Divulgação de “Carniçal”, projeto de curta metragem de Rubens Mello com José Mojica Marins (Zé do Caixão)



(Mensagem de Rubens Mello)

Venho por meio desta divulgar nosso  novo projeto de curta metragem "Carniçal" com participação do icone do horror José Mojica Marins - o Zé do Caixão.
Na oportunidade, deixo fones de contato para, caso haja interesse em entrevista, o que agradeçemos e nos colocamos à disposição, desde já.
Rubens Mello - 11-97403-2797
José Mojica Marins (Zé do Caixão) - 11-3222-3722

CARNIÇAL
Um filme de Rubens Mello - 2013

Apresentação
Este é um filme de terror, que  visa resgatar a clássica profissão do "retratista",  a aura "mística" das ciganas, e principalmente,  a lenda mitológica do "ghoul" - No folclore brasileiro conhecido como "papa-figo", monstro da mitologia árabe antiga que habita e reside em cemitérios e outros locais inacessíveis.

Proposta do projeto
A partir da premissa apresentada acima, o diretor Rubens Mello, artista multimídia em atividade desde os anos 80, debruça-se afins de criar uma produção nacional que exalta tanto a Cidade de Guarulhos como São Paulo. Rubens Mello faz deste projeto arma direta na luta contra o sucateamento da cultura genuína, a cultura do lixo e a cultura de massa descartável.

Sinopse
Felipe é um garoto de vida dupla, cuja relação com uma mulher mais velha não tem aprovação da família. Com a chegada de um bando de ciganos, um segredo virá a tona trazendo  um desfecho irreversível.

O que exatamente é um"Ghoul"?
O nome original da criatura é الغول:ghūl, significando demônio.  O ghoul é um gênio árabe que muda de forma. Geralmente é traduzido para o português brasileiro como carniçal, conhecido no nosso folclore como "Papa-figo".
São criaturas carnívoras que se alimentam de cadáveres e carne viva. Um ghoul geralmente tem comportamento ameaçador, mas nem todo ghoul é necessariamente mau.  A maioria são criaturas noturnas.

Elenco Principal      
José Mojica Marins, Lenny Dark, Victor Fernandes, Eliana Sotero                     

Elenco Secundário 
Marant Polodoro, Tessália Lemos, Maria Irene Faria Cipriano, Emerso Cardoso

Local onde será realizado
O curta metragem "Carniçal" será realizado nas cidades de Guarulhos e São Paulo. 
GUARULHOS : Bosques , praças, cemitério (cenográfico) 
SÃO PAULO:   Casa do Século  XX.

Duração do filme
O curta metragem deverá ter aproximadamente 15 minutos.
 Melhor metragem para festivais no Brasil e mundo.

Gênero: Suspense / terror

Equipe Técnica
Rubens Mello - Roteiro/direção
Geisla Fernandes -Assistente de direção/Consultora de roteiro
Eduardo Luderer - Fotografia
Jussara Felix Figueiredo - Direção de Arte
Elise Siqueira - Produção
Tessália Lemos - Produção

Tempo de Produção: Carniçal será realizado  entre os meses de maio / agosto do ano corrente.

Por que suspense / terror?
Zumbis, chupacabras, espíritos zombeteiros e todas as demais variáveis de seres das trevas estão ganhando cada vez mais espaço no cinema brasileiro, neste momento em que produtores nacionais de longas-metragens (tanto de filmes autorais quanto de blockbusters) ampliam sua aposta no gênero terror.  
O grande público ainda ignora a produção dos filmes de gênero que surgem todo ano, cada vez em maior quantidade, desejamos mudar essa realidade.
Visto como trash ou como caça-níquel em leituras superficiais, o terror é um dos poucos gêneros que conseguem arrancar reações físicas imediatas da plateia, com sustos e gritos. Mas essas reações só acontecem se a sua direção for refinada. - Esse é o desafio que o gênero impõe e que gera sua grandeza em obras como as de Polanski ou cults como "O iluminado", nos quais o susto vem do clima, não de monstros.
No Sul do país, dois novos longas de horror estão sendo gestados em Florianópolis, pela produtora Novelo Filmes, da cineasta catarinense Cíntia Domit Bittar ("Qual queijo você quer?", prêmio de melhor curta do Festival do Rio 2011). Em "A nora", uma mulher é levada à beira da loucura. Já em "Valquíria não vai para o céu", Cíntia fala sobre possessão. Ambos abordam o sobrenatural nos moldes realistas de "O bebê de Rosemary" (1968), de Roman Polanski.
No Rio, o produtor Marcos Didonet, da Total Filmes, responsável por sucessos como "Se eu fosse você" (2006) e "Divã" (2006), prepara para 2013 um thriller de terror sobre psicopatas, com direção de Paulo Fontenelle: "Sala escura".
Ainda no Rio, o diretor Felipe Bragança explora o terror com "O porão", que será produzido por Rodrigo Teixeira ("O cheiro do ralo").  Em São Paulo, Teixeira investe no gênero ainda com "Quando eu era vivo", uma leitura "horrificista" do diretor Marco Dutra, baseado no livro "A arte de produzir efeito sem causa", de Lourenço Mutarelli. Antonio Fagundes, Marat Descartes e a cantora Sandy estão no elenco do filme. Dutra trafegou pelo fantástico em 2011 com "Trabalhar cansa", codirigido por Juliana Rojas. A dupla neste momento desenvolve um filme sobre um bebê lobisomem: "As boas maneiras".
 Fora do eixo dos editais, existe um cinema independente de terror sendo produzido no país, com baixíssimo orçamento. "A noite do Chupacabras", de Rodrigo Aragão, é um exemplo .
Entre diretores veteranos, Ivan Cardoso, mestre do terrir, prepara um projeto para a internet chamado "Dracula's Club", reunindo curtas feitos com patrocínio zero.

Atenciosamente,
Rubens Mello
11 97403-2797