Carniçal
Apresentação:
De acordo com o Dicionário Aurélio, o “medo” é um sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário de uma ameaça: susto, pavor, temor e terror.
Frente ao que o “medo” representa, apresentemos este projeto que visa resgatar a clássica profissão do "retratista", a aura "mística" das ciganas, e principalmente, a lenda mitológica do “Ghoul" - no folclore brasileiro conhecido como "Papa-Figo", monstro da mitologia árabe antiga que habita e reside em cemitérios e outros locais inacessíveis.
Sinopse:
Felipe é um garoto de vida dupla, cuja relação com uma mulher mais velha não tem aprovação da mãe, uma mulher amarga.
Com a chegada de um bando de ciganas, um segredo virá à tona trazendo um desfecho irreversível.
Sobre a ARTE
Baseada nas cores do manto de Santa Sara Kali, a santa dos ciganos, buscamos criar uma estética para o curta-metragem que privilegie as cores azuis e amarelas. Pretendemos trabalhar com diversas formas de iluminação, criando contrastes em cenas que necessitem, além de trabalhar com saturação e temperaturas de cores variadas. Imagens fantásticas e reais, mostrando a construção da pintura, em cores de azuis vibrantes; luz e sombra, para compor as cenas. Contrastando entre o rico e o pobre, o belo e feio, o religioso e profano. Com relação ao trabalho com a câmera, pretendo trabalhar com câmeras na mão, dando movimentação às cenas em plano sequência e mesmo nas cenas aparentemente estáticas. O trabalho de câmera com tripé somente será utilizado em cenas que sejam de extrema necessidade.
Os enquadramento de planos conjuntos terão uma movimentação diferenciada, deixando o “estático” de lado e trabalhando muito com movimentos que transmitam sensações aos espectadores, sendo principalmente, a dubiedade do protagonista.
O que é um Ghoul?
O nome original da criatura é الغول:ghūl, significando “demônio”.
O Ghoul é um gênio árabe que muda de forma. Geralmente é traduzido para o português brasileiro como carniçal. São criaturas carnívoras que se alimentam de cadáveres e carne viva. Um Ghoul geralmente tem comportamento ameaçador, mas nem todo Ghoul é necessariamente mau. A maioria são criaturas noturnas. No folclore brasileiro é conhecido como “Papa-Figo”.
Papa-Figo é uma figura lendária do folclore brasileiro, conhecida principalmente na Bahia. Há relatos em que ele se parece com uma pessoa normal; para outros, teria unhas de ave de rapina, e orelhas e dentes de vampiro. Ele matava meninos e meninas mentirosos para chupar-lhes o sangue e comer-lhes o fígado (daí o nome, corruptela de papa-fígado). Isso porque ele sofria de uma doença rara (para alguns, o mal de Hansen, o que explicaria sua aparência grotesca), e acreditava que sangue e fígado de crianças o curariam. O mal de Hansen (também chamado de lepra) foi uma doença que matou muita gente no início do século 20, talvez daí venha a lenda. Outros relatos dão conta de que pessoas acometidas do mal de Chagas eram confundidas com o papa-figo, por causa do inchaço em algumas partes do corpo e no fígado.
Elenco Principal:
Victor Fernandes
Lenny Silva (Lenny Dark)
Eliana Sotero
José Mojica Marins
Elenco Secundário:
Marant Polodoro
Maria Irene Faria Cipriano
Tessália Lemos
Emerson Cardoso
Duração do filme
O curta metragem tem aproximadamente 15 minutos.
Melhor metragem para festivais.
Gênero
Suspense/terror
Equipe Técnica
Rubens Mello - Roteiro/Direção
Geisla Fernandes -Assistente de Direção/Consultora de roteiro
Eduardo Luderer- Direção de Fotografia
Jussara Felix Figueiredo - Direção de Arte
Tessália Lemos – Cast / Assistente de Arte
Emerson Cardoso – Produção de Campo
Dennis Dal Bello e Kapel Furmann – Maquiagem e efeitos especiais
Rubens Mello e Tessália Lemos - Figurinos
Barba Negra Studio: Luz e câmera
Eduardo Luderer: Cinegrafista
Rubens Mello - Produção Executiva
Vinny Gomes e Cléber Dacome – Som Direto
Barba Negra Studio - Eletricista
Guarulhos - Julho/2014
Agradecimento especial: Soma2 Multimídia
Rubens Mello dedicado se à arte – cultura desde os anos 80.
Prêmios pelos filmes:
Melhor direção por “Vermibus” - Corvo de Gesso 2013
Melhor direção: por “A História de Lia” – 5º CineFantasy / 2010 (SP)
Melhor direção: por “A História de Lia” – 1ª Mostra Espantomania / 2010 (SP)
Melhor Fotografia por “A História de Lia” - Corvo de Gesso 2012
Melhor Edição por “A História de Lia” - Corvo de Gesso 2012