Roberto Causo, Cesar Silva e Marcello Branco participaram de debate sobre a literatura fantástica brasileira na “FantastiCon” 2007




Durante o “XV Encontro Internacional de R.P.G.”, que aconteceu nos dias 07 e 08/07/07 em São Paulo/SP, no “Colégio Arquidiocesano” (Vila Mariana), ocorreu o evento de Ficção Científica “FantastiCon”.

E no Sábado 07/07 houve um debate sobre a “literatura fantástica brasileira e seus futuros possíveis”, com a participação de três das mais ilustres personalidades do fandom nacional, os especialistas no assunto Roberto de Sousa Causo, escritor, crítico literário e colunista no “Terra Magazine” (revista eletrônica do portal “Terra”), Cesar R. T. Silva, editor do lendário fanzine “Hiperespaço”, fundador da “SBAF” (Sociedade Brasileira de Arte Fantástica) e editor do “Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica”, e finalmente Marcello Simão Branco, editor do também lendário e saudoso fanzine “Megalon”, co-fundador da “SBAF” e co-editor do “Anuário”.
O debate iniciou às 11:15 horas numa das salas do colégio, contando com a presença de cerca de 30 pessoas, e entre elas as ativas escritoras Martha Argel e Giulia Moon, o lendário editor Gumercindo Rocha Dorea, o ilustrador Vagner Vargas, e a pesquisadora americana M. Elizabeth Ginway.

Entre os temas debatidos, podemos registrar algumas observações interessantes que foram analisadas:
* Existem muitos autores de FC que acham que suas obras são excepcionais, principalmente quando publicam pela internet, uma mídia que facilita a divulgação, mas observa-se uma nítida falta de experiência e de um cuidado maior com pesquisas para a composição das histórias.
* Para se publicar literatura fantástica no Brasil com sucesso, deve-se preferencialmente utilizar elementos de nossa realidade e situações ambientadas aqui, valorizando nossa rica cultura, em vez de tentativas de explorar elementos já bem sucedidos de outras culturas e idéias diferentes de nossa própria realidade.
* A internet certamente trouxe uma maior democratização e facilidade de publicação de contos e livros, sejam por editoras virtuais, blogs e sites diversos, ou através de grupos e comunidades de literatura, mas também esses trabalhos em sua maioria carecem de uma análise crítica de qualidade para torná-los progressivamente melhores.
* Sobre o fandom brasileiro, temos a primeira onda de FC surgida nos anos 60 do século passado, através principalmente dos autores e livros lançados pela Editora GRD (de Gumercindo Rocha Dorea). Depois veio a segunda onda nos anos 80 com a criação de clubes de congregação de fãs e fanzines impressos que movimentaram o gênero com a publicação de contos, artigos e ilustrações. E agora, uma geração mais jovem está se auto-proclamando com a possibilidade do surgimento de uma terceira onda da FC nacional, gerada com o advento da internet, agregando os autores que utilizam a rede de computadores mundial como meio de propagação de seus trabalhos, e tendo como maior característica uma preferência para uma ficção mais popular (um artigo publicado na revista “Scarium” revela mais detalhes sobre esse assunto).
* A ocorrência de uma tendência no mercado literário de um encontro da FC com o “mainstream”, além também de uma espécie de “pulpificação” da ficção especulativa (FC, Horror e Fantasia).
* As editoras estão publicando FC, mas evitam usar este termo, pois acham que comercialmente pode ser desfavorável. Ou seja, o termo FC é marginalizado (na edição desse ano do “Anuário”, tem um artigo de Marcello S. Branco analisando esse assunto).

Na minha opinião, o Causo, César e Marcello (exatamente a mesma posição da esquerda para a direita na foto que ilustra esse texto) são uma referência no fandom pela longa e sólida história construída em anos de atividades, efetivando diversos projetos com um idealismo reservado apenas para poucos, sejam organizações de convenções, edição de fanzines, livros e revistas, criação de prêmios, etc. Eles juntos num evento interativo falando sobre a FC brasileira, é um momento especial e de grande relevância, sendo um privilégio poder ouvir suas opiniões e conhecimentos na área, por isso fiz o possível para estar entre os presentes, representando o site de Horror "Boca do Inferno". Foram cerca de duas horas muito agradáveis em uma aula valiosa sobre os assuntos abordados.