Zé do Caixão é uma das atrações do "Terror na Usina” em Sorocaba/SP em 26/09/09


Filmes de terror, contação de histórias arrepiantes e divulgação dos vencedores do “I Concurso de Contos de Terror de Sorocaba”, tudo isso com a presença de José Mojica Marins, o Zé do Caixão – rei do cinema trash nacional. Esta será a programação do “Terror na Usina”, evento promovido pelas secretarias de Comunicação (Secom) e da Cultura (Secult) dentro do Projeto “Usina CineCult”, que será realizado neste sábado (26), a partir das 20h, na Usina Cultural “Ettore Marangoni”. Para participar, é necessária a doação de um litro de leite que será revertido às ações do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Durante o evento, serão exibidos cinco filmes de terror que prometem mexer com a adrenalina e a coragem do público. A maratona começa às 20h, com “Psicose”, um dos clássicos de Alfred Hitchcock, mestre dos filmes de suspense. Às 21h30, José Rubens Incao, administrador da Biblioteca Infantil, contará histórias de terror com lendas brasileiras.
Às 22h, o público poderá conferir o filme “Sexta-feira 13”, o primeiro da extensa série de terror dirigido por Sean S. Cunningham. O longa conta a história de Jason Voorhess, o famoso personagem assassino da máscara de hóquei.
A partir da meia-noite, o “Terror na Usina” receberá a primeira participação de Zé do Caixão. Ele vai contar histórias de terror e anunciar os vencedores do 1º “Concurso de Contos de Terror de Sorocaba”.
Em seguida, "Terror na Usina" prossegue com a exibição do clássico “O Massacre da Serra Elétrica”. O filme, de 1974, atingiu um inacreditável sucesso ao chocar o público com seu realismo cruel. A história aterrorizante, baseada em fatos reais, é considerada um dos maiores suspenses de todos os tempos.
Após o filme, Zé do Caixão volta à cena para, ao lado dos participantes do evento, fazer um passeio pelo cemitério cenográfico que será montado na Usina Cultural. No percurso, Zé do Caixão levará o público ao delírio ao contar histórias de terror. Às 2h40, mais uma atração cinematrográfica: “Carrie – A Estranha”, dirigido por Brian de Palma. O filme é baseado num dos romances de Stephen King e a atriz Sissy Spacek recebeu indicação ao Oscar por sua interpretação.
Encerrando a madrugada aterrorizante, às 4h, será exibido outro clássico do terror: “O Bebê de Rosemary”. O longa, dirigido por Roman Polanski, deu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Mia Farrow.
Concurso de Contos de Terror
Durante o evento, logo a partir das 0h de domingo (27), o público vai conhecer os vencedores do “I Concurso de Contos de Terror de Sorocaba”. Ao todo, foram inscritos quase 50 contos, com as mais variadas histórias de terror envolvendo a cidade de Sorocaba.
A ideia era que os escritores sorocabanos, maiores de 14 anos, produzissem histórias usando lendas e espaços da nossa cidade. “Esse é um tipo de evento que incentiva a população a usar a imaginação e, principalmente, enriquece ainda mais a produção literária de nossa cidade”, destaca o secretário da Cultura.
“Foi bem difícil escolher os primeiros colocados, porque todas as histórias são de muita qualidade e bem originais”, destacou Larissa Gallep, jornalista da Secretaria de Comunicação e uma das organizadoras do concurso. Os três melhores contos ganharão kits culturais, contendo livros e filme de terror, além do Certificado de Participação. Confira a programação do evento:
20h00 - Filme “Psicose”
21h30 - Contação de História: Terror Brasileiro com José Rubens Incao
22h00 - Filme “Sexta-Feira 13”
00h00 - Apresentação de Zé do Caixão - Contação de histórias de terror e anúncio dos vencedores do “Concurso de Contos de Terror”
00h30 - Filme “O Massacre da Serra Elétrica”
02h00 - Passeio pelo “Cemitério da Usina” e contos do Zé do Caixão
02h40 - Filme “Carrie – A Estranha”
04h00 - Filme “O Bebê de Rosemary”