Dica de livro: “HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet”, de Edgar Franco


HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet
(inclui CD-ROM)
O Livro “HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet”, é uma atualização da pioneira dissertação de mestrado em multimeios defendida na Unicamp por Edgar Franco. Ele tem como objetivo traçar um panorama da relação entre as histórias em quadrinhos (HQs) e o computador, desde a criação das primeiras imagens de síntese da história dos quadrinhos, passando pela mudança para o suporte digital, a veiculação em CD-ROMs e chegando às HQs criadas para a rede Internet. Propõe também o estudo das inovações introduzidas na estrutura das histórias em quadrinhos, a partir da mudança de suporte e veiculação na web, com o objetivo de analisar de que forma os novos recursos de hipermídia influenciam na sua criação. Categoriza os sites dedicados às histórias em quadrinhos na Internet e enumera os novos elementos agregados à linguagem tradicional das HQs pela hibridização hipermidiática, dividindo-os em: animação, diagramação dinâmica, trilha sonora, efeitos de som, tela infinita, tridimensionalidade, narrativa multilinear e interatividade, detalhando cada um e fazendo um paralelo entre eles e os códigos tradicionais das HQs em suporte papel.

O trabalho toma como base uma pesquisa exploratória de HQs impressas criadas com o auxílio do computador, CD-ROMs de quadrinhos e, sobretudo, páginas de HQs virtuais da web; aliada ao desenvolvimento de um CD-ROM que visa explorar e avaliar as inovações proporcionadas pela hipermídia no processo de criação e leitura das histórias em quadrinhos, desenvolvendo HQtrônicas – histórias em quadrinhos eletrônicas - que efetivamente utilizam essas inovações. O CD-ROM inclui a HQtrônica “NeoMaso Prometeu”, menção honrosa no 13º Videobrasil e ainda a longa e inédita “Ariadne e o Labirinto Pós-humano”, com cerca de 500 painéis desenhados exclusivamente para ela, incluindo animações, diagramação dinâmica, trilha sonora e multilineariadade narrativa.

HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet – Autor: Edgar Silveira Franco
Editoras Annablume & Fapesp – 286 p., 14 x 21 cm, (inclui CD-ROM)
ISBN 85-7419-476-X

http://www.annablume.com.br ou www.submarino.com.br

“No livro HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet, Edgar Franco se propõe a discutir como os artistas das histórias em quadrinhos (HQs) passaram a experimentar com o computador, a partir da segunda metade dos anos 80, transformando-o em um novo instrumento de criação de quadrinhos, propiciando gradativamente o surgimento de uma nova linguagem híbrida de HQ e Hipermídia. A pesquisa, fruto de sua dissertação de mestrado em Multimeios pela Unicamp, tem por ênfase o estudo desta hibridização de linguagens, o uso de recursos hipermidiáticos e da comunicação telemática na produção de quadrinhos visando a publicação on-line. A reflexão que este livro traz, é relevante e atual em nossa sociedade midiatizada onde diversos setores vêm redirecionando sua atenção para as experimentações, transformações e relações com as novas tecnologias de informação e os processos criativos.” – Gilbertto Prado – Artista multimídia, Livre-docente e professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.