Divulgação de revista em quadrinhos: “Top! Top!” número 25, da Editora “Marca de Fantasia”



(Mensagem de Edgar Franco)

Olá amigos,
O prozine TOP! TOP!, premiado com o Troféu HQMIX (considerado o "Oscar dos quadrinhos brasileiros"), dedicou a capa e parte de sua nova edição à minha obra como quadrinhista e artista multimídia, incluindo uma longa entrevista e ainda HQs de minha autoria.
Abaixo incluo release da edição, capa e folder virtual da editora.
Abraço pós-humano,
Edgar Franco.

TOP!TOP! nº 25 - A Aurora Pós-Humana de Edgar Franco
Edgar Franco é figura conhecida no universo dos quadrinhos independentes brasileiros. Desde os anos 1980 vem publicando fanzines, revistas e álbuns onde mostra sua verve incomum não só na expressão gráfica, como em seu universo conceitual. Seu trabalho chegou a despertar a atenção do mercado, cujo álbum BioCyberDrama, de sua autoria em parceria com Mozart Couto, fora editado pela Opera Graphica.
Doutor em Artes pela USP, atualmente Edgar é professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. No campo acadêmico, desenvolve pesquisas no que ele denominou de HQtrônicas, fazendo a transposição dos quadrinhos para o meio eletrônico. O resultado de suas pesquisas encontra-se no livro HQtrônicas, do suporte papel à rede Internet, editado pela Fapesp e Annablume.
Com Marca de Fantasia Edgar tem uma longa relação. Na década de 1990 foi um dos protagonistas da revista Tyli-Tyli/Mandala, dedicada aos quadrinhos poéticos. Lançou também álbuns como Agartha e Elegia. Agora retoma a revista Artlectos e Pós-Humanos, editada anteriormente pela “SM Editora” (atual “Júpiter 2”).
Personalidade complexa, com atuação nos quadrinhos, na música eletrônica, na internet e no vídeo, Edgar relata seu fazer artístico numa entrevista conduzida por Michelle Ramos, autora do blog Zine Brasil. O fanzine traz ainda uma amostra do trabalho criativo de Edgar, com duas histórias em quadrinhos, cartum de Sergio Más, resenhas e cartas, mantendo sua fórmula original.
(Dr. Henrique Magalhães - UFPB)

Top! Top! 25 - Edgar Franco
João Pessoa: Marca de Fantasia, março 2009, 40p. 14x20cm. ISSN 1415-8558.R$ 6,00
Para adquirir acesse:
www.marcadefantasia.com

Prof. Dr. Edgar Silveira Franco
Ph.D. in Arts & Multimedia Artist
FAV- UFG (Federal University of Goiás)
Phone (voice): +55 62 3268 3879
Brazil.
www.posthumantantra.legatusrecords.net
www.myspace.com/posthumantantras
www.fotolog.net/edgar_franco
www.ritualart.net