POSTHUMAN TANTRA - Pioneirismo na utilização de Realidade Aumentada em seus Shows





(Mensagem de Edgar Franco)

A banda “Posthuman Tantra”, projeto musical capitaneado por “Edgar Franco” - artista multimídia, doutor em artes pela USP e professor do Mestrado em Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG em Goiânia, realizou duas apresentações ao vivo recentemente marcando o lançamento de seu novo CD "Transhuman Reconnection Ecstasy" pela gravadora Suíça Legatus Records. As performances multimídia utilizaram recursos de realidade aumentada para encenar as mutações do músico Edgar Franco em suas criaturas pós-humanas. O Posthuman Tantra é uma das bandas pioneiras no mundo a utilizar esses recursos em um show.
O primeiro show aconteceu durante o Woodgothic Festival 2010, principal festival brasileiro dedicado aos gêneros gótico e darkwave. O evento, que aconteceu na cidade mineira de São Thomé das Letras, contou com 22 atrações entre bandas e DJs incluindo convidados especiais da Alemanha, França e Chile. O Posthuman Tantra se apresentou no dia 04 de junho de 2010. Além de vídeos exclusivos para as músicas, a performance incluiu os efeitos de realidade aumentada em duas músicas: Na faixa Cyberpagelança - na qual surgem tentáculos na forma de serpentes nas costas do músico Edgar Franco, e na faixa "Transhuman Werewolf's Mutation" em que o rosto do músico toma a forma de uma de suas criaturas humanimais.
Para a realização e criação dos efeitos em RA Edgar Franco contou com o auxílio inestimável de equipe de alunos e profissionais ligados ao grupo de pesquisa "Criação e Ciberarte" coordenado por ele.
A segunda apresentação aconteceu durante o III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, no auditório da Faculdade de Artes Visuais da UFG - em Goiânia, no dia 10 de junho de 2010. A performance ao vivo incluiu os mesmos efeitos de realidade aumentada (RA) do primeiro show e contou ainda com a participação especial da performer Aline Bueno.

As fotos acima são da apresentação na Faculdade de Artes Visuais da UFG em Goiânia. (Todas as fotos por Veramar Cosplay).

EQUIPE:
Direção geral, músicas, concepção e arte: Edgar Franco
Direção de vídeos: Luciana Hidemi Nomura & Edgar Franco, Rynaldo Papoy, Ariadne e Christian Rengstl.
Desenvolvimento de aplicações em RA & face detecting: Jordana Inácio de Almeida Prado, Pedro Ivo Freire Viera, Wagner Nunes Camacho de França, Luciana Hidemi Nomura & Edgar Franco.
Auxiliares de palco: Rose Franco, Luciana Hidemi Nomura, Gabriel Lyra Chaves.
Logística: Thaís Oliveira.
Apoio: Grupo de Pesquisa "Criação e Ciberarte" - FAV/UFG

Prof. Dr. Edgar Silveira Franco
Ph.D. in Arts & Multimedia Artist
FAV- UFG (Federal University of Goiás)
Phone (voice): +55 62 3268 3879
Brazil.