Arena Metal, em Osasco/SP, é palco de show destruidor da banda grega "Rotting Christ"



A noite de 13/05/06 foi especial para os apreciadores de metal extremo, pois tivemos um show memorável dos gregos do “Rotting Christ” no “Arena Metal”, no centro da cidade de Osasco, na Grande São Paulo, promovido pela “Mutilation Records”, e com a abertura das bandas nacionais “Arum”, “Morcrof” e “Evilwar”.
A “Arena Metal” é uma interessante casa underground de shows de metal, cujo ambiente é superior em espaço e comodidade em relação, por exemplo, ao “Hangar 110”, no Bom Retiro (São Paulo), outro local tradicional da cena underground. No “Arena”, é possível vermos os shows, tanto na pista (com o palco elevado em cerca de dois metros) como num andar superior (uma espécie de mezanino) que se divide para os lados direito e esquerdo do palco, privilegiando o público com uma excepcional visão.
No dia 13/05 foi a vez da apresentação de um autêntico e agressivo “Dark Metal” com “Rotting Christ” em São Paulo, sendo que a turnê pelo Brasil ainda incluiu as cidades de Belo Horizonte/MG, Cuiabá/MT, Porto Alegre/RS, Guaramirim/SC, São Luís/MA e Belém/PA.
Antes do início do show, o público podia se divertir com um telão que exibia um vídeo da lendária banda inglesa de Black Metal “Venom”, numa apresentação em Londres em 1985 com sua formação original, Cronos (baixo e vocal), Mantas (guitarra) e Abaddon (bateria).
Para começar, às 22:40 horas subiu ao palco a banda “Arum”, formada por Marcelo Miranda (guitarra e vocal), David Suria (baixo e vocal) e João Gobo (bateria), detonando um show rápido de cerca de 25 minutos com petardos de um poderoso Black Metal, divulgando seu último CD, “Occult Cataclysm – The New Era Rises”. A banda contou também com a participação esporádica de Fernanda Ferreti, nas partes acústicas de algumas músicas.
Depois foi a vez da apresentação do “Morcrof”, banda veterana formada em Dezembro de 1992, que detonou seu som por volta das 23:25 horas num show de 35 minutos, sendo um trabalho honesto que também merece admiração.
O melhor ainda estava reservado para depois da meia noite, quando aos 30 minutos do domingo foi a vez da banda de Black Metal “Evilwar” detonar seu som extremo, num show de cerca de 40 minutos para divulgar principalmente o lançamento do mais novo trabalho, o terceiro CD intitulado “Bleeding in the Shades of Baphomet”, e distribuído pela “Mutilation Records”. A banda foi criada em 1999 e no momento é um trio formado pelo guitarrista e vocal Halphas, o baixista Shaitan e o baterista Ichthys Niger, que utilizam forte maquiagem de inspiração demoníaca, num visual bastante sinistro, onde o destaque fica para a agressividade sonora da bateria.
Para fechar a memorável noite de metal extremo, os gregos do “Rotting Christ” subiram ao palco aproximadamente a uma hora e trinta e cinco minutos da madrugada. A banda foi formada em 1987 e atualmente conta com o líder Sakis Tolis na guitarra e vocal, Andreas no baixo, Themis Tolis na bateria, e ainda mais um outro guitarrista que não consegui identificar nem no site da banda. Eles fizeram um show de 85 minutos com quase duas dezenas de porradas sonoras carregadas de muita energia e agressividade para o delírio do público, dando uma ênfase maior para a divulgação do mais recente trabalho da banda, o nono CD “Sanctus Diavolos”, de 2004. Entre as músicas do set list, vale registrar “Fith Illusion”, “Archon”, “Athanati”, “In Domine Sathana”, “King of Stellar War”, “Sign of Evil Existence”, “Transform All Suffering Into Plague”, “The Coronation of the Serpent”, “Old Coffin Spirit”, “After Dark I Feel”, “Thou Art Blind”, “Under the Name of Legion”, “Sorrowfull Farewell”, “Vision of a Blind”, entre outras. O destaque ficou para o líder Sakis, com uma ótima presença de palco e interação com os fãs, demonstrando claramente a imensa satisfação deles tocarem em São Paulo.
Discografia do Rotting Christ: “Passage To Arcturo” (EP, 91), “Thy Mighty Contract” (93), “Non Serviam” (95), “Triarchy Of The Lost Lovers” (96), “A Dead Poem” (97), “Sleep Of The Angels” (98), “Khronos” (00), “Genesis” (02), “Sanctus Diavolus” (04).