O polêmico “Turistas” estréia nos cinemas, com uma história de horror ambientada no Brasil

O polêmico filme americano “Turistas” (Turistas, 2006) chegou aos cinemas brasileiros em 16/02/07, com uma história de horror ambientada no Brasil. Um grupo de jovens turistas estrangeiros está em passeio pelas praias do Nordeste. São três americanos (um casal de irmãos e uma amiga), além de uma australiana, dois amigos ingleses e um casal sueco. Eles se conhecem na viagem e após um acidente de ônibus, se encontram numa praia paradisíaca onde se divertem bastante nadando, bebendo, jogando futebol e dançando. Porém, depois de drogados em suas bebidas numa festa noturna, acordam de ressaca e descobrem que foram roubados. A partir daí seus problemas têm início, enfrentando um cirurgião psicótico e seus capangas armados, cujo interesse é a remoção dos órgãos internos dos jovens incautos, transformando as férias dos turistas num pesadelo sangrento e infernal.
O filme tornou-se exageradamente polêmico por denegrir a imagem do Brasil como um país turístico sem segurança para os visitantes estrangeiros, que ao virem gastar seu dinheiro por aqui à procura de diversão e conhecer lugares bonitos, seriam tratados com hostilidade e obrigados a “doar” seus órgãos internos.
Mas, independente do local onde é ambientada a história (poderia ser em qualquer lugar do mundo), e analisando apenas como mais um filme de horror, “Turistas” é ruim, cheio de clichês e falhas grotescas no roteiro, sem contar que tem um desfecho ridículo e totalmente convencional, apenas mostrando a falta de ousadia de seus realizadores em concluir a história pelo menos de uma forma mais coerente e verossímil. Mas, a despeito principalmente das terríveis situações absurdas da história, o filme tem ao seu favor uma tensa perseguição aquática com um sufocante clima de claustrofobia envolvendo grutas submersas, a caracterização do vilão brasileiro, o cirurgião Zamora (interpretado por Miguel Lunardi), e uma fotografia belíssima mostrando as maravilhas que a natureza reservou para o Brasil, com praias e cachoeiras de uma beleza especial.