Divulgação de livro: “Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2012”, de Cesar Silva e Marcello Branco


Já está disponível para a venda o “Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2012, publicado pela Devir Livraria.

Numa iniciativa dos jornalistas e pesquisadores de ficção científica e fantasia Marcello Simão Branco e Cesar Silva, o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica foi publicado pela primeira vez em 2005. Apresenta um amplo e profundo panorama do cenário fantástico nacional, em suas três manifestações principais, a ficção científica, a fantasia e o horror, além de contemplar também as criações híbridas entre estes gêneros e os chamados trabalhos de “fronteira”, isto é, o fantástico abordado a partir da perspectiva do mainstream literário.

Contém notícias sobre prêmios e personalidades, artigos sobre o mercado editorial, listas dos livros recomendados lançados durante o ano e uma seção histórica com datas e resenhas de livros importantes. A edição apresenta o escritor Álvaro Domingues como resenhador convidado, que vem somar com as resenhas dos autores do Anuário aos vários dos principais livros de autores brasileiros e estrangeiros publicados em 2012. Apresenta também um ensaio exclusivo do escritor e acadêmico Ivan Carlo Andrade de Oliveira, sobre a ficção científica nas histórias em quadrinhos brasileiros. Finalmente, destaca, como Personalidade do Ano, a escritora Simone Saueressig, fantasista gaúcha autora do romance Aurum Domini: O Ouro das Missões (Editora Artes e Ofícios), Livro do Ano em 2011 pela Associação Gaúcha de Escritores. Simone desenvolve um sólido e criativo trabalho na literatura fantástica desde os anos 1980 e é contemplada com uma extensa entrevista sobre a sua obra.

O Anuário tem por meta realizar um registro do estado desses gêneros no país, além de auxiliar tanto os leitores em busca do que há de novo, como os escritores que desejam destrinchar as tendências do mercado. E também a editores e pesquisadores que estão a procura de um conhecimento mais sistematizado e amplo do que está surgindo e das perspectivas para o fantástico no Brasil.

O Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica recebeu em 2010 o Prêmio “Melhores do Ano”, na categoria “Melhor Não-Ficção”, concedido pelo site Ficção Científica e Afins, da escritora Ana Cristina Rodrigues.

Repercussões:
  
“Embora a literatura fantástica enfrente muitos desafios no Brasil, um trabalho árduo de crítica e pesquisa como o do Anuário permite uma base sólida para o desenvolvimento de pesquisas e publicações.”
—Rachel Haywood Ferreira, Iowa State University.

 “As suas carreiras críticas — existentes há anos em várias publicações, e há seis anos no Anuário —, são o balanço global dos gêneros literários que vocês analisam, o mais competente, sério e abrangente, dentro do universo crítico brasileiro.”
—André Carneiro, autor de Confissões do Inexplicável e O Teorema das Letras.

“O Anuário é uma das publicações de crítica de ficção especulativa mais independentes e de maior personalidade no país. Editores, pesquisadores, colecionadores de livros, escritores e fãs devem encontrar uma fonte de consulta, de avaliações e de opiniões críticas inestimável para dar perspectiva ao momento atual.”
—Roberto de Sousa Causo, Terra Magazine.

“Um projeto raro e ambicioso, que apresenta uma perspectiva global e sistematizada a respeito do mercado no Brasil e confere-lhe uma unidade na qual os autores poderão posicionar-se. Além disso, contribui para o crescimento da crítica profissional e do estudo acadêmico, essenciais ao desenvolvimento de qualquer literatura.”
—Luís Filipe Silva, site Efeitos Secundários (Portugal).

Um relato do lançamento do “Anuário 2012”, que ocorreu em São Paulo, no dia 13 de setembro:

ANUÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA FANTÁSTICA 2012
Marcello Simão Branco e Cesar Silva.
Coleção Enciclopédia Galáctica, Devir Livraria, 2013.
Capa de Silvio Ribeiro.
194 páginas.

O “Anuário 2012” pode ser comprado:
Livraria Martins Fontes:
http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/453868/480/0/ANUARIO-BRASILEIRO-DE-LITERATURA-FANTASTICA-2012.aspx