Dica de DVD: “O Massacre da Serra Elétrica: O Início” (2006), pré-sequência da refilmagem de 2003

Como o próprio nome já diz, “O Massacre da Serra Elétrico: O Início” (The Texas Chainsaw Massacre: The Beginning, 2006) é mais um filme da famosa e cultuada franquia criada originalmente em 1974 pelo cineasta Tobe Hooper, sendo que dessa vez trata-se de uma pré-seqüência da refilmagem de 2003, mostrando eventos que antecederam a história já conhecida, apresentando a origem do psicopata Leatherface e da família insana que o adotou.
Após um prólogo ambientado em Agosto de 1939, mostrando uma moça obesa que trabalha num matadouro num processo bizarro de parto, a ação avança para trinta anos depois. Numa pequena cidade do interior do Texas, o mesmo matadouro entra em falência, obrigando a maioria dos moradores a abandonar a região. Mas a estranha família Hewitt insiste em permanecer. E um homem enorme e com o rosto deformado, Thomas (Andrew Bryniarski), que havia sido abandonado pela mãe numa lixeira ao nascer e adotado por essa família excêntrica, também reluta em sair do emprego onde esquarteja animais com uma habilidade diferenciada, graças a sua força descomunal. Após demonstrar sua insatisfação numa reação violenta contra o chefe que o demitia, surge seu tio não menos psicótico Charlie (R. Lee Ermey, numa atuação marcante), que decide assumir à força o papel do xerife Hoyt.
Paralelamente, somos apresentados a um grupo de jovens, Eric (Matt Bomer) e o irmão Dean (Taylor Handley), acompanhados de suas belas namoradas, Chrissie (a panamenha Jordana Brewster, que viveu alguns anos no Rio de Janeiro quando criança) e Bailey (Diora Baird), respectivamente. Em passagem pela cidade, eles não imaginariam o pesadelo sangrento que enfrentariam ao entrarem em contato com a família de lunáticos.
Inicialmente o filme estava previsto para ser lançado nos cinemas brasileiros, mas depois a estratégia dos distribuidores focou apenas o mercado de vídeo. Dirigido por Jonathan Liebesman (de “No Cair da Noite”, 2003) e escrito por Sheldon Turner, a história é repleta de cenas de forte violência e sadismo, com mutilações, carne dilacerada e muito sangue jorrando através de feridas abertas pela ação nervosa de uma motosserra. O filme apresenta um horror perturbador, onde não há escapatória para as vítimas que inadvertidamente cruzaram o caminho da família canibal, e que foram obrigadas a sentirem literalmente na pele e carne a fúria assassina do gigante deformado Thomas Hewitt, mais conhecido como “Leatherface”, por utilizar uma máscara de pele humana para esconder suas feições grotescas. E para completar, o roteiro ainda culmina num desfecho carregado de tensão e bastante trágico, conduzindo a história para os próximos acontecimentos já conhecidos pelo público que acompanhou os demais filmes da franquia.