Sobreviventes das ondas gigantes que atingiram a Ásia no fim de dezembro dizem estar vendo fantasmas e já estão executando "exorcismos" usando até pizza para tentar "acalmar as suas almas".

Lek, por exemplo, fica nervoso ao falar dos passageiros que entraram em seu triciclo motorizado tarde da noite do último 6 de janeiro.
"Vá para Kata Beach", disseram para ele sete turistas estrangeiros depois de concordar em pagar uma tarifa de 200 baht, segundo seu relato.
Ele dirigiu o veículo por um tempo, mas depois sentiu todo o corpo amortecido.
Olhando em volta, ele viu seu veículo vazio. Lek teve o que acredita ser um "encontro com fantasmas" que, muitos dizem, estão assombrando as praias e resorts da costa tailandesa.
E os amuletos que ele usa no pescoço não o estão ajudando a dissipar seus temores.
"Eu não consigo superar isso. Eu tenho que arranjar um novo trabalho. Eu tenho uma filha para sustentar, mas estou apavorado demais para dirigir à noite", disse ele.

Outras aparições que foram notificadas incluem uma mulher estrangeira cujos gritos ecoam pela noite dos escombros de um hotel que foi bastante atingido pelos tsunamis.
Um guarda de segurança do local já deixou o emprego porque não agüentava mais a situação.
Em Khao Lak, uma família local diz que seu telefone toca constantemente dia e noite. Quando se atende o telefone, ouvem-se vozes de amigos e parentes gritando por socorro das chamas do crematório.
Tais relatos, de acordo com o psicólogo Wanlop Piyamanutham, são sinais de síndrome do estresse pós-traumático.
O especialista destacou que muitas histórias começaram a aparecer cerca de dez dias depois dos tsunamis.
Foi quando as pessoas perceberam "a terrível realidade da perda e da devastação", afirma Piyamanutham.
"Com todas as imagens da televisão e todo mundo falando sobre o desastre, ele afetou muito mais gente, que disse ter visto fantasmas e sentido o cheiro de cadáveres", disse ele.
E o psicólogo tem uma explicação para um número tão grande de fantasmas "estrangeiros" vistos.
Segundo ele, os tailandeses se impressionam muito com estrangeiros por causa de suas proporções físicas e de sua aparente riqueza.
"Se gente assim morre em circunstâncias terríveis, não é de surpreender que eles voltem à mente das pessoas como fantasmas", acrescentou o especialista.

Paz de espírito

Essa pode ser uma explicação lógica, mas não proporciona muita paz de espírito.
Para isso, muitos tailandeses se voltaram para o budismo, a religião majoritária no país.
Embora a superstição seja comum na Tailândia, as escrituras budistas trazem orientação de como lidar com o sobrenatural.
A crença de moradores locais deu aos monges o poder de afastar espíritos perturbados, e muitos estão dispostos a fornecer "proteção" se necessário.
"Nós não podemos fazer nada para afugentar os espíritos", disse Bhikkhu Sugandha, "mas, se isso ajuda a dar conforto às pessoas, nós podemos vir para confortá-las".
Sugandha acredita que, em época de crise, monges podem prestar um serviço de aconselhamento muito útil.
Outras religiões oferecem uma ajuda mais direta, e a praia de Patong viu muitos "exorcismos" praticados por místicos chineses nas últimas semanas.
Em um deles, monges vestidos de branco da seita Pu Ta Gong oraram e ofereceram alimentos aos espíritos.
Oferendas especiais de pizza foram incluídas para "espíritos" de estrangeiros. Roupas, papel e dinheiro foram queimados para ajudá-los a passar para o "além".
[Fonte: BBC Brasil.com / Colaboração: Marília Bozza]