Documentário “Fanzineiros do Século Passado – Capítulo 2” disponível no “Vimeo”



“Fanzineiros do Século Passado - Capítulo 2”

Um ano após o lançamento do primeiro capítulo do Fanzineiros do Século Passado, está no ar a segunda parte da trilogia. No primeiro episódio foi traçado o perfil do fanzineiro, as dificuldades para lançar uma publicação e as gambiarras para botar a informação para circular em uma época em que tudo funcionava via carta. A repercussão foi muito além do imaginado, com mais de 3 mil acessos no Vimeo, centenas de cópias distribuídas, copiadas e traficadas mundo afora, divulgação em TV, rádio, jornais, fanzines, revistas, internet, exibições em mostras, festivais, eventos, cineclubes, universidades, além de se tornar material pedagógico para oficinas, cursos e projetos sobre zines por todo Brasil e também outros países.
O Capítulo 2 intitulado "O fanzine a serviço do rock, os fanzineiros desse século e os estímulos para a produção impressa" mostra a importância dos fanzines para divulgar bandas independentes que não tinham espaço em rádios e revistas conceituadas até meados da década de 1990, quando começou a popularizar a internet com seus myspaces e soundclouds. O documentário também promove um pequeno debate sobre os prós e contras do mundo vitual, traçando o perfil dos editores de fanzines e as publicações independentes atuais. E, fechando esse capítulo, alguns exemplos de inciativas para a promoção de publicações impressas.
A proposta do projeto continua a mesma: produzido de forma independente e colaborativa, sem fins lucrativos e com o único propósito de documentar o movimento dos fanzines publicados no país. A partir desse capítulo o apoio em captação de imagens aumentou com contribuições vindas de diversos cantos do Brasil, do Canadá e Inglaterra. Foram entrevistados 49 personagens ligados a produção de fanzines, além de pesquisadores, músicos, editores e artistas plásticos.
Junto com o DVD, foi confeccionado um fanzine com ilustrações de importantes e conceituados desenhistas e cartunistas. Pretende-se a mesma (ou maior) repercussão do primeiro capítulo e sempre com o objetivo de contar um pouco da história e incentivar a produção de fanzines e de mais materiais que registrem a produção do fanzinato nacional.
Fanzineiros do Século Passado – Capítulo 2: O fanzine a serviço do rock, os fanzineiros desse século e os estímulos para a produção impressa.
Captação de imagens: Alex de Souza, Calvin Konno, Júlia Falci, Law Tissot, Márcio Sno, Marlos Alves, Xan Braz.
Assistentes de Gravação: Alessandro Reinaldo, Calvin Konno, Douglas Utescher, Elydio dos Santos Neto, Paloma Diniz, Rodrigo Knoeller.
Arte do DVD: Marcus Mikhail e Paulo Gomes.
Fanzine, Trilha Sonora, Organização, Direção e Edição: Márcio Sno.
Duração: 1’02”. Formato: Widescreem, colorido. Local/ano: São Paulo, Brasil, 2012.
Contatos: marciosno@gmail.com (11 8425-3769).