Entrevista com o roteirista Rubens Francisco Luchetti, parceiro em vários filmes do cineasta José Mojica Marins



Está disponível digitalizado em PDF o número 33 (Dezembro de 1994) do lendário fanzine de Ficção Científica & Horror “Megalon”


O fanzine “Megalon” foi editado por Marcello Simão Branco entre 1988 e 2004, num total de 71 edições.
Continuando o esforço do Marcello em resgatar em arquivos PDF as lendárias edições do “Megalon”, informo aos interessados em adquirir mais esta relíquia, que baixe através do link:

Mais informações: http://www.mensagensdohiperespaco.blogspot.com.br/2013/10/megalon-33.html

Apresentação da “Sphaera Rock Orchestra” no Teatro Humboldt (São Paulo/SP) em 18/10/13: Confira as fotos


Sou fã de metal extremo, Thrash, Death e Black Metal desde os primórdios do estilo no início dos anos 80 do século passado. E confesso que fiquei surpreso com a qualidade técnica e musical da “Sphaera Rock Orchestra”. Fica aqui uma dica para conhecerem o trabalho deles misturando música clássica e metal.
Seguem fotos do show em São Paulo/SP no dia 18/10/13, no Teatro Humboldt, no evento “Sexta de Cultura” do Colégio Humboldt.





Está disponível para download gratuito o e-book de Ficção Científica “Histórias de Mulheres”, de Miguel Carqueija

Contatos com o autor: mcarqueija@gmail.com

Blog “Mensagens do Hiperespaço”:
http://www.mensagensdohiperespaco.blogspot.com.br/2013/10/temos-que-pegar.html

Está disponível em PDF o número 35 (Outubro de 2013) do fanzine de literatura “Adorável Noite”


(Mensagem de divulgação)
Está disponível para download gratuito o novo Fanzine “Adorável Noite” número 35 do mês de outubro de 2013.
O Fanzine “Adorável Noite” foi criado por Adriano Siqueira - siqueira.adriano@gmail.com e é dedicado ao público que aprecia contos de vampiros e terror. O primeiro número foi criado em 2001 parou de ser produzido em 2009 e voltou neste mês com novos contos. Até hoje ainda é um fanzine muito apreciado para quem gosta de literatura fantástica e criaturas noturnas. Neste fanzine você também descobre como participar dos próximos números.
Nesta edição temos a participação dos seguintes autores abaixo:
Mestiça (Elenice Netto) / Insano (Helio Flavio) / Marcas no Pescoço (Alvaro Domingues) / Segredos (Huevillyn Cipriano Romão) / Vamps (Renato A. Azevedo) / Daniel nos braços da vampira (Andréa Costa) / Sujo de Sangue (Victório Anthony) / O sombrio poder da eternidade (Stefany Albuquerque)
Foto da capa - Rosana Raven

Algumas respostas sobre o Fanzine Adorável Noite.
Terá versão impressa? Sim (200 exemplares) e será entregue em vários outros eventos até o final do ano.
Qual o intervalo de tempo entre um fanzine e outro? 3 meses.
O fanzine vai ter só contos de vampiros? Pode ser de terror em geral que inclui FC de terror e vampiros, História em quadrinhos. Tiras cômicas, Ilustração e fotos produzidas para capa ou dentro (de vampiros)
Posso imprimir por conta própria? Sim pois eu tenho versão para impressão é só pedir o Arquivo PDF e envio para distribuir na sua cidade como era feito por alguns amigos nos fanzines anteriores.
Obrigado pela colaboração de todos e tenham uma Adorável Noite.
Adriano Siqueira
http://contosdevampiroseterror.blogspot.com.br/
Blog “Mensagens do Hiperespaço”:
http://www.mensagensdohiperespaco.blogspot.com.br/2013/10/adoravel-noite-35.html

Está disponível digitalizado em PDF o número 32 (Outubro de 1994) do lendário fanzine de Ficção Científica & Horror “Megalon”



O fanzine “Megalon” foi editado por Marcello Simão Branco entre 1988 e 2004, num total de 71 edições.
Continuando o esforço do Marcello em resgatar em arquivos PDF as lendárias edições do “Megalon”, informo aos interessados em adquirir mais esta relíquia, que baixe através dos links:

Mais informações: http://www.mensagensdohiperespaco.blogspot.com.br/2013/10/megalon-32.html

* Dica de site de Horror: “Gore Boulevard”, da “Raven´s House Brasil”




Divulgação de livro: “As Aventuras de Honey Bell”, de Miguel Carqueija


O que você diria de uma agente secreta que nada sabe sobre o assunto, que é desastrada e assumidamente biruta? Que se tornou agente secreta por acaso? Poderia dar certo de alguma forma?
Bem. Talvez, se o nome dela for Honey Bell (o sino doce) e se possuir um truque secreto do qual só ela tem conhecimento e somente ela sabe utilizar.
Estamos falando de “As aventuras de Honey Bell”, a nova novela de ficção científica de Miguel Carqueija (foto), autor de “A face oculta da Galáxia”, “A Esfinge Negra”, “O fantasma do apito”, “Neblina e a Ninja”, “Farei meu destino”, “Tempo das caçadoras”, “As portas do magma” (co-autor Jorge Luiz Calife), “Horizonte sombrio”, “A cidade do terror” e outras novelas e romances de ficção científica, terror, mistério e fantasia, inclusive o recente lançamento “O estigma do feiticeiro negro” (co-autora Melanie Evarino).
Este é, provavelmente, o trabalho em que o humor - marca registrada de Miguel Carqueija - atinge o seu clímax nas obras deste autor. Veja como Honey Bell, uma jovenzinha pobre, faminta, friorenta, hiper-romântica e com a cabeça nas nuvens, se vê no centro de uma complicada teia que envolve a Cosmopol e um roubo audacioso. Numa trama passada num mundo colonial e no distante futuro, veremos como Honey lida com uma situação perigosa e para a qual aparentemente não se encontra preparada; uma situação que poderá levá-la à glória ou à cadeia.
Mas o grande sonho de Honey Bell não é a glória, o sucesso ou o dinheiro; acima de tudo encontra-se a sua determinação de entrar na posse definitiva de um Príncipe Encantado, queira ele ou não.
“As aventuras de Honey Bell” tem como reforços o prefácio de Francisco Martellini e o posfácio de Ricardo Guilherme dos Santos.
Lendo esta novela, você saberá até onde vão a doce birutice e o atrevimento de Honey Bell.
É ler para crer.
Contatos com o autor: mcarqueija@gmail.com

Divulgação de livro: “Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2012”, de Cesar Silva e Marcello Branco


Já está disponível para a venda o “Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2012, publicado pela Devir Livraria.

Numa iniciativa dos jornalistas e pesquisadores de ficção científica e fantasia Marcello Simão Branco e Cesar Silva, o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica foi publicado pela primeira vez em 2005. Apresenta um amplo e profundo panorama do cenário fantástico nacional, em suas três manifestações principais, a ficção científica, a fantasia e o horror, além de contemplar também as criações híbridas entre estes gêneros e os chamados trabalhos de “fronteira”, isto é, o fantástico abordado a partir da perspectiva do mainstream literário.

Contém notícias sobre prêmios e personalidades, artigos sobre o mercado editorial, listas dos livros recomendados lançados durante o ano e uma seção histórica com datas e resenhas de livros importantes. A edição apresenta o escritor Álvaro Domingues como resenhador convidado, que vem somar com as resenhas dos autores do Anuário aos vários dos principais livros de autores brasileiros e estrangeiros publicados em 2012. Apresenta também um ensaio exclusivo do escritor e acadêmico Ivan Carlo Andrade de Oliveira, sobre a ficção científica nas histórias em quadrinhos brasileiros. Finalmente, destaca, como Personalidade do Ano, a escritora Simone Saueressig, fantasista gaúcha autora do romance Aurum Domini: O Ouro das Missões (Editora Artes e Ofícios), Livro do Ano em 2011 pela Associação Gaúcha de Escritores. Simone desenvolve um sólido e criativo trabalho na literatura fantástica desde os anos 1980 e é contemplada com uma extensa entrevista sobre a sua obra.

O Anuário tem por meta realizar um registro do estado desses gêneros no país, além de auxiliar tanto os leitores em busca do que há de novo, como os escritores que desejam destrinchar as tendências do mercado. E também a editores e pesquisadores que estão a procura de um conhecimento mais sistematizado e amplo do que está surgindo e das perspectivas para o fantástico no Brasil.

O Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica recebeu em 2010 o Prêmio “Melhores do Ano”, na categoria “Melhor Não-Ficção”, concedido pelo site Ficção Científica e Afins, da escritora Ana Cristina Rodrigues.

Repercussões:
  
“Embora a literatura fantástica enfrente muitos desafios no Brasil, um trabalho árduo de crítica e pesquisa como o do Anuário permite uma base sólida para o desenvolvimento de pesquisas e publicações.”
—Rachel Haywood Ferreira, Iowa State University.

 “As suas carreiras críticas — existentes há anos em várias publicações, e há seis anos no Anuário —, são o balanço global dos gêneros literários que vocês analisam, o mais competente, sério e abrangente, dentro do universo crítico brasileiro.”
—André Carneiro, autor de Confissões do Inexplicável e O Teorema das Letras.

“O Anuário é uma das publicações de crítica de ficção especulativa mais independentes e de maior personalidade no país. Editores, pesquisadores, colecionadores de livros, escritores e fãs devem encontrar uma fonte de consulta, de avaliações e de opiniões críticas inestimável para dar perspectiva ao momento atual.”
—Roberto de Sousa Causo, Terra Magazine.

“Um projeto raro e ambicioso, que apresenta uma perspectiva global e sistematizada a respeito do mercado no Brasil e confere-lhe uma unidade na qual os autores poderão posicionar-se. Além disso, contribui para o crescimento da crítica profissional e do estudo acadêmico, essenciais ao desenvolvimento de qualquer literatura.”
—Luís Filipe Silva, site Efeitos Secundários (Portugal).

Um relato do lançamento do “Anuário 2012”, que ocorreu em São Paulo, no dia 13 de setembro:

ANUÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA FANTÁSTICA 2012
Marcello Simão Branco e Cesar Silva.
Coleção Enciclopédia Galáctica, Devir Livraria, 2013.
Capa de Silvio Ribeiro.
194 páginas.

O “Anuário 2012” pode ser comprado:
Livraria Martins Fontes:
http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/453868/480/0/ANUARIO-BRASILEIRO-DE-LITERATURA-FANTASTICA-2012.aspx