Nos cinemas: “Espíritos 2 – Você Nunca Está Sozinho” (Alone, 2007) é mais um filme oriental a entrar em cartaz


Espíritos 2 – Você Nunca Está Sozinho” (Alone, 2007) é outro filme oriental exibido nos cinemas brasileiros (estreou em 24/08/07), juntando-se aos anteriores “Visões” (The Eye 2), “Shutter”, “Assombração” (Re-Cycle), “Almas Reencarnadas” (Reincarnation), e “Silk – O Primeiro Espírito Capturado”.
O nome nacional não poderia ser pior, pois além do ridículo e desnecessário subtítulo quilométrico, o filme não é continuação de “Shutter”, que também teve um nome brasileiro sensacionalista (“Espíritos – A Morte Está Ao Seu Lado”). A única relação entre eles é a presença dos mesmos realizadores, Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom.
Em “Alone”, novamente temos a ação aterrorizante de um fantasma em busca de vingança. Duas gêmeas siamesas são separadas cirurgicamente na adolescência, e uma delas morre. Muitos anos depois a sobrevivente, já casada e tentando ter uma vida normal, passa a ter a sensação incômoda de não estar mais sozinha, sendo atormentada por visões macabras de sua irmã.
Apesar da enorme quantidade de filmes orientais com o mesmo tema, mostrando fantasmas deformados assombrando os vivos, a fórmula ainda funciona, apesar do desgaste inevitável decorrente da exploração em excesso de algo que está se tornando clichê. Como características sempre presentes nesses filmes orientais de espíritos perturbados, não faltam boas cenas de sustos, muitas aparições sinistras, mortes e uma revelação importante para o desfecho da trama.