Resenha do livro "Medo de Palhaço" (site "Boca do Inferno", 2016)


O site de Horror “Boca do Inferno” foi criado em 2001 por Marcelo Milici e é uma importante fonte de informações gerais e resenhas, principalmente de cinema. Um monstro eletrônico que, assim como a criatura alienígena “A Bolha” (The Blob) do filme “B” clássico de 1958, está sempre se alimentando, devorando cada vez mais conteúdos sobre o gênero fantástico, especialmente o Horror, crescendo de forma exponencial. Para se ter uma ideia, seu catálogo de resenhas possui a expressiva quantidade de aproximadamente 2650 filmes analisados, com os números cada vez aumentando mais, num colossal banco de análises sem paralelo na internet brasileira.
  Parte de sua equipe de redatores juntou esforços e como resultado foi lançado no final de 2016 o primeiro livro representante do “Boca do Inferno”. “Medo de Palhaço” publicado pela “Editora Évora” (São Paulo/SP), é uma enciclopédia definitiva sobre palhaços assustadores na cultura pop, falando sobre a coulrofobia (o nome técnico para o medo de palhaço) e abrangendo todas as mídias passando por cinema (principalmente) e televisão, além da literatura e dos quadrinhos (com textos especiais sobre os vilões “Coringa” e “Violador”).  
O livro é resultado de um trabalho extenso e de grande qualidade sobre o assunto abordado. Os destaques certamente ficam por conta das resenhas de cinema, a maior especialidade do site, com dezenas de análises muito bem escritas e informativas. Com seções especiais para os filmes mais lembrados dentro do tema, “Palhaços Assassinos do Espaço Sideral” (1988) e “It: Uma Obra-Prima do Medo” (1990). A produção geral do livro também é ótima, com uma bela capa chamativa, formato grande e acabamento caprichado.
Porém, uma falha é a falta de créditos da maior parte dos textos e de todas as resenhas, as quais deveriam ser identificadas por seus respectivos autores, utilizando-se uma legenda com as iniciais dos nomes, uma vez que o livro foi escrito por cinco pessoas.
O capítulo sobre o assassino em série John Wayne Gacy, um americano que gostava de atuar como palhaço e foi condenado pela morte de muitos jovens, possui logicamente um interesse e importância dentro do tema, mas o texto é extenso demais com excesso de informações cansativas sobre sua vida e os processos que enfrentou na justiça, até ser condenado e executado no corredor da morte por injeção letal. O capítulo poderia ser menor e mais dinâmico, eliminando muitos detalhes sem relevância.
Tem um pequeno erro de informação na resenha sobre “Slasher House” (2012), dizendo que o músico Blaze Bayley, que fez a voz de um demônio, foi o primeiro vocalista da banda inglesa de heavy metal “Iron Maiden”, porém tiveram outros vocalistas antes dele como Paul Di´Anno e até mesmo Bruce Dickinson, que saiu em 1993 dando seu lugar para Bayley, e que depois retornou em 1999 permanecendo até os dias atuais.
Outra pequena oportunidade de melhoria seria a menção do país de produção dos filmes analisados, logo na pequena ficha que inicia as resenhas. Além do fato de que algumas delas caíram na armadilha de citar datas futuras para eventuais lançamentos ou informações similares, e que já se tornaram passado no lançamento do livro. Sabemos que impedir que um texto torne-se datado é uma tarefa difícil, e talvez não registrar datas seja a solução.
Entretanto, independente dessas pequenas observações, o livro é uma referência de valor inestimável para qualquer tipo de pesquisa, estudo e catalogação sobre a origem, história e participação dos palhaços na cultura pop, em especial o cinema. Agregando imenso valor ao tema e ajudando a evidenciar a alta qualidade do conteúdo do portal de Horror “Boca do Inferno”, responsável pelo projeto, em parceria com a “Editora Évora”.
Que sejam bem-vindos mais títulos similares abordando outras fobias igualmente interessantes.

Medo de Palhaço” (2016)
Organizado por Marcelo Milici, com textos diversos e resenhas de Filipe Falcão, Gabriel Paixão, Matheus Ferraz, Rodrigo Ramos e Marcelo Milici (equipe do site de Horror “Boca do Inferno” – www.bocadoinferno.com.br
Editora Évora (São Paulo/SP)
Formato: 210 x 280 mm
270 páginas

(por Juvenatrix - 28/07/17)


Divulgação de quadrinhos de Gilberto Queiroz



Timeless 01 traz uma coletânea de belas histórias curtas de autoria de Gilberto Queiroz, mostrando técnicas distintas e inteligentes experimentalismo e exercício de narrativa. Formato 14x20 cm, 28 páginas, miolo PB e capa colorida.

Timeless Especial traz uma Coletânea de HQs adaptadas de contos de Charles Dickens e Rynaldo Papoy. Formato A4, 48 páginas, miolo PB e capa colorida. Adaptação e desenhos de Gilberto Queiroz.

O Sétimo Beijo na Boca, Roteiro de Rynaldo Papoy e desenhos e adaptação de Gilberto Queiroz: Uma fábula sobre vida, morte e destino. Buscando inspiração a princípio no filme “O sétimo selo”, de Ingmar Bergman, mas depois seguindo rumos diferentes com filosofia e humor. Imperdível!
Formato A4, 36 páginas, Miolo PB, Capa colorida.


Inktober 2016, artbook com  31 artes realizadas no Inktober 2016 por Gilberto Queiroz. O Inktober é um evento mundial criado pelo Artista Jake Parker em 2009, e pode ser considerado um desafio pessoal no desenvolvimento do desenhista, pois propõe que o artista faça um desenho diário a nanquim no mês de outubro e poste-os nas redes sociais com a # inktober. 
Formato 14 x 20, miolo PB, capa colorida. Lançamento no HQ Fest Indaiatuba em 16 de setembro.

Gilberto Queiroz trabalha com área gráfica, vendendo e produzindo cartões de visita, folhetos, etc… e também faz caricaturas de encomenda, retratos, e ilustrações. Desenvolve quadrinhos, muitos em parceria com Rynaldo Papoy.
Instagram: @queirozestudio





“Vital Remains” (EUA): fotos do show no Clash Club (SP) em 13/07/17

Abertura das bandas nacionais “Nervochaos” (SP), “Justabeli” (Diadema/SP) e “Coldblood” (RJ).








 










Está disponível o fanzine “Quadrinhos Independentes” 145


 “Quadrinhos Independentes
Foi lançada a edição 145 (Maio / Junho de 2017), editado por Edgard Guimarães, com 40 páginas, formato meio ofício e impressão digital.
Conteúdo: quadrinhos, artigos, anúncios, ilustrações, seção de cartas dos leitores e divulgação de fanzines.
Traz também o encarte “As Asas da Coragem”, mini álbum de quadrinhos de José Pires, com 40 páginas e capas coloridas.
Contatos: A/C Edgard Guimarães – Rua Capitão Gomes 168 – Brasópolis/MG – CEP 37530-000

Divulgação de álbum de quadrinhos de fantasia: “A Viajante Leopoldina”, de Angelo Júnior


Leopoldina só desejava ir para praia, curtir merecidos momentos de lazer, mas foi parar em um mundo desconhecido sem saber o porquê. A Viajante Leopoldina é a história de uma bela morena brasileira, de corpo sinuoso, quadris volumosos (padrão nacional!) e de muita personalidade, que, de repente, sem querer, acaba adentrando em alguma dimensão desconhecida, um mundo extraordinário. Nesta aventura, que dá início à série, o nobre leitor irá encontrar seres mitológicos, dinossauros, duendes, magos, ogros, tribos exóticas, sensualidade, paisagens incomuns e muito mais. A irresistível garota curvilínea enfrentará verdadeiros perigos e desafios na busca do caminho de volta para a sua casa, a nossa dimensão. Viaje com ela!

Número de páginas: 50
Edição: 1 (2017)
Formato: A4 210x297
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura s/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Mais informações:

Está disponível a edição virtual e gratuita do fanzine “Juvenatrix” número 187


Para solicitar sua cópia em formato PDF, envie um e-mail para: renatorosatti@yahoo.com.br

Conteúdo:
“Juvenatrix” número 187 (Julho de 2017), 19 páginas.
Capa: “Angelo Junior”.
Contra Capa: HQ “A Última Bala”, de Angelo Júnior.
Metal extremo: “Impetigo” (EUA).
Divulgações & Curiosidades.
Conto de Angelo Júnior.
Artigo: “Os 50 Melhores Filmes de Ficção Científica do Século XX (e 20 do Século XXI), por Marcello Simão Branco


Confiram uma lista sugerida de filmes de horror, suspense, ficção científica e fantasia lançados nos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2017


A lista abaixo pode não estar completa, mas serve como uma interessante referência dos filmes com elementos fantásticos (Horror, Ficção Científica, Suspense, Fantasia) que entraram em cartaz no circuito comercial dos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2017, num total de 28 filmes.

* Dominação (Incarnate, EUA, 2016) – estreou em 05/01/17 (horror)
* Passageiros (Passengers, EUA, 2016) – estreou em 05/01/17 (ficção científica)
* Assassin´s Creed (EUA / Inglaterra / França / Hong Kong, 2016) – estreou em 12/01/17 (ação com elementos de horror e fantasia)
* Resident Evil 6: O Capítulo Final (Resident Evil: The Final Chapter, Alemanha / Austrália / Canadá / França, 2016) – estreou em 26/01/17 (horror)
* O Chamado 3 (Rings, EUA, 2017) – estreou em 02/02/17 (horror)
* A Cura (The Cure for Wellness, EUA / Alemanha, 2016) – estreou em 16/02/17 (horror)
* A Grande Muralha (The Great Wall, EUA / China, 2016) – estreou em 23/02/17 (ação com elementos de horror)
* BugiGangue no Espaço (Gadgetgang in Outerspace, Brasil, 2016) – estreou em 23/02/17 (animação com elementos de FC)
* Monster Trucks (EUA / Canadá, 2016) – estreou em 23/02/17 (aventura com elementos de fantasia)
* Logan (EUA, 2017) – estreou em 02/03/17 (ação com elementos de horror e ficção científica)
* Kong: A Ilha da Caveira (Kong: Skull Island, EUA / Vietnã, 2017) – estreou em 09/03/17 (aventura com elementos de horror e fantasia)
* A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, EUA, 2017) – estreou em 16/03/17 (fantasia)
* Fragmentado (Split, EUA, 2016) – estreou em 23/03/17 (horror)
* Power Rangers (EUA / Canadá, 2017) – estreou em 23/03/17 (ação com elementos de ficção científica)
* A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (Ghost in the Shell, EUA, 2017) – estreou em 30/03/17 (ação com elementos de ficção científica)
* A Cabana (The Shack, EUA, 2017) – estreou em 06/04/17 (drama com elementos de fantasia)
* Vida (Life, EUA, 2017) – estreou em 20/04/17 (ficção científica com elementos de horror)
* Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2, EUA, 2017) – estreou em 27/04/17 (aventura com elementos de ficção científica)
* A Autópsia (The Autopsy of Jane Doe, EUA, 2016) – estreou em 04/05/17 (horror)
* Alien: Covenant (EUA / Inglaterra / Nova Zelândia / Austrália, 2017) – estreou em 11/05/17 (ficção científica com elementos de horror)
* Corra! (Get Out, EUA, 2017) – estreou em 18/05/17 (horror)
* O Rastro (Brasil, 2017) – estreou em 18/05/17 (horror)
* Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (Pirates of the Caribbean: Dead Men Tell No Tales / Salazar´s Revenge, EUA, 2017) – estreou em 25/05/17 (aventura com elementos de fantasia e horror)
* Mulher-Maravilha (Wonder Woman, EUA / China / Hong Kong, 2017) – estreou em 01/06/17 (ação com elementos de fantasia)
* A Múmia (The Mummy, EUA, 2017) – estreou em 08/06/17 (horror)
* Colossal (EUA / Canadá / Espanha / Coreia do Sul, 2016) – estreou em 15/06/17 (ficção científica)
* O Círculo (The Circle, EUA / Emirados Árabes, 2017) – estreou em 22/06/17 (thriller com elementos de ficção científica)
* Ao Cair da Noite (I t Comes at Night, EUA, 2017) – estreou em 22/06/17 (horror)