“Sinfonia de Cães” promove “Oficina de AudioVisual de Terror e Ficção Científica” no “CICAS”, dia 07/05/09 em São Paulo


“OFICINA DO TERROR”

“Oficina sobre terror?
O gênero se torna foco de pesquisa coletiva em uma produção audiovisual independente. O vale entre o devaneio de uma idéia e o produto finalizado está em processo. Do laboratório a prática do processo criativo artístico, os temas se expandem e atravessam os participante e então a troca de conhecimento se faz possível”. – Renato Gimenez

A oficina é a evolução de uma série de exibições de filmes produzida pelo coletivo Sinfonia de Cães (www.sinfoniadecaes.org) desde julho de 2008 onde foram realizadas 20 sessões de exibições gratuitas de filmes junto a debates no CICAS (Centro Independente de Cultura Alternativa e Social), chamada de “Temporada de Horror”, a fim de trazer cinema gratuito para o espaço promovendo movimentação cultural, e debates o local que está em processo de revitalização desde 2007, ocupado pela juventude da região que transformou o espaço ocioso em regime de abandono em um centro cultural com programação diversificada e aberta, promovendo arte e cultura para essa região na zona norte de São Paulo onde não existia nenhum espaço cultural. (www.projetocicas.blogspot.com.br).

A Oficina do terror é um projeto tecnológico de caráter experimental, seu maior instrumento é tratar o ponto de vista humano nas artes de maneira acessível, se apropriando dos conhecimentos e aplicando em composição autoral . Uma pesquisa coletiva que busca a fusão de linguagens e os resultados de seus encontros e impactos.

As oficinas são gratuítas e serão realizadas todas quintas feiras das 20hs às 23hs a partir do dia 07/05/09 no CICAS. A oficina tem como prazo de duração de 5 a 6 meses. O resultado desse processo é a finalização e exibição pública do material produzido (curtas-metragens) pelos participantes que somaram forças nesse experimento.
O set de produção (locação) terá seu foco no espaço do CICAS e arredores, porém está aberta a possibilidade de mobilidade e até de itinerância do projeto junto a parcerias.
Ter como cenário e set o espaço do CICAS é também uma forma de manifesto ao descaso público ocorrido no local, seu cotidiano periférico e a falta de atitude das "competências" públicas em atender ao grito que ecoa da região, por espaços culturais e possibilidade de crescimento intelectual.

OFICINAS SÃO GRATUÍTAS
Todas oficinas são gratuitas e produzidas pelo coletivo Sinfonia de Cães em parceria com outros ativistas culturais como: Revolta Filmes, Prostitutas a Cavalo, Estúdio Caffeine, CICAS e também com possíveis parcerias públicas. A proposta da oficina inclui diversas colaborações e palestras de profissionais e/ou atuantes diretamente e indiretamente em produções audiovisuais, trazendo suas experiências em diálogo aberto focando a formação de novos produtores, incentivando o aprofundamento e deslocamento da percepção individual nas diversas linguagens artísticas que envolvem o universo cinematográfico, promovendo a expressão e aplicando as ferramentas e potências de interesse individual dos participantes.

Inscrições:
As inscrições poderão ser feitas on-line: oficinadoterror@gmail.com.
Favor enviar breve cadastro constando:
Nome / Endereço / Telefone / Áreas de interesse / Experiência

Vagas:
Participantes da Oficina: Até 30 vagas abertas aos interessados.
Atores - Casting: Serão selecionadas interessados em atuação - teatro. Sem necessidade de comprovação de experiência.
Palestrantes e Colaboradores: Abertas as inscrições para voluntários que detenham colaborações a fazer ao grupo como:
- Experiência com produção áudio-visual.
- Conhecimentos do universo de filmes, HQ,s e literatura do gênero “terror”e "ficção científica".
- Profissionais ou autodidatas nas funções técnicas específicas dentro do cinema como: Iluminação, maquiagem, cenografia, figurante e etc.

OFICINA DO TERROR
INÍCIO: 07/05/2009 – Quinta Feira no CICAS às 20hs

AINDA PODERÃO SER FEITAS INSCRIÇÕES NESTE DIA
Sinfonia de Cães