Divulgação de projeto: “Anuário de Fanzines”





http://ugrapress.wordpress.com/anuario-de-fanzines/
A popularização da internet e a consequente disseminação de novos meios de expressão ocasionou o declínio drástico da produção de fanzines, zines e publicações alternativas impressas no fim dos anos 1990. Passada a euforia das novas possibilidades, percebe-se hoje um novo interesse pela produção impressa alternativa. É um ressurgimento ainda tímido, mas que demonstra potencial.
O já citado declínio produtivo ocasionou, porém, uma perda que urge ser reparada: desfez-se a bem estruturada rede de contatos entre editores e leitores que era, a grosso modo, a sustentação do movimentado cenário dos anos 80 e 90. As novas publicações surgem muitas vezes como empreitadas isoladas, sem muitas opções de canais de divulgação, correndo o risco de passarem completamente despercebidas por leitores e editores que poderiam se interessar por elas.
Dentro deste cenário, propomos a publicação de um anuário de fanzines, zines e publicações alternativas.
Objetivos:
O objetivo principal é criar um canal de referência aos editores e leitores, onde eles possam divulgar seus trabalhos, tomar conhecimento de outras publicações e estabelecer contatos. Além disso, pretendemos também conseguir entender qual é o perfil da produção atual, quais são seus temas, quem são seus editores e o que ela apresenta de diferente em relação aos “anos dourados” da imprensa underground.
Quem pode participar:
O Anuário pretende cobrir a produção de fanzines, zines e publicações alternativas em toda sua abrangência. Não existem restrições temáticas, com exceção dos boletins religiosos ou partidários, que serão ignorados. Publicações experimentais e autorais são mais do que bem vindas.
Como participar:
Para incluir uma publicação no anuário, o editor deve preencher a ficha e enviá-la junto com uma cópia física de sua publicação.
Endereço:
c/o Douglas Utescher
Caixa Postal 777
São Paulo SP
CEP: 01031-970
Obs.: Os editores podem incluir quantas publicações quiserem, lembrando que toda e qualquer publicação só irá entrar no anuário mediante recebimento de cópia física e ficha correspondente.
Deadline:
As publicações devem ser enviadas até 26 de novembro de 2010. A publicação do anuário está prevista para janeiro de 2011.
Flickr:
Até a chegada do deadline, todas as publicações recebidas terão suas capas postadas no Flickr da UGRA.
Exposição:
Na ocasião do lançamento do Anuário, será inaugurada no Espaço Impróprio (SP) uma exposição com material selecionado entre as publicações recebidas.
Dúvidas / sugestões:
ugra.press@gmail.com