uma experiência intuitiva e o espectador deve estar preparado para isso. O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam, interpretem e tenham a sua própria versão do filme, uma experiência única e individual. "A tag do filme explica um pouco sobre isso: Uma viagem estranha e surreal por entre os abismos da alma humana. Ao assistir e interpretar este filme, você pode aprender coisas sobre a sua essência e descobrir segredos enterrados que jamais imaginava possuir. Interpretar este filme pode dizer muito sobre você", esclarece o diretor.

Filmagens
Com uma equipe pequena e bem entrosada, o curta-metragem "Entre Espelhos e Sombras" foi filmado na cidade de São Paulo, em dois dias, um tempo curto para o grande volume de cenas. As gravações foram feitas da forma mais natural possível, com interferência discreta nos cenários e evitando modificar muito a luz natural. "Como filmamos em mini-DV, a imagem granula demais em alguns momentos. Trabalhamos esta granulação propositadamente como linguagem. Optamos também por evitar ao máximo o uso do tripé, utilizando, sempre que possível, a câmera na mão", declara Kozma.

Sinopse
Uma viagem estranha e surreal por entre os abismos da alma humana. Ao assistir e interpretar este filme, você pode aprender coisas sobre sua essência e descobrir segredos enterrados que jamais imaginava possuir.
Cuidado! Interpretar este filme pode dizer muito sobre você.

Ficha técnica
ENTRE ESPELHOS E SOMBRAS
2007 - Color - Brasil – 19 min 33 seg
Curta metragem – Fantasia Surrealista
Escrito e dirigido por: Dimitri Kozma
Elenco
Mulher: Simone Vaz
Personalidade oposta: Maria Claudia Kozma
Homem em busca de Deus: Alejandro Ferraiolo
Personalidade do quarto escuro: Cíntia Albuquerque
Criança no sinal: Thiago Narita
Vultos do quarto: Pamela Jaque, Cíntia Albuquerque, Maria Claudia Kozma
Produção: Dimitri Kozma, Pameja Jaque
Assistente de produção: Alejandro Ferraiolo, Cíntia Albuquerque, Maria Claudia Kozma
Fotografia, câmera e direção de arte: Dimitri Kozma
Edição: Dimitri Kozma
Cenários e locações: Simone Vaz, Pamela Jaque
Figurino e maquiagem: Simone Vaz, Maria Claudia Kozma, Pamela Jaque
Efeitos especiais: Dimitri Kozma
Música e efeitos sonoros: Dimitri Kozma
Ilustrações e CGI: Dimitri Kozma
Making of e stills: Alejandro Ferraiolo, Cíntia Albuquerque
São Paulo, Brasil.

Hotsite do Curta: http://orbemidia.com/espelhos/
Assista ao curta online: http://videolog.uol.com.br/video?294931
Link opcional - Dividido em 2 partes
Parte 1: http://br.youtube.com/watch?v=b6fI-bFDHEU

Informações para a imprensa
Dimitri Kozma Orbemidia.com
Orbe Mídia – Filmes, Vídeos e Comunicação Interativa
Site: http://www.orbemidia.com
Fone: (55 11) 5631-7194
e-mail: dimitrikozma@orbemidia.com
messenger: dimitri_kozma@hotmail.com
GMail: dimitrikozma@gmail.com
Skype: dimitrikozma
Youtube: http://youtube.com/dimitrikozma
Blog: http://www.sopadecerebro.com/