Divulgação de evento: “Filmes Malditos da Meia-Noite”, dia 09/08 em Fortaleza/CE


Nesse sábado, dia 09 de agosto, os "Filmes Malditos da Meia-Noite" terá uma edição especial em parceria com o jornalista Carlos Primati, curador do projeto "Maratona de Cinema". Primati assina a seleção dos filmes da edição , que serve de prévia ao mini-curso "A História do Cinema de Horror", apresentando, assim, um instigante leque de filmes de horror, com temáticas variadas, mas que possuem algo em comum: a abordagem de temas mórbidos e obsessivos. Iniciada com um curta-metragem cômico da década de 30, e encerrada com uma chocante obra da filmografia espanhola, a edição desse sábado é uma oportunidade interessante de observar como exemplares do mesmo gênero podem ser tão particulares.
Entre os principais filmes da noite estão o longa-metragem Uma Lagartixa Num Corpo de Mulher, um giallo do mestre do horror Italiano Lucio Fulci; uma entre as duas bem-sucedidas parcerias do diretor com a cearense Florinda Bolkan, de Uruburetama. O média-metragem O Pasteleiro, de David Cardoso, um exemplar do horror nacional injustamente esquecido e O Dia da Besta, ultrajante obra-prima de Álex de la Iglesia.
Os Filmes Malditos consistem em projeções mensais de obras do panorama da cinematografia obscura. As sessões trazem ao público filmes com temáticas transgressoras, experimentais, ultrajantes, por vezes incompreendidas ou até proibidas. Em tempos de domínio dos chamados "blockbusters", os Filmes Malditos se configuram como um contraponto a este tipo de cinema hegemônico, trazendo aos olhos do espectador um universo subversivo, fantasioso, polêmico. Inquietantes e radicais essas produções que não se encaixam nas noções comuns do mercado, encontram espaço aqui.
Serviço:
Filmes Malditos da Meia-Noite
Local: Cine São Luiz
Endereço: Praça do Ferreira, Fortaleza/CE
Data: 9 de agosto (Sábado)
Hora: Meia Noite
Censura: 18 anos
ENTRADA: 1 kg de alimento não perecível

Programação:
00:00 - Bu
00:10 - A Separação
00:20 - Adoração
00:40 - Uma Lagartixa num Corpo de Mulher
02:30 - O Pasteleiro
03:10 - O Dia da Besta
04:40 - O Espólio da Morte
Sinopses dos filmes:
Bu (Boo. EUA, 1932. 9 min.)
Curta humorístico em preto e branco, remonta cenas de clássicos do cinema de horror com uma narração cômica.
A Separação (The Separation. Inglaterra, 2003. 9 min)
Curta de animação com bonecos sobre dois irmãos siameses que não conseguem viver separados. Tocante, chocante e de tirar o fôlego, além de extremamente bem realizado.
Adoração (Adoration. Bélgica/França, 1987. 16 min)
Curta em preto e branco, inspirado num caso verídico, sobre a relação doentia de um casal.
Uma Lagartixa num Corpo de Mulher (Una Lucertola con la Pelle di Donna. Espanha/Itália/França, 1971. 103 min)
A filha de um respeitado político tem freqüentes pesadelos com sua vizinha, uma mulher que passa suas noites em orgias. Certo dia, em um de seus pesadelos, a moça sonha que matou a vizinha. Quando esta aparece morta no dia seguinte, ela se torna a principal suspeita.
Aqui, Tarados! (Segmento "O Pasteleiro". Brasil, 1981. 38 min)
Ousado e violento, mostra as aventuras de um pasteleiro chinês que escolhe com dedicação a carne de que usa em suas receitas. Obra pouco comentada, mas imperdível para aqueles que desejam ir mais além na filmografia brasileira de horror.
O Dia da Besta (El Día de la Bestia. Espanha, 1995. 99 min)
Padre decifra mensagem que informa em que data nascerá o anticristo. O religioso passa, então, a cometer todas as atrocidades que pode para atrair a confiança do Diabo e, unido a um metaleiro e a um falso místico, tentará impedir o apocalipse.