A “Cinemagia” lançou um box de DVD com os seis mais importantes filmes do cineasta José Mojica Marins interpretando Zé do Caixão


(texto de divulgação da “Cinemagia)

Coleção Zé do Caixão
A Meia-Noite Levarei Sua Alma - Volume 1
1964, Preto e Branco, 81 minutos, NTSC
O cruel agente funerário Zé do Caixão, temido e odiado pelos humildes moradores de um vilarejo, vive a demente obsessão de gerar o filho perfeito, que possa garantir a perpetualidade de seu sangue. Ele busca pela mulher ideal, aquela que será capaz de conceber sua criança, e não hesita em matar todos que ousam interferir em seus planos.
José Mojica Marins, atormentado por um pesadelo no qual um vulto o arrastava até seu próprio túmulo, concebeu o primeiro filme de horror do cinema brasileiro. Alçado à categoria de imortal na galeria dos monstros macabros do cinema fantástico de todo o mundo, Zé do Caixão valeu ao seu criador diversos prêmios internacionais e seguiu sua saga em Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, de 1967. José Mojica Marins e Zé do Caixão são um só; geniais em sua malvadeza mambembe, prontos para aterrorizar o senso comum e a ordem estabelecida.
Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver - Volume 2
1967, Preto e Branco / Colorido, 107 minutos, NTSC
Zé do Caixão sobrevive ao ataque das almas penadas do final de À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) , e continua na busca obsessiva pela mulher ideal, capaz de gerar o filho perfeito. Ele rapta seis jovens e as submete às mais terríveis torturas, mas comete um crime imperdoável ao assassinar uma moça grávida. Atormentado pela culpa de ter morto uma criança inocente, sofre um pesadelo no qual é levado para o inferno.
Em seu segundo filme, Zé do Caixão cresce em crueldade e seus crimes tornam-se mais sádicos. Centenas de aranhas peçonhentas passeiam pelos corpos macios de donzelas vestidas só com baby-doll, e sua ruindade não cessa nem mesmo quando uma delas é estrangulada por uma serpente. Praticando seu cinema anarquista, José Mojica Marins desrespeita regras burras e autoridades corruptas. O seu mundo é estranho, regido por leis próprias, acima do Bem e do Mal.
O Estranho Mundo de Zé do Caixão - Volume 3
1968, Preto e Branco, 80 minutos, NTSC
Elevado ao estado inatingível dos seres sobrenaturais, Zé do Caixão desfia sua filosofia e apresenta três contos. Em O Fabricante de Bonecas, marginais invadem a casa de um velhinho e descobrem o segredo da confecção de suas bonecas. Em Tara, um vendedor de balões fantasia uma paixão doentia por uma garota que ele segue obsessivamente pelas ruas. Em Ideologia, o excêntrico Professor Oãxiac Odéz tenta provar a um rival que o instinto prevalece sobre a razão, usando métodos nada ortodoxos.
Num estilo ousado, José Mojica Marins dirige histórias roteirizadas por Rubens Francisco Lucchetti, que se tornaria seu parceiro mais freqüente a partir de Pesadelo Macabro - episódio bônus deste dvd - sobre um rapaz atormentado por horríveis sonhos onde é enterrado vivo. O sucesso internacional deste filme ajudou a solidificar o nome do cineasta entre os mestres do horror mundial.
Ritual dos Sádicos (O Despertar da Besta) - Volume 4
1970, Preto e Branco / Colorido, 91 minutos, NTSC
Um renomado psiquiatra injeta doses de LSD em quatro voluntários com o objetivo de estudar os efeitos do tóxico sob a influência da imagem de Zé do Caixão. O personagem aparece de maneira diferente nos delírios psicodélicos e multicoloridos de cada um, misturando sexo, perversão, sadismo e misoginia. Interrogado por um grupo de intelectuais, o psiquiatra faz uma revelação surpreendente que os obriga a questionar suas convicções.
Em pleno apogeu do amor livre, das drogas psicodélicas e dos hippies, José Mojica Marins concebeu seu filme mais contundente, revoltado e arrebatador através de episódios aparentemente sem ligação, aderindo à metalinguagem para analisar o efeito de seu polêmico personagem no inconsciente coletivo. O surreal nunca pareceu tão verdadeiro. Vetado pela Censura Federal mesmo após inúmeros cortes, o filme permanece inédito nas telas de cinema até hoje.
Finis Hominis (O Fim do Homem) - Volume 5
1971, Colorido / Preto e Branco, 79 minutos, NTSC
Um homem completamente nu surge do mar e caminha pelas ruas da cidade, interferindo na rotina das pessoas. Surpreendido por um padre, que se espanta ao ver o herege bebendo o vinho da comunhão, o misterioso visitante assume o nome Finis Homins ("O fim do homem" em latim). Tido pela população como um messias moderno, capaz de operar milagres, ele segue sua trajetória imprevisível, tendo como seguidores pessoas de diferentes classes sociais.
Depois da obra-prima Ritual dos Sádicos (1970), vetado pela Censura Federal, José Mojica Marins aceitou um novo desafio: criar um personagem completamente oposto a Zé do Caixão. Mas sua abordagem crítica da hipocrisia da classe média continuava contundente, de uma ousadia inquietante e polêmica.
Delírios de um Anormal - Volume 6
1978, Colorido / Preto e Branco, 83 minutos, NTSC
Um brilhante psiquiatra é aterrorizado por pesadelos nos quais Zé do Caixão tenta roubar sua esposa, escolhendo-a como aquela que irá gerar seu filho perfeito. Desorientados, seus colegas médicos decidem buscar ajuda com o cineasta José Mojica Marins, que tenta fazer o psiquiatra compreender que Zé do Caixão não passa de uma simples criação de sua mente.
Usurpado de seu direito de criar e mostrar ao público sua arte por mais de dez anos de sistemática perseguição pela Censura Federal, Mojica decidiu compilar as cenas mais chocantes de seus melhores filmes, para narrar esta história alucinante, através dos "restos dos meus próprios restos"- nas palavras do próprio diretor. Mas, o filme não se resume a uma simples colagem, a brilhante edição de Nilcemar Leyart remonta cenas famosas e lhes dá um novo significado. Um trabalho minucioso e artesanal merecidamente reconhecido.

Atores: José Mojica Marins, Magda Mei, Nivaldo de Lima, Roque Rodrigues, Nádia Tell, Osvaldo de Souza, Nidi Reis, Sérgio Hingst, Ozualdo R. Candeias, Tereza Sodré, Mário Lima, Jorge Peres, Magna Miller
Direção: José Mojica Marins
Idioma: Português
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês
Ano de produção: 1964, 1967, 1968, 1970, 1971, 1978
País de produção: Brasil
Duração: 521 min.
Distribuição: Cinemagia
Região: Multizonal
Áudio: Áudio original 2.0 e Áudio remasterizado dolby digital 5.1
Vídeo: Tela Cheia
Cor: Preto-e-branco com partes em colorido

Extras
* Informações gerais:
Imagem digital e som remasterizado dolby-digital 5.1
Apresentação inédita com Zé do Caixão no início de cada filme. Abertura dos dvds em animação stop-motion por Victor Hugo Borges Trilha de comentários em áudio com o diretor e convidados em todos os filmes e episódios bônus. Capas-duplas com ilustrações criadas por uma novíssima geração de artistas plásticos brasileiros especialmente para esta coleção e os cartazes originais totalmente restaurados.
A Meia-Noite Levarei Sua Alma - Volume 1
* Cena Inédita versão 2002 - Regravada digitalmente por José Mojica Marins especialmente para o DVD.
* Curta-metragem: Reino Sangrento - 1952 com comentário em áudio - o mais antigo registro de Mojica.
* Trechos dos primeiros filmes: A Sina do Aventureiro e Meu Destino em Suas Mãos
* Entrevista inédita com José Mojica Marins
* Entrevistas com Carlos Reichenbach., Branco Mello, Fernando Costa Netto, Ivan Cardoso e R.F. Lucchetti
* Imagens inéditas da Cirurgia dos Olhos de Mojica
* Trailers originais
* Quem tem medo do Zé?
* Carcasse.com
* easter-egg (descubra onde está!)
Conto de Terror do programa Noise da 89 FM
Marcha de carnaval de 1969 "Em Cima da Hora"
Galeria de cartazes, lobby cards e fotos inéditas
História em quadrinhos "Noite Negra" (1969)
Roteiro original do filme
Artigo, Sinopse, Biografias, Filmografia selecionada e links.
Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver - Volume 2
* Documentário: O Universo de Mojica Marins - 1978 - Direção: Ivan Cardoso, 26 min.
* Entrevista inédita com José Mojica Marins
* Entrevistas com Rogério Brandão, Otávio Muller, Paulo Sacramento, Mário Lima e Rubens Francisco Lucchetti
Visita ao Museu do Zé do Caixão no Playcenter
Clip - Galeria de Troféus
Making of do comercial do cd do Cine Trash
Making of de maquiagem "Bruno, o fiel ajudante do Zé"
Teste de grito das guardiãs - spot
* Trailers originais
* Quem tem medo do Zé?
* Carcasse.com
* easter-egg (descubra onde está!)
Conto de Terror do programa Noise da 89 FM Zé do Caixão e Nightmare Team
* Tema do Cine Trash
Galeria de cartazes, lobby cards e fotos inéditas
História em quadrinhos "A Casa do Demônio" (1969)
Roteiro original do filme
Argumentos originais inéditos: A Encarnação do Demônio e Encarnações de Lúcifer
Artigo, Sinopse, Biografias, Filmografia selecionada e Links
O Estranho Mundo de Zé do Caixão - Volume 3
* Episódio Bônus - Pesadelo Macabro (1968) - p&b - 31 min. Com trilha de comentário em áudio com Mojica e o convidado Mário Lima
* Entrevista inédita com José Mojica Marins
* Entrevistas com Rubens Ewald Filho, Marina Person, Paulo Duarte, George Michel Serkeis, Dennison Ramalho, Carlos Primati e Rubens Francisco Lucchetti
*Making of - Bastidores do programa Noise da 89 FM
Entrevistas com: Rogério Fabriz e André Goes
* Making of da Animação Stop Motion
Bastidores, Primeiro teste, Fotos e Entrevista.
* Trailers originais
* Quem tem medo do Zé?
* Carcasse.com
* easter-egg (descubra onde está!)
Vinheta de abertura, História de Ninar, Conto de Terror e Praga do programa Noise da 89 FM
Galeria de cartazes, lobby cards e fotos inéditas
História em quadrinhos "O Fabricante de Abat-Jours"(1970)
Roteiro original do filme
Argumentos originais inéditos: Sete Ventres Para Um Demônio, Além, Muito Além do Além (TV) e "Pesadelo Macabro"
Artigo, Sinopse, Biografias, Filmografia selecionada e Links
Ritual dos Sádicos (O Despertar da Besta) - Volume 4
* Documentário - "Fogo Fátuo" - 1980 - cor - 15 min. Dirigido por Goffredo Telles Neto
* Entrevista inédita com José Mojica Marins
* Entrevistas com José Carlos Cotrim, Ozualdo Candeias, Eugênio Puppo, Juan Espeche e Rubens Francisco Lucchetti
Matéria - Visita ao Arquivo Nacional - RJ
Inclui Entrevista com Clóvis Molinari e visita ao depósito dos filmes censurados pela ditadura, trechos cerimônia de entrega do filme "Ritual dos Sádicos" a José Mojica Matéria - Workshop de Interpretação de Mojica - Evento - Cinema Marginal - Banco do Brasil - RJ - Heco Prod.
* Trailers originais
* Quem tem medo do Zé?
* Carcasse.com
* easter-egg (descubra onde está!)
Marcha de carnaval de 1969 "Castelos dos Horrores" (c/ partitura)
Conto de Terror do programa Noise da 89 FM
Galeria de cartazes, lobby cards e fotos inéditas
História em quadrinhos "A Praga" (1969)
- O Processo de Censura dos Filmes
- Crítica de Carlos Reichenbach - Ritual dos Sádicos - cena e sinopse original
- Mundo: Mercado do Sexo - versão original
- Os 21 anos de "O Despertar da Besta" por Mojica
Artigo, Sinopse, Biografias, Filmografia selecionada e Links
Finis Hominis (O Fim do Homem) - Volume 5
* Documentário: Demônios e Maravilhas - 1976-1987 - cor - 50 min Dirigido por José Mojica Marins
Trechos dos filmes: A Quinta Dimensão e a Dama de Paus
* Entrevista inédita com José Mojica Marins
* Entrevistas com Satã, Crounel Marins, Mariliz Marins, Conceição Mojica, Lourdes Oliveira e Rubens Francisco Lucchetti
Clip Abraços para o Mojica
Making Of da trilha de comentário
Clip de Liz Vamp
*Trailers originais
* Quem tem medo do Zé?
* Carcasse.com
* easter-egg (descubra onde está!)
Conto de Terror, Praga e História de Ninar do programa Noise da 89 FM
Música de Liz Vamp
Galeria de cartazes, Making of, lobby cards, fotos inéditas e álbum de família
História em quadrinhos "A Voz do Coveiro"
Roteiros: "Olho Por Olho" (novela) Sentença de Deus (livro)
Textos e fotos
Artigo, Sinopse, Biografias, Filmografia selecionada e Links
Delírios de um Anormal - Volume 6
* Documentário: "Horror Palace Hotel ou o Gênio Total" (1978) - cor Produzido e dirigido por Jairo Ferreira
Trechos dos filmes: Perversão, 24 Horas de Sexo e 48 Horas de Sexo
* Entrevista inédita com José Mojica Marins
* Entrevistas com Igor Cavallera, Jairo Ferreira, Nilcemar Leyarte, Devon Morf, Andréa Busic, Gracielle Libório e Rubens Francisco Lucchetti
* Corte das Unhas de Zé do Caixão durante show do Sepultura
*Trailers originais
* Quem tem medo do Zé?
* Carcasse.com
* easter-egg (descubra onde está!)
Vinheta de Abertura, História de Ninar e Praga do programa Noise da 89 FM
Música do Cine Trash
Galeria de cartazes, Making of, lobby cards, fotos inéditas e álbum de família
História em quadrinhos "Magia Negra" (1969)
Artigo, Sinopse, Biografias, Filmografia selecionada e Links