Confira algumas informações sobre o cineasta Francis Ford Coppola


Após receber um e-mail de um internauta chamado Arthur Thiesen (turylycos@hotmail.com) solicitando auxílio para um trabalho que ele precisava realizar sobre a biografia de Francis Ford Coppola, decidi registrar algumas informações sobre o cineasta, a título de curiosidade:
Francis Ford Coppola nasceu em 07/04/1939 nos Estados Unidos. Iniciou a carreira cinematográfica no começo da década de 60 do século passado numa oportunidade fornecida pelo cineasta e produtor Roger Corman, que é conhecido como o “Rei dos Filmes B”, devido a sua notável habilidade em fazer filmes com pouco dinheiro e em pouco tempo (sem perder necessariamente a qualidade).
O primeiro filme significativo dirigido e escrito por Coppola foi “Demência 13” (Dementia 13, 1963), uma produção de baixo orçamento de Roger Corman, com fotografia em preto e branco e história simples sobre uma família amaldiçoada por uma tragédia. O fato de trabalhar com Corman certamente contribuiu muito na formação de Coppola, onde ele teve que aprender a lidar com orçamentos reduzidos e agendas apertadas, tendo que utilizar muita criatividade para driblar as dificuldades.
Com os filmes da série “O Poderoso Chefão” (The Godfather), no início dos anos 70, com roteiro baseado no livro de Mario Puzo e trabalhando com atores como Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Robert DeNiro e Diane Keaton, Coppola foi definitivamente notado pelos críticos e público ao contar uma história complexa sobre a máfia e que consegue manter o espectador atento e ansioso pelos acontecimentos e eventos narrados.
Já famoso, ele dirige o drama de guerra do Vietnã “Apocalypse Now” em 1979, que tornou-se um dos mais importantes filmes da história do cinema de guerra. A intenção de Coppola era fazer uma crítica à intervenção equivocada dos Estados Unidos nessa guerra, e também mostrar a loucura que afetava todos os envolvidos no confronto. Basta lembrar algumas cenas marcantes que evidenciam essa idéia como aquela em que dois soldados estão surfando no meio de um violento bombardeio, obedecendo a estranha ordem de um militar de patente superior.
Em 1992, Coppola (já bastante famoso) decidiu dar a sua contribuição para o mito de Drácula, e filmou “Drácula de Bram Stoker”, procurando ser mais fiel ao livro que inspirou esse famoso e popular vampiro. Com um elenco expressivo liderado por Anthony Hopkins, o resultado foi um filme premiado, muito lembrado pelos fãs, e um dos mais significativos do cinema de horror moderno.