Comentário de filme: “A Invasora” (À L´intérieur, França, 2007)


A França já nos presenteou com o sangrento “Alta Tensão” (Haute Tension / High Tension, 2003), de Alexandre Aja, o mesmo cineasta da refilmagem “Viagem Maldita”. Agora, novamente de lá vem uma outra produção extremamente perturbadora e sanguinolenta, com doses excessivas de ultra violência: “A Invasora” (À L´intérieur / Inside, 2007), dirigida por Alexandre Bustillo e Julien Maury (responsáveis pela refilmagem de “Hellraiser”). Foi lançado no mercado nacional de DVD pela “California Filmes” no final de 2007 e é um daqueles filmes diferenciados, longe da grande maioria de histórias convencionais que são produzidas aos montes em todos os cantos do planeta. Aqui, a violência é crua e o sangue jorra em profusão, manchando a tela de vermelho.

A história é simples, mas eficiente. Uma mulher, Sarah (Alysson Paradis), está grávida e angustiada pela morte brutal do marido numa colisão frontal do carro em que dirigia. Por sorte ela sobreviveu ao acidente, assim como o bebê que carrega no ventre, e agora está esperando seu nascimento. Porém, na noite que precede o Natal, ela recebe a visita inesperada de uma misteriosa mulher (Béatrice Dalle), que logo demonstra ser uma grande ameaça para sua vida, invadindo sua casa e instaurando o caos, desespero e horror no ambiente. Quem será ela e quais seus objetivos?

O filme não economiza no derramamento de sangue e na violência das várias mortes que acontecem. O clima de tensão é constante e intenso, deixando o espectador incomodado e totalmente concentrado nas ações e evolução do roteiro, ávido por saber o desfecho e descobrir respostas para algumas perguntas. As cenas em que aparece o bebê na barriga de Sarah são todas pertinentes e de fundamental importância, mostrando suas reações ao sentir o desespero da mãe na luta pela sobrevivência e na defesa da vida do filho ainda por nascer. A violência contra o ventre da mulher grávida é especialmente perturbadora e pode ser considerado o destaque na aclamada ousadia dos cineastas ao fazerem seu filme. “A Invasora” é altamente recomendável para quem quer ver um filme não convencional, sem fantasias sobrenaturais, fantasmas ou monstros disformes, mas com violência excessiva causada pela pior e mais perigosa criatura: o próprio ser humano.