Divulgação de evento: lançamento do livro “Caninos: Antologia do Vampiro Literário”


CANINOS – Antologia do Vampiro Literário
Organização de Bruno Berlendis
O lançamento será na Casa das Rosas (Av. Paulista / São Paulo-SP), este Sábado (30 de Outubro), às 16hs
Caninos – Antologia do Vampiro Literário
É editada pela primeira vez no Brasil uma grande antologia sobre o vampiro na literatura ocidental. Essa figura, que surge em textos do séc. XVIII, vai se fixando até virar um verdadeiro mito ao longo do séc XIX. O vampiro de nossos dias foi todo ele moldado nesse período. Diversos dos grandes escritores que crivaram suas penas sobre o assunto estão reunidos em 528 páginas com contos, poemas e trechos de dissertações, teatro e romance nesta edição da Berlendis & Vertecchia Editores.
O vampiro literário vai muito além da literatura de terror e consagrou-se ao passar pelas mãos de autores como Dom Calmet, Goethe, Coleridge, Lord Byron, Hoffmann, Gógol, Baudelaire, Bram Stoker e muitos outros notórios escritores da cultura universal. O livro traz, ao lado dos principais textos desse cânone, outros não menos representativos, porém praticamente desconhecidos, não apenas no Brasil, mas também mundo afora. Exemplo disso são os contos de E. T. A. Hoffmann, de Ernst Raupach, de Leopold von Sacher-Masoch e de Luigi Capuana; os significativos excertos da pesquisa de dom Calmet, da prosa poética de Prosper Meerimée e da peça de Charles Nodier, que catapultou o vampiro como um ícone insubstituível da cultura de massas – todos eles inéditos no Brasil.
A leitura possibilita muito mais do que uma visão panorâmica, ao explorar as proximidades temáticas e a formação de um repertório de lugares-comuns, mas também a enorme diversidade de tratamentos estilísticos e de gêneros literários (dissertação, poesia, teatro, conto, romance etc.) O organizador da obra, Bruno Berlendis de Carvalho, acredita que este estudo será um objeto indispensável nas prateleiras dos aficionados e curiosos, além das bibliotecas, como conta:
A antologia é formada de amostras: textos que considero seminais para a difusão, o desenvolvimento e a consolidação da figura do vampiro nos círculos literários e artísticos ocidentais. Não por coincidência, muitos de seus autores gozam de razoável a grande notoriedade. Procurei realçar alguns aspectos que perpassam as obras escolhidas em pequenos textos de apresentação a elas. O objetivo dessas considerações não é, de maneira alguma, direcionar o olhar do leitor ou “explicar-lhe” o porquê da obra e seu valor; mas apenas discorrer, um tanto livremente, a respeito de algumas características que parecem ligar uma obra à outra, ou mesmo diferenciá-las. De todo modo, trata-se de uma aproximação que torna essas obras enquanto interlocutoras, ou seja, enquanto pertencentes a um mesmo ambiente de repercussões”.
As traduções seguem a linha de qualidade dos textos escolhidos e foram encomendadas para profissionais de excelência, como o poeta Ferreira Gullar, Leonardo Fróes, Ivo Barroso, Erick Ramalho (Prêmio Fundação Biblioteca Nacional – Melhor tradução de Poesia de 2009) e outros. Todas as traduções são inéditas e vertidas diretamente dos idiomas originais.
Cada texto selecionado é introduzido por uma apresentação simples e objetiva, que remete à biografia de seu autor e o insere em seu contexto de origem. O volume conta ainda com introdução histórica; mapa para localização das regiões citadas; posfacio que explora em profundidade as principais questões envolvidas nesse tipo de literatura, assim como suas possíveis origens folclóricas; bibliografia atualizada e ainda um precioso índice temático remissivo.
Autores selecionados:
Dom Augustin Calmet, Ossenfelder, Bürger, Goethe, Coleridge, Lord Byron, John William Polidori, Charles Nodier, E. T. A. Hoffmann, Ernst Raupach, Mérimée, Gógol, Gautier, James Malcolm Rymer, Heinrich Heine, anônimo, Baudelaire, Joseph Sheridan Le Fanu, Leopold von Sacher-Mascoh, Guy de Maupassant, Bram Stoker e Luigi Capuana.
Fontes para entrevistas:
Bruno Berlendis organizador coleção e editor: editora@berlendis.com ou 11 3085-9583
Dados Técnicos:
Caninos – Antologia do vampiro literário
Vários autores
Organização de Bruno Berlendis
ISBN: 978.85.7723-028-0
528 páginas
16 x 23 cm
Capa em papel especial
Berlendis Editores Ltda.
editora@berlendis.com
Tel: 11 3085-9583
Fax:11 3085-2344
Nicolau Kietzmann
Assessoria de imprensa
nicolau@dgnk.com.br
11-8273-6669
11-3070-3336
skype:nkp161
www.dgnk.com.br
www.tocadobuck.blogspot.com