Dica de curta metragem independente nacional: “Paisagens, Pesadelos e Paranóias”, de André Bozzetto Junior











O gaúcho André Bozzetto Junior é um daqueles idealistas que fazem parte de um grupo seleto. Ele escreve artigos de cinema para o site “Boca do Inferno.Com”, publicou o livro “Odisséia nas Sombras” em 1998 (veja resenha em http://www.bocadoinferno.com/romepeige/lite/odisseia.html), e dirige filmes independentes de horror como “Mendigos” (2004) (http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/mendigos.html) e “Paisagens, Pesadelos e Paranóias” (2007).
Nesse último, um grupo de amigos conversa de forma descontraída, fumando e bebendo cerveja numa floresta. O grupo é formado por três homens, Alex (Alexandre Benacchio), Diego (Allan Montagner Telo) e Marcos (Herik Pereira), e duas mulheres, Taís (Amanda Secco) e Claudinha (Cristiane Bernardon). Uma das garotas se afasta momentaneamente do grupo e é encontrada morta logo depois, com a polícia descobrindo e prendendo o assassino. Cinco anos depois desse episódio trágico, o grupo se reúne novamente e misteriosamente eles vão sendo assassinados, enquanto um deles é atormentado por estranhos pesadelos e paranóias.
O vídeo é uma homenagem aos filmes de suspense italianos, os chamados “giallos”, que sempre apresentavam assassinos com luvas pretas. A trilha sonora foi bem escolhida, assim como a decisão em alternar os tons da fotografia diferenciando os momentos de pesadelos premonitórios e a realidade. A performance dos “atores” é bem amadora, algo esperado num filme independente feito por um grupo de amigos sem experiência no ofício, tanto que os poucos diálogos não soam naturais, deixando claro que não passam de falas decoradas. Não há cenas fortes de violência ou sangue, uma vez que as mortes aparecem “off screen”, deixando evidente que a intenção é investir num clima de suspense e sugestão. Mas, a despeito das falhas típicas de um filme despretensioso produzido com recursos de menos e idealismo de sobra, “Paisagens, Pesadelos e Paranóias” é divertido e recomendável para aqueles que apreciam e valorizam o cinema independente nacional.

Ficha Técnica:Paisagens, Pesadelos e Paranóias
Direção, roteiro e edição: André Bozzetto Junior
Produção: Estranha Produtora
Elenco: Alexandre Benacchio, Allan Montagner Teló, Cristiane Bernardon, Hérik Perreira, Amanda Secco, André Bozzetto Junior, Pablo Espindola e Marcelo Delazari Koelzer.
Duração: 14:50 min.
Ano: 2007
Contato: bozzettojunior@yahoo.com.br