“The Sentinel” (77), clássico do horror de Michael Winner é lançado novamente em DVD


O mercado brasileiro de DVDs é curioso, pois existe uma infinidade de filmes importantes que deveriam ser lançados por aqui e permanecem inéditos, e por outro lado, temos filmes que são lançados em duplicidade por distribuidoras diferentes.
É o caso do clássico “The Sentinel” (77), de Michael Winner e com um elenco fantástico composto por Chris Sarandon, Cristina Raines, Martin Balsam, John Carradine, José Ferrer, Ava Gardner, Arthur Kennedy, Burgess Meredith, Sylvia Miles, Deborah Raffin, Eli Wallach, Christopher Walken, Beverly D’Angelo, Jeff Goldblum, entre outros.
O filme foi lançado em DVD no Brasil em 2003 pelo selo “Dark Side” da “Works Editora”, com o título “A Sentinela dos Malditos” (mesmo nome adotado quando exibido na televisão), trazendo como material extra uma sinopse, as biografias dos atores Chris Sarandon e Cristina Raines, um trailer legendado em português de aproximadamente dois minutos e meio de duração, e uma galeria de fotos. E curiosamente, o filme também foi lançado em DVD em 17/08/05 pela “Ocean Pictures do Brasil”, só que agora com o título “A Sentinela”, uma capa diferente (e que parece não ter relação com o filme), e sem extras disponíveis.
Outros casos similares aconteceram também com “A Casa dos Maus Espíritos” (House on Haunted Hill, 58), de William Castle e com Vincent Price, que saiu pelo selo “Dark Side”, e depois pela “Media Group”. Ou ainda com “Teatro da Morte” (Theater of Blood, 73), com Vincent Price, que saiu primeiramente pelo selo “Dark Side” e depois pela “PlayArte”, com o nome de “As Sete Máscaras da Morte”, o mesmo nome recebido quando exibido na televisão.
A “Dark Side” também distribuiu “Possessão” (Possession, 81) e “A Companhia dos Lobos” (The Company of Wolves, 84), de Neil Jordan e com David Warner, onde ambos depois foram lançados por outra editora nas bancas. Os dois primeiros filmes da série “A Casa do Espanto” (House), de 86 e 87, foram lançados inicialmente nas bancas pela “NBO Editora” num estojo com os dois discos, e depois estiveram também disponíveis em estojos separados nos supermercados, encartados numa revista da “Spectra Nova Editora”.
Esses são apenas alguns exemplos de filmes lançados em duplicidade no mercado nacional de DVD, às vezes com títulos diferentes (para complicar ainda mais o trabalho de catalogação), enquanto outros títulos indispensáveis continuam inéditos por aqui...