Divulgação de antologia de contos: “A Última Edição”


Uma volta pela mente de cinco novos escritores que subvertem datas e personagens históricos e passeiam pelo espaço urbano com um toque de surrealismo.

A Última Edição” é um livro que reúne 12 contos de cinco autores. Escrita por Sérgio Ferrari, Rodrigues, Fernando A., Lucas Formaglio e Rogerio Brugnera, a obra apresenta diversos estilos diferentes. Algumas histórias passeiam pelas urbes do país, de norte a sul, onde os autores brincam com os tipos que as compõem. O casal que se conhece embaixo da marquise enquanto esconde-se da chuva, os 33 suspeitos investigados em uma pastelaria, um cientista cearense que acaba criando um buraco negro, além de um operário violento que começa a ver máquinas em todo lugar. A antologia ainda subverte fatos e personagens históricos como a Revolução Cubana e a vida de Sebastiana de Mello Freire, conhecida como Dona Yayá.

O livro engana o leitor desde o começo. A despeito do título, trata-se, na verdade, de uma primeira edição, um esforço conjunto de escritores que pouco têm em comum estilisticamente. Uma boa dose de absurdo permeia muitos dos contos – mas é a diversidade que pauta a compilação. O olhar e o estilo singular de cada ficcionista se somam, criando universos tão distintos quanto imagéticos em que, muitas vezes, o que parece banal revela não sê-lo.

É neste cenário plural que desfilam tipos como a personagem Lenise Pataróca, do conto “Por Causa do Mini Buraco Negro, Lenise Virou Linese”, escritora parnasiana de prestígio e vizinha de um cientista de garagem; reis suburbanos como Sivâncio (“cartola de barbeiro, jogador de biriba, sex appeal do Jabaquara”), investigados em “Trinta e Três Suspeitos”; Lorencio, o irmão cabrón de um refugiado cubano acolhido em Miami pelo primo michê, de “Encontro com Fidel”; e a detetive perturbada pela história de Dona Yayá, personagem histórica de São Paulo, de “Desatinos de um Noir Invertido”, entre outros.

A publicação resulta de um projeto organizado pelos escritores Sérgio Ferrari e Rodrigues, oriundos da comunidade Contos Fantásticos (CF), criada pelo autor Rubem Cabral em 2010 através do Orkut.