Divulgação de livro: “! – Antologia de Contos Fantásticos”


! - Antologia de Contos Fantásticos

“Saca o maço de cigarros, acende um, puxa e prende e solta e repete, o peso de uma perna sobre a outra. ‘Sabe’, diz, liberando fumaça, ‘estamos todos esperando por você.’ ‘Todos quem?’ ‘Os mortos. Quer dizer, os mortos da família.’”
(Trecho do conto "Os Mortos da Família", de Raione Pedrosa)

O livro “! – Antologia de Contos Fantásticos”, lançado em 2013 pela Editora Caligo, é uma coletânea que apresenta 34 contos do gênero fantástico. Nas 420 páginas do volume, encontram-se textos de escritores de diversas partes do Brasil.
A publicação resulta de um projeto organizado por escritores da comunidade Contos Fantásticos (CF), criada pelo escritor Rubem Cabral em 2010 através do Orkut. Em votação envolvendo participantes do grupo, optou-se pela criação de uma antologia. Para isso, foram selecionados textos de autores que, ao menos uma vez, tivessem ficado entre os três primeiros lugares nos concursos mensais realizados pela CF.
De acordo com Rubem Cabral, “a cada mês votávamos em nossos temas preferidos e nos desafiávamos em concursos literários. Pequenas obras-primas explodiram como supernovas, textos arrebatadores e ousados sempre apareceram em profusão para nos impressionar e deleitar. Então, como não poderia deixar de ser, de forma democrática organizamos e optamos pela publicação de nossos textos preferidos”.
Notavelmente, o projeto só se tornou uma realidade por iniciativa da professora e escritora Bia Machado, criadora e dona da Editora Caligo. Ela levou adiante a publicação da coletânea através da sua editora, que tem no catálogo o livro “O Sincronicídio”, de Fábio Shiva.
Os contemplados com a publicação de textos na “! - Antologia de Contos Fantásticos” foram os já citados Rubem Cabral, com os contos "Vésperas de Natal em Páscoa" e "A Morte e a Re-morte de Natasha Moskovskaya"; e Bia Machado, com "O Terceiro Menino" e "Cartas Oblíquas". Completando o volume, estão outros escritores e seus respectivos trabalhos: Felipe Falconeri (A Casa Xadrez / A Mão do Diabo), Wesley Cruz (O Origami / Meu Amigo Pumper), Érico (O Cisco no Olho do Furacão / Atalho), Caio Pereira (Quando a Morte se Fez Livre / A Mulher dos Lábios Vermelhos), Rodrigues (Nem Ligo / Corpos), Diogo Bernadelli (Em Sete Atos / Coisas & Loisas), Martha Ângelo (Sou Um Rio / A Bela Adormecida), Felipe Holloway (O Princípio / A Milésima Segunda Noite), Vitor Toledo (O Óbolo e o Ébrio / Além da Miragem), Andreza Barroso (Lapsos Temporais / Leve-me Contigo), Pedro Viana (Tempos de Rei / O Causador do Fim do Mundo), Raione Pedrosa (Os Mortos da Família / Alecrim), Gustavo Araujo (O Livro de Elisa / Catarina), Rodrigo Arcádia (Hereditário / Festejo) e Leandro Barreiros (Em Nome de Deus / Noites Mal Dormidas).
Nos contos que compõe “! – Antologia de Contos Fantásticos” são encontrados os mais variados temas do gênero. As histórias abordam desastres naturais, contos de fadas macabros, fatos históricos subvertidos, assombrações, maldições, lugares distantes, poesia, distopia, loucura e erotismo. Entre os autores, há uma notável originalidade e excelência que, provavelmente, tenha brotado dos inúmeros desafios mensais a que submeteram seus textos. Buscando fugir do óbvio e dos padrões encontrados no estilo, a coletânea conta com textos de vanguarda, rápidos e com grande fôlego. Outros apresentam descrições minuciosas, alucinógenas, digressões, hermetismo e surrealismo.

Um dos autores que participa da coletânea, Gustavo Araujo, explica que os contos da antologia “afastam o leitor de sua zona de conforto, levando-o a se indagar, entre um parágrafo e outro – não sem uma estranha sensação ao mesmo tempo tentadora e temerosa - se deve resistir ao impulso de continuar a ler desenfreadamente ou se deve, contra toda a vontade que o domina, guardar o livro e economizar as histórias que faltam”. Araujo mantém o portal Entrecontos (entrecontos.com), que organiza desafios mensais e possibilita a leitura de mais textos de autores que compõe a “! - Antologia de Contos Fantásticos”. O Entrecontos é considerado uma espécie de continuação da comunidade Contos Fantásticos e tem revelado talentos a cada edição dos concursos.