Astaroth 43 e Juvenatrix 94: Novas edições dos fanzines

O fanzine de Horror e Ficção Científica Juvenatrix # 94 (Janeiro 2005) está disponível com 24 páginas em formato A4, completando a histórica marca de 2608 páginas de publicação desde sua origem em Janeiro de 1991.
A capa é ilustrada por Marcos T. R. Almeida e a contra capa é de José Nogueira.
Trazendo artigos sobre os filmes “A Sétima Vítima” (2002), “Hellraiser – A Herança Maldita” (1996), “O Enigma de Talos” (1997), “Os Mortos Vivos” (1981), “Canibais” (2003), “Trauma” (1993), “O Jovem Frankenstein” (1974), “Blade: Trinity” (2004), “Sasquatch – O Abominável” (2002) e “O Filho de Chucky” (2004).
Além de comentários sobre os filmes “Cães de Caça” (2002) e “Código 46” (2003), um texto sobre o ator inglês Peter Cushing, uma homenagem aos 10 anos de sua morte, por Marcello Simão Branco, e o Capítulo XIII de “A Face Oculta da Galáxia”, novela de Ficção Científica de Miguel Carqueija.
Completam ainda a edição notícias sobre lançamentos de filmes em DVD e divulgação de produção alternativa.

O fanzine de Horror e Ficção Científica Astaroth # 43 (Janeiro 2005) está disponível com 6 páginas em formato A4, com capa de José Nogueira, trazendo dezenas de contatos e divulgação de produção alternativa, entre fanzines, livros, revistas, bandas, sites, etc.
Em circulação desde Janeiro de 1995, a edição # 43 traz também artigos sobre o vídeo independente em VHS “Countess Erzebeth Bathory”, de Marcos T. R. Almeida (“Corvo Produções”), e sobre o terror japonês “Ju-On: The Grudge” (2003), por Luciano Milici.

Alguns Filmes da Semana...

COBRAS (Snake Island, 2002)
Direção: Wayne Crawford
Elenco: Wayne Crawford, William Katt, Kate Connor, Russel Savadier, Dawn Matthews, Milan Murray
Sinopse: Turistas são obrigados a pernoitar numa ilha africana repleta de cobras. É o início de um pesadelo.
Data: Sábado, 29/01/05, 23h35, Supercine, Rede Globo
ÀS VEZES ELES VOLTAM 2 (Sometimes They Come Back... Again, 1996)
Direção: Adam Grossman
Elenco: Michael Gross, Alexis Arquette, Hilary Swank, Bojesse Christopher, Glen Beaudin, Jennifer Aspen, Michael Malota
Sinopse: Jon Porter (Michael Gross) é forçado a voltar à sua cidade natal quando sua mãe morre em circunstâncias tão misteriosas quanto as que cercaram a morte da irmã, anos antes. Em sua estada, ele acaba tendo que enfrentar forças demoníacas quando descobre que a vida de sua filha corre risco.
Data: Segunda-Feira, 31/01/05, 22h30, Cine 21, Rede 21
2001, UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (2001, A Space Odissey, 1968)
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Keir Dullea, William Sylvester, Gary Lockwood, Daniel Richter, Margaret Tyzack, Robert Beatty
Sinopse: Durante expedição a Júpiter, o computador Hal tenta assumir o controle da nave e vai eliminando a tripulação. O objetivo da viagem era investigar um monólito que parecia emitir sinais de outra civilização.
Data: Terça-Feira, 01/02/05, 2h40, Corujão, Rede Globo
MORTE CERTA (Dead Man´s Curve, 1997)
Direção: Dan Rosen
Elenco: Matthew Lillard, Michael Vartan, Randall Batinkoff, Keri Russell, Tamara Craig Thomas, Dana Delany.
Sinopse: Chris (Michael Vartan) e Tim (Matthew Lillard) são dois colegas de quarto lutando para entrar no curso de graduação de Harvard. O problema é que as notas do semestre deixaram muito a desejar. Como nem estudar muito vai ajudar, eles encontram a solução para o problema em uma cláusula pouco conhecida no regulamento da faculdade - quando um estudante morre, seus colegas de quarto automaticamente recebem nota máxima para ajudá-los na vida acadêmica, durante o luto. Eles, então, lançam seus olhares para Rand (Randall Batinkoff), o terceiro colega de quarto e elaboraram um esquema onde plantam evidências que Rand é um suicida. Tudo vai funcionando de acordo com o plano até descobrirem que há mais alguém, oculto, nessa jogada.
Data: Quarta-Feira, 02/02/05, 22h30, Cine Band, Rede 21 - Humor Negro
O DÉCIMO OITAVO ANJO (The Eighteenth Angel, 1997)
Direção: William Bindley
Elenco: Christopher Mcdonald, Rachael Leigh Cook, Stanley Tucci, Wendy Crewson, Maximilian Schell
Sinopse: Tentando lidar com a perda da esposa, Hugh aproxima-se cada vez mais de sua filha adolescente Lucy. Mas uma viagem à Itália, motivada por uma oportunidade na carreira de modelo internacional, acaba aproximando filha e pai de uma profecia demoníaca.
Data: Quarta-feira, 02/02/05, Corujão, Rede Globo
Observação: Todas as datas e horários estão sujeitas a alterações de acordo com a programção das emissoras. Na lista, não estão relacionados todos os filmes da TV, pois algumas emissoras não divulgaram sua programação.
Sobreviventes das ondas gigantes que atingiram a Ásia no fim de dezembro dizem estar vendo fantasmas e já estão executando "exorcismos" usando até pizza para tentar "acalmar as suas almas".

Lek, por exemplo, fica nervoso ao falar dos passageiros que entraram em seu triciclo motorizado tarde da noite do último 6 de janeiro.
"Vá para Kata Beach", disseram para ele sete turistas estrangeiros depois de concordar em pagar uma tarifa de 200 baht, segundo seu relato.
Ele dirigiu o veículo por um tempo, mas depois sentiu todo o corpo amortecido.
Olhando em volta, ele viu seu veículo vazio. Lek teve o que acredita ser um "encontro com fantasmas" que, muitos dizem, estão assombrando as praias e resorts da costa tailandesa.
E os amuletos que ele usa no pescoço não o estão ajudando a dissipar seus temores.
"Eu não consigo superar isso. Eu tenho que arranjar um novo trabalho. Eu tenho uma filha para sustentar, mas estou apavorado demais para dirigir à noite", disse ele.

Outras aparições que foram notificadas incluem uma mulher estrangeira cujos gritos ecoam pela noite dos escombros de um hotel que foi bastante atingido pelos tsunamis.
Um guarda de segurança do local já deixou o emprego porque não agüentava mais a situação.
Em Khao Lak, uma família local diz que seu telefone toca constantemente dia e noite. Quando se atende o telefone, ouvem-se vozes de amigos e parentes gritando por socorro das chamas do crematório.
Tais relatos, de acordo com o psicólogo Wanlop Piyamanutham, são sinais de síndrome do estresse pós-traumático.
O especialista destacou que muitas histórias começaram a aparecer cerca de dez dias depois dos tsunamis.
Foi quando as pessoas perceberam "a terrível realidade da perda e da devastação", afirma Piyamanutham.
"Com todas as imagens da televisão e todo mundo falando sobre o desastre, ele afetou muito mais gente, que disse ter visto fantasmas e sentido o cheiro de cadáveres", disse ele.
E o psicólogo tem uma explicação para um número tão grande de fantasmas "estrangeiros" vistos.
Segundo ele, os tailandeses se impressionam muito com estrangeiros por causa de suas proporções físicas e de sua aparente riqueza.
"Se gente assim morre em circunstâncias terríveis, não é de surpreender que eles voltem à mente das pessoas como fantasmas", acrescentou o especialista.

Paz de espírito

Essa pode ser uma explicação lógica, mas não proporciona muita paz de espírito.
Para isso, muitos tailandeses se voltaram para o budismo, a religião majoritária no país.
Embora a superstição seja comum na Tailândia, as escrituras budistas trazem orientação de como lidar com o sobrenatural.
A crença de moradores locais deu aos monges o poder de afastar espíritos perturbados, e muitos estão dispostos a fornecer "proteção" se necessário.
"Nós não podemos fazer nada para afugentar os espíritos", disse Bhikkhu Sugandha, "mas, se isso ajuda a dar conforto às pessoas, nós podemos vir para confortá-las".
Sugandha acredita que, em época de crise, monges podem prestar um serviço de aconselhamento muito útil.
Outras religiões oferecem uma ajuda mais direta, e a praia de Patong viu muitos "exorcismos" praticados por místicos chineses nas últimas semanas.
Em um deles, monges vestidos de branco da seita Pu Ta Gong oraram e ofereceram alimentos aos espíritos.
Oferendas especiais de pizza foram incluídas para "espíritos" de estrangeiros. Roupas, papel e dinheiro foram queimados para ajudá-los a passar para o "além".
[Fonte: BBC Brasil.com / Colaboração: Marília Bozza]

O Horror Tsunami

O site Boca do Inferno e os infernautas que prestigiam seu conteúdo com suas visitas são todos fãs do Horror apenas e exclusivamente como forma de manifestação artística e entretenimento. Não há apologia da violência, apenas DIVERSÃO sem compromisso. E vendo essa foto, uma imagem do Tsunami na Ásia em 26/12/04, divulgada pela internet ao redor do mundo, temos um grande exemplo de Horror Real em seu estado mais absoluto e devastador. Diante disso, parece que todos nossos problemas são insignificantes...


“Scarium” – fanzine de Ficção Científica e Horror: Saiu a edição 11

Está disponível o fanzine "Scarium" # 11 – Ano III – Dezembro de 2004, formato meio ofício, 72 páginas, capa colorida de Camila Fernandes, trazendo artigos, quadrinhos, ilustrações, entrevista, divulgação e contos de ficção científica e horror.
Conteúdo: Sessão de cartas / Colunas: Balaio da Scarium (divulgação), Entrevista com a escritora Simone Saueressig, Sessão sobre quadrinhos com "A Liga Extraordinária II", por Cesar R. T. Silva / Artigo "A FC nas Universidades", por André Carneiro / História em Quadrinhos: "Fé", por Edgar Franco / Novelas: "Nativos", por Carlos Orsi Martinho, "Quasir, O Banqueiro", por Telmo Marçal / Contos: "A Senhora Müler vai ao Banco", por Simone Saueressig.
Contatos através do editor Marco A. M. Bourguignon pelo e-mail: scarium@scarium.com.br – ou no endereço Rua Castorino Francisco Nunes 88 bloco 13 apto. 204 – Ilha do Governador – Rio de Janeiro/RJ – CEP 21921-544.
Confira no site www.scarium.com.br os artigos de cinema escritos por Renato Rosatti na coluna "Scarium Cinema" e no e-book "Coletânea – Artigos e Resenhas de Cinema Fantástico", disponível para download grátis.

Site brasileiro sobre o escritor H. P. Lovecraft está disponível com novos materiais

Confira o recado do webmaster Denilson: http://www.sitelovecraft.cjb.net é um site sobre H. P. Lovecraft, um dos maiores escritores de terror de todos os tempos.
O site tem contos com muitos e-books para download, biografias, fotos e figuras. Além de resenhas e levantamentos bibliográficos sobre o autor.
Atualmente o site foi atualizado e conta com novos e-books como os romances "Nas Montanhas da Loucura" e "O Caso de Charles Dexter Ward".
Se você não conhece ou quer conferir as novidades não deixem de dar um olhada.
Abraços,
Denilson (webmaster)
http://www.sitelovecraft.cjb.net

“As Luzes de Alice” – novela de ficção científica e horror de Miguel Carqueija

Assassinatos violentos e misteriosos aterrorizam os tripulantes de uma estação espacial. Alice, uma psíquica poderosa, apresenta-se ao comandante para auxiliar na captura do criminoso, mas o que eles vão enfrentar está muito além de um mero psicopata.
"As Luzes de Alice" é uma história de ficção científica tétrica, com violência e aventura em medidas adequadas para uma leitura de interesse sem ser desagradável ao estômago mas também sem deixar de aterrorizar o leitor mais sensível.
Miguel Carqueija é um prolífico escritor carioca, conhecido por suas heroínas decididas e por uma ficção positivista, repleta de referências à cultura pop, aos quadrinhos, ao mangá e ao universo criado por H. P. Lovecraft. Todas estas características estão presentes em "As Luzes de Alice", que também foi publicada no fanzine "Juvenatrix", editado por Renato Rosatti, e na internet pelo site www.bocadoinferno.com
Carqueija é autor das noveletas "A Âncora dos Argonautas" (1999, Coleção Fantástica), "A Esfinge Negra" (2003, Nova Coleção Fantástica) e da coletânea "A Rainha Secreta e Outras Histórias" (2001, Terra Incógnita, Editora Ano-Luz), além de diversos trabalhos curtos publicados nas principais antologias brasileiras de ficção científica.
"AS LUZES DE ALICE" – novela de ficção científica e horror de Miguel Carqueija. Contatos: Rua Barão de Mesquita 494/202 – Rio de Janeiro/RJ – CEP 20540-003 – e-mail: mfccarqueija@ig.com.br – fone: (0xx21)-3185-3092.

"Olhos Famintos 3"?

O ator Jonathan Breck, que interpretou a criatura nos dois filmes da franquia "Olhos Famintos", esteve esta semana numa convenção em Jersey e falou a respeito do terceiro filme. De acordo com o ator, "Olhos Famintos 3" começará ser filmado no verão americano para um lançamento em meados de 2006.
Apesar do roteiro ainda não estar pronto, o ator adiantou que o filme mostrará eventos ocorridos 21 anos depois do segundo filme. (21 anos depois do final do filme? Ou 21 anos depois que o ônibus foi atacado?). Breck também afirmou que o diretor Victor Salva continuará no comando.
Será que foi descartada a idéia de realizar uma pré-sequência, na época do Velho Oeste?

Novos Trailers de Horror!

Já está disponível na internet três novos trailers de aguardadas produções. Clique no nome do filme para conferir:
- O Chamado 2: o novo trailer mostra Rachel dizendo para o filho que Samara Morgan não retornará mais, enquanto se afastam da cidade. Um jovem mostra a fita amaldiçoada para a namorada e a boca dele fica torta enquanto Samara renasce do poço. A maldição que havia começado com Samara agora retorna para Rachel, através de seu filho....
- Amaldiçoados: Dois jovens estão andando de carro por uma estrada deserta e escura. De repente, o carro atropela alguma coisa e bate em outro veículo. "O que parece ser um acidente...foi na verdade algo mais". Enquanto prestam socorro, os jovens são atacados por uma criatura. Os dois passam a sentir os sintomas da transformação: ficam mais ágeis, mais fortes, com mais reflexo; atraem cães. Eles descobrem que o único jeito de acabar com a transformação é matando a criatura que os transformou.....
- Alone in the Dark: O trailer enfoca mais a presença da criatura, com muitos efeitos especiais e cenas de ação, mas também tem muito tiroteio no estilo já conhecido do diretor Uwe Boll.

DVD de “Sasquatch – O Abominável” (2002) é distribuído nas bancas

Alguns filmes de horror mais desconhecidos são lançados no Brasil em DVD primeiramente para locadoras e consumidores em geral, e para eliminar os estoques, depois de um tempo são também distribuídos em banca por um preço mais popular, encartados em alguma revista antiga de vídeo que também ficou encalhada nas editoras.
Esse é o caso de "Sasquatch – O Abominável" (The Untold / Sasquatch, Canadá, 2002), que foi distribuído nas bancas em Janeiro de 2005, junto com a revista "DVD News Home Cinema", ano 5, número 50, Abril de 2004, da "NBO Editora", ao custo de R$ 17,90.
O filme é da "Flashstar" e traz na capa a tagline "Eles encontraram o elo perdido... E ele é assustador", tendo o elenco liderado pelo experiente Lance Henriksen, numa história supostamente inspirada em um caso real, especulando a existência de uma criatura enorme e peluda conhecida como "Sasquatch" ou "Pé Grande", que já se tornou uma lenda famosa.
Um grupo é formado para tentar resgatar um avião que caiu nas florestas ao noroeste do Pacífico, e que carregava uma carga muito valiosa. Porém, em seu caminho surge um misterioso animal que passa a caçá-los, obrigando a expedição de resgate a lutar de forma desesperada pela sobrevivência.
O DVD traz como material extra um trailer de dois minutos, uma pequena sinopse (reproduzida na contra capa), biografias e filmografias dos atores Lance Henriksen e Andrea Roth, além de algumas pequenas notas de produção.
Curiosamente, a desconhecida atriz Andrea Roth participou do projeto da refilmagem da clássica série de TV "O Túnel do Tempo" (The Time Tunnel), produzida em 1966 pelo lendário Irwin Allen. A nova produção é canadense de 2002 com apenas o filme piloto sendo filmado, e como não obteve a aceitação necessária do público e dos executivos do cinema, a nova série de TV foi cancelada.

“O Martelo” – fanzine de quadrinhos de horror: saiu a edição 3

Está disponível a edição número 3 (Dezembro de 2004) do fanzine “O Martelo”, com 56 páginas em formato meio ofício, impressão xerox e capa colorida. Preço: apenas R$ 1,50 (referente às despesas de embalagem e correio). Trazendo reproduções de raras histórias em quadrinhos de horror antigas de autores nacionais, publicadas em revistas clássicas. A edição # 3 traz as hqs “O Homem Imortal”, de Antonino Homobono, e os capítulos 12 a 21 de “A Garra Cinzenta”, de Renato Silva e Francisco Armond, publicado originalmente em 1937. Tem também divulgação de fanzines, artigos e ilustrações.
Contatos: Erick Lima Lustosa – Av. Santos Dumont 420 ap. 503 – Aflitos – Recife/PE – CEP 52050-050 – e-mail: erickll01@hotmail.com

“Countess Erzebeth Bathory” – filme independente em VHS da “Corvo Produções”

Está disponível mais um filme independente gravado em VHS pela “Corvo Produções”, de Marcos T. R. Almeida. “Countess Erzebeth Bathory” aborda em seu roteiro uma das mais perversas personagens reais da sangrenta história da humanidade, a Condessa Erzebeth Bathory, que viveu entre os anos de 1560 e 1614 na Hungria e que para manter sua pele jovial e bela, num esforço obcecado pelo rejuvenescimento, ela torturava e matava jovens mulheres nas masmorras de seu imponente castelo, recolhendo o sangue e utilizando-o em longos banhos com o objetivo de supostamente manter sua beleza inalterável.
Após uma infinidade de vítimas sentirem em seus corpos a perversidade cruel da Condessa Bathory, seus crimes hediondos são descobertos e punidos, e seu castigo é ser emparedada em seu próprio castelo, sentindo os horrores da solidão e a deterioração gradual de sua beleza, até a chegada da morte.
O elenco é composto pela musa do cinema underground de horror Denise Vargas, no papel da terrível Condessa Bathory, além de Adriana F. de Almeida, Glaucia Salamandra, Talita Lilith, Débora Cegalla e Lucio Cipriano (como o hediondo assassino corcunda Thorko), entre outros. Destaque para a trilha sonora composta por poderosas bandas de Death Metal como “Graveland”, “Nargaroth”, “Satyricon”, “Bathory” e “Kreator“, entre outras. Com duração de 110 minutos e locações nas cidades paulistas de Mauá, Ribeirão Pires e Santo André (na inspiradora vila de Paranapiacaba), o filme demorou um ano em produção, entre Setembro de 2003 e 2004. Um outro destaque vai para a homenagem ao músico Tomas Quorthon Forsberg, criador e líder da histórica banda de Death Metal “Bathory”, que morreu em 07/06/2004, numa citação nos créditos finais.
Contatos: “Corvo Produções” – A/C Marcos T. R. Almeida – Rua Angelo Antonio Dian 58 (atual 64) – Jardim Santa Lídia – Mauá/SP – CEP 09310-620 – fone 0xx11-4547-4923.
Da seiva do mal nasceu a perversão humana, tema o Homem a sua própria crueldade, mas tema muito mais ainda a Mulher, pois ela possui a crueldade perversa!” – Marcos T. R. Almeida

Vampires: The Turning

Com exibição prevista para o mês inteiro de janeiro no canal STARZ! Action, "Vampires: The Turning" é o terceiro filme da franquia iniciada com "Vampiros, de John Carpenter" (1998), e depois seguida por "Vampiros: Os Mortos" (2002).
Primeiro trabalho de direção de Marty Weiss, "Vampires: The Turning" traz um lutador americano de kickboxer na Tailândia que se une a um grupo de caçadores de vampiros para salvar sua namorada sequestrada por um poderoso vampiro.
Apesar de fazer parte da franquia, "Vampires: The Turning" (que também já recebeu o título "Vampires III: Temple of Blood") parece não tem nenhum ator dos filmes anteriores. De acordo com o UHM, o elenco é composto por Colin Egglesfield, Stephanie Chao (Little Nick), Meredith Monroe (Minority Report) e Patrick Bauchau (O Quarto do Pânico) .
Ainda não há informação se o filme será lançado em DVD.