Divulgação de evento: “II Encontro Mistério & Horror RPG”, dia 30/03/08 em São Paulo


(Dica de Marcello Simão Branco)

Afastei-me convulsivamente do leito e, sem pronunciar uma palavra, como um louco, saí correndo daquele quarto de mistério, de horror e de morte.” – Edgar Allan Poe, Berenice.

No próximo dia 30 de março, no Domingo RPG na Monteiro Lobato, ocorrerá a segunda edição do Encontro Mistério & Horror RPG. Este evento visa reunir jogadores e mestres interessados em histórias cujo estilo narrativo seja mais voltado ao mistério e horror, sejam elas de RPGs como Call of Cthulhu, Crepúsculo, Don’t Rest Your Head, Hell on Earth, Kult, Mundo das Trevas, Unknown Armies e outros especialmente dedicados ao tema, sejam de outros jogos que possam abrigar tal proposta.
Para ajudar a Biblioteca Monteiro Lobato na formação de sua gibiteca, a LUDUS CULTURALIS sorteará um livro de RPG entre aqueles que trouxerem para doação uma revista em quadrinhos com tema infantil, como por exemplo Disney ou Turma da Mônica, em bom estado.
Entrada franca.
Domingo RPG na Monteiro Lobato apresenta:
II Encontro Mistério & Horror RPG
DataDomingo, 30 de março de 2008.
HorárioDas 12 às 18 horas.
Local
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485
Vila Buarque
São Paulo – SP
CEP 01223-011
Para maiores informações sobre como chegar ao local, clique em
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/cultura/bibliotecas/monteiro_lobato/0009

Pré-inscriçõesPara se inscrever antecipadamente como mestre, envie um e-mail para contato@ludusculturalis.org.br até o dia 28 de março, informando seu nome e as seguintes informações:
Título da Aventura:
Sistema:
Cenário:
Número de Jogadores: 4, 5 ou 6
Resumo:
Mais detalhes estarão disponíveis a partir de 17 de março no site www.ludusculturalis.org.br
A inscrição para jogadores ocorrerá no dia do encontro, que também estará aberto à inscrição de novos mestres.

Sugestões aos Mestres
Algumas ações prévias podem facilitar o andamento do jogo no dia. Trazer personagens prontos, por exemplo, evita que tempo demais seja gasto antes da aventura em si começar, o que aumenta as chances desta não chegar ao seu fim dentro do tempo estimado. Caso o mestre tenha algum tempo disponível durante os preparativos para a sessão, criar a mais alguns destes personagens pode fornecer maiores opções aos jogadores, além de evitar ser pego de surpresa – como no caso de fichas que insistem em sumir dentro da pasta.
Além disso, ter uma explicação rápida preparada sobre o jogo ou cenário evita que o mestre se perca detalhando cada aspecto, cidade, reino, poderes, regras do jogo que irá narrar, mesmo que a partida não use nem um décimo destes elementos. Em aventuras que envolvam mistérios e horror, a falta de informações prévias costuma ser favorável à história a ser contada, oferecendo ao mestre a possibilidade de transmitir sua visão sobre o cenário de uma das formas mais instigantes: deixando os jogadores explorarem eles próprios o mundo no qual seus personagens estão inseridos. Também é uma boa oportunidade para variar as propostas daquele seu jogo predileto, fugindo da repetição de motes como “O Príncipe mandou...”, “Numa luta entre vampiros e lobisomens, o vencedor...” e outros tantos, ou mesmo mostrar como idéias consideradas batidas podem ser aproveitadas de maneiras surpreendentemente cativantes.
Se você faz parte de um site, comunidade do Orkut, lista de discussão, fanzine ou algum outro meio de informação, traga panfletos e distribua a seus jogadores. Além da reunião de pessoal interessado em jogar, nossa intenção com esse encontro é favorecer a troca de informações e divulgação de boas idéias que andam dispersas.