Divulgação de evento: Mostra “O Cinema é Nicholas Ray”


Havia o teatro (Griffith), a poesia (Murnau), a pintura (Rossellini), a dança (Eisenstein), a música (Renoir). A partir de agora há o cinema. E o cinema é Nicholas Ray. – Jean-Luc Godard, Au-delà des étoiles

O Centro Cultural Banco do Brasil recebe a retrospectiva completa O Cinema é Nicholas Ray. A mostra acontece no CCBB RJ de 15 de Novembro a 4 de Dezembro; no CCBB SP de 16 de Novembro a 4 de Dezembro; e no CCBB DF, onde foi aberta no dia 1 de Novembro, com duração até o dia 13 do mesmo mês.

No ano do centenário de Nicholas Ray, serão exibidos todos os seus longas-metragens: desde os clássicos como Juventude transviada, Johnny Guitar e No silêncio da noite, até outras obras-primas não tão conhecidas, como Amarga esperança, O Crime não compensa, A Bela do bas-fond, Amargo triunfo, Delírio de loucura, O Rei dos reis e 55 dias em Pequim, chegando a outras ainda quase desconhecidas no Brasil, como Alma sem pudor, Cinzas que queimam, Paixão de bravo, Quem foi Jesse James? e Jornada tétrica.

A programação conta também com a nova versão do filme experimental realizado coletivamente com seus alunos, We can’t go home again (2011), inédito na América Latina, lançado em Setembro de 2011 no Festival de Veneza; além da versão de 1973 do mesmo filme.

A mostra exibe ainda, os filmes Um filme para Nick, de Wim Wenders e Nicholas Ray, e Don’t expect too much, de Susan Ray (viúva e colaboradora do diretor) também lançado em Setembro em Veneza.

Além da exibição de filmes, serão realizados Seminários com a presença de Susan Ray sobre o universo estético de Nicholas Ray; Debates sobre a recepção de Ray no Brasil e no mundo; e Masterclass com análise histórica e estética da obra do diretor.

O catálogo da mostra, de 452 páginas, é a primeira referência sobre Nicholas Ray publicada no Brasil. Um estudo aprofundado sobre as críticas publicadas à época de lançamento dos filmes, com ensaios, artigos, textos biográficos; contando ainda com 9 textos originais, caderno de imagens, filmografia completa e com um capítulo inteiro somente com textos escritos pelo próprio Ray.

Para mais informações e programação: http://nicholasray.com.br/

Organização: Dilúvio Produções