Resenha de literatura: “Lobos do Sul”, de André Bozzetto Junior

 


Os lobisomens são criaturas extremamente selvagens e predadoras, que são muito exploradas tanto no cinema quanto na literatura fantástica, ao lado dos vampiros, múmias, psicopatas mascarados e outros monstros em geral. O autor André Bozzetto Junior sempre esteve bastante à vontade nesse universo ficcional, criando suas histórias com ambientações rurais. Ele já escreveu os divertidos livros “Na Próxima Lua Cheia” (2010) e “Jarbas” (2011), ambos muito carregados de horror sangrento, com o líquido vermelho escorrendo em abundância de suas páginas.

Em Julho de 2021, após uma longa pausa, ele retornou com “Lobos do Sul: Tempo de Lobisomens”, numa edição com lançamento independente através de seu site “Relatos Noturnos”. Trata-se agora de uma história mais curta, leitura rápida com páginas de letras grandes num livro de bolso. Bem escrito como em seus trabalhos anteriores, com uma narrativa fluente que mantém o interesse do leitor todo o tempo. 

Uma história de lobisomens com pessoas comuns enfrentando um desconfortável mistério envolto em mortes violentas, as quais assombram a rotina pacata de uma pequena comunidade rural, com rumores de uma fera predadora à espreita na floresta.

É mais uma obra divertida dentro da série com os temíveis licantropos. Só que com menos horror sangrento quando comparado com os livros anteriores, principalmente “Jarbas”, onde foi explorado com mais intensidade a fúria brutal dos lobisomens e suas características de monstros que destroçam a carne e os ossos de suas vítimas. 

Em “Lobos do Sul” os ataques e confrontos são menos descritivos e violentos, o sangue jorra menos, e há mais chances das vítimas escaparem das ameaças mortais ou até mesmo de se organizarem em contra ataques com possibilidades de sucesso. 

Particularmente, prefiro a overdose de violência dos lobisomens assassinos retratados como feras insanas desprovidas de piedade, como visto nos livros anteriores. Mas, ainda assim, a leitura de “Lodos do Sul” é garantia de ótimo entretenimento para os apreciadores de literatura de horror com lobisomens.  


Lobos do Sul: Tempo de Lobisomens – Autor: André Bozzetto Junior / e-mail: bozzettojunior@yahoo.com.br 

Lançamento independente / site: www.relatosnoturnos.com 

Formato: 105 x 147 mm. 160 páginas. Capa: Andrei Bressan. Ilustrações Internas: Ivan Lima.