Documentário “Fanzineiros do Século Passado Cap. 2” será exibido em evento em São Paulo/SP



(mensagem de Márcio Sno)
Caros,
O segundo capítulo do documentário que produzi, “Fanzineiros do Século Passado”, será exibido na programação do “Mês da Cultura Independente”, realizado pela “Gibiteca Henfil” (Centro Cultural São Paulo).
Ao final, vou bater um papo com os presentes sobre o documentário e a produção de zines!
Haverá também uma banquinha com produtos da Ugra Press e cópias do documentário a preço justo e honesto!
Caso possua Facebook, a página do evento é:
https://www.facebook.com/events/453755121314675/
Abraços,
:: márcio sno ::

A Gibiteca Henfil preparou para o mês de setembro uma programação que aborda o trabalho independente e tem como objetivo estimular e divulgar a produção de quadrinhos pelo sistema do "faça você mesmo". São cinco mesas ao longo do mês em que artistas de diferentes linguagens e técnicas farão um bate-papo com o público sobre sua experiência e apresentarão alguns de seus trabalhos como ilustração.

dia 5/9 - quarta
20h Fanzine New School - A nova escola
com: Cynthia B. (quadrinista, trabalha na produtora de desenhos animados Toscographics. Faz trabalhos nas revistas Tarja Preta, Prego, Machado e Calendário Pindura. Edita e publica a revista Golden Shower e, com a cartunista Chiquinha, fez a primeira edição da revista em inglês e português Bananas)
Serão abordadas as modernas técnicas utilizadas na produção de fanzines.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Praça Mário Chamie (Bibliotecas)

dia 6/9 - quinta
20h Fanzine Old School - A velha escola
com: Rodrigo Okuyama (arquiteto e urbanista formado na USP, desenhou o livro Horror, humor e quadrinhos: as vítimas do mico contra o trio terror e produziu zines de quadrinhos, além de ilustrações e trabalhos voltados para crianças)
Nesta oficina, Rodrigo abordará a elaboração de fanzines com técnicas tradicionais como stencil, colagens, nankin, aquarela, entre outros.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Praça Mário Chamie (Bibliotecas)

dia 12/9 - quarta
20h Fanzineiros do século passado - capítulo 2
com: Marcio Sno (jornalista, nos anos 1990 editou os zines Aaah!!, Don't Worry!!, Ejaculação Precoce, Lady Die! e Pleasure. Participou de coletivos como Bodega, Medonho!, Os Mardito, entre outros. Fez ilustrações para inúmeras bandas e fanzines)
Marcio apresentará o capítulo 2 de seu documentário intitulado Fanzineiros do século passado, que aborda os temas o fanzine a serviço do rock, os fanzineiros deste século e os estímulos para a produção impressa. Um bate-papo com o autor fecha a apresentação.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Praça Mário Chamie (Bibliotecas)

dia 19/9 - quarta
20h Webcomics - Os quadrinhos na Internet
com: Fábio Coala (formado em Publicidade e Propaganda, publicou as primeiras tirinhas em 1995 em um jornal regional, trabalhou como diretor de arte e há dois anos é ilustrador e quadrinista freelancer. Tem um blog de tiras e HQ na internet e lançou um livro com o melhor de seu site (http://www.coala-io.deviantart.com/).
Nesta palestra/oficina serão abordados os seguintes assuntos: o planejamento e a periodicidade dos trabalhos, as melhores maneiras de divulgação na internet e como trabalhar as webcomics junto às mídias sociais.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Praça Mário Chamie (Bibliotecas)

dia 26/9 - quarta
20h Lourenço Mutarelli
Escritor, artista gráfico, roteirista e ator paulistano. Publicou diversos álbuns independentes de HQ, hoje cultuados entre o público do gênero. O Cheiro do Ralo, seu primeiro romance, saiu em 2002, seguido por O natimorto, Jesus Kid, A Arte de Produzir Efeito Sem Causa, Miguel e os Demônios e Nada me Faltará. Também escreveu peças de teatro e atuou em curtas-metragens e no filme O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia (baseado em seu livro). Com uma carreira que se iniciou no circuito independente, Lourenço Mutarelli tornou-se um artista renomado nos diversos segmentos em que atua. Sua presença nos eventos da Gibiteca Henfil encerra de maneira grandiosa o Setembro Independente dos quadrinhos.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Praça Mário Chamie (Bibliotecas)