“Halloween 2011” na “Casa das Rosas”, dias 29 e 30/10/11 em São Paulo/SP



Na quarta-feira 05/10, o cineasta e ator independente Rubens Mello participou ao lado da equipe e amigos, da exibição especial do filme “Ivan” de Fernando Rick, onde desempenha, com louvor, o personagem Darlene Starr. A exibição ocorreu na programação COMODORO conduzido pelo cineasta Carlos Reichenbach , no CineSesc, na rua Augusta (São Paulo/SP).

"Estou bastante satisfeito com a repercurssão do curta "IVAN" de Fernando Rick, um jovem diretor talentosíssimo do qual sou fã. Além disto, estes últimos meses de 2011 prometem bastante. A "História de Lia" é o trabalho divisor de águas dentro das minhas produções embora "Vermibus", que começo a montar agora, seja uma produção totalmente atípica para os moldes da cinematografia. Conheci a equipe no dia da filmagem e todas as conversas foram virtuais. E o filme que era pra ser uma brincadeira de 5 minutos criou vida própria e cresceu no set, onde idéias eram sugeridas, discutidas e acrescidas ao roteiro".

Mello também acabou de participar do curta "Mal Passado" do cineasta Julio Wong, onde atuou ao lado de grandes personalidades do cinema da "Boca do Lixo".

Não bastasse tudo isso, "A História de Lia" será exibido na programação especial da Casa das Rosas - Av. Paulista - na programação Halloween 2011 - É tudo Fantástico, dia 29/10 - sábado- (uma parceria entre Cinefantasy e Casa das Rosas) e em novembro no ZINEMA ZOMBIE FEST em Bogotá - Colombia.

Abaixo, programação da Casa das Rosas

HALLOWEEN 2011 - É TUDO FANTÁSTICO...

O Halloween 2011 da Casa das Rosas faz um passeio pelo fantástico na literatura e no cinema e, em parceria com a ACAF – Associação Cultural de Arte Fantástica, apresenta sessão de curtas-metragens, mesa-redonda, contação de histórias e um sarau especial. Domingo, dia 30, a partir das 14h, as crianças criam brinquedos com base em histórias assustadoras e curtem filmes numa sessão de cineminha. Nos dois dias, a Casa das Rosas – que é ponto oficial de troca de livros do projeto BookCrossing – distribuirá, em parceria com a livraria Moonshadows, livros temáticos para adultos e crianças. Confira a programação!

A ACAF – Associação Cultural de Arte Fantástica é uma associação civil, criada em 2011, cujo objetivo principal é estimular, divulgar e promover, para o público em geral e para a rede cultural, as produções de gênero fantástico, da criação à distribuição, realizadas em todo e qualquer meio cultural.

Desde sua criação, já contribuiu com o Fantasticon – Seminário de Literatura Fantástica e com o CineFantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, além de promover e apoiar atividades culturais relacionadas ao gênero, como encontros, reuniões, debates, palestras, seminários, congressos, cursos e outros eventos.

PROGRAMAÇÃO ADULTA

“UNIVERSO FANTÁSTICO”

Sábado, 29 de outubro

17h – Exibição de curtas

Curadoria: ACAF – Associação Cultural de Arte Fantástica.

Faixa etária: livre.

A história de Lia

Ficção, horror, São Paulo, Brasil, 2010, 13', HD cam.

Direção: Rubens Mello.

Elenco: Karina Bez Batti, Donata Emiliano, Judson Ovídio, Bianca Marcella, Lane ABC, Elton Prado, Henrique Tetas, André Honey, Luhatus Curcelli, Renato Pignatari, Alexandre Rodrigo Brito, Victor Signoretti, Lika Carósio, Mari Moi.

Lia é uma adolescente que vive num lar doentio e violento. Para fugir das frequentes tensões do dia a dia, ela se envolve com um grupo de jovens marginais e acaba por se entregar às drogas. A tragédia se desencadeia quando ela é possuída por sua amiga invisível.

Deus irae

Ficção, horror, Buenos Aires, Argentina, 2010, 13’, DVD.

Direção: Pedro Cristiani.

Elenco: Gastón Ricaud, Bernarda Pagés e Ana Pauls.

Uma frágil linha divide nosso mundo do reino das trevas, um limite onde criaturas amedrontadoras aguardam nas sombras, procurando um caminho para nosso mundo: as almas tenras dos fracos e inocentes. Somente uma coisa as impede: uma ordem secreta de padres. Eles são o Deus Irae. Dos mesmos criadores de Hombre de La Bolsa, curta vencedor dos prêmios de Melhor Curta de Horror e Melhores Criaturas, do 4° Cinefantasy.

Shrove tuesday

Ficção, horror, Cheltenham, Reino Unido, 2009, 20', DV cam.

Direção: Lee Matthews.

Elenco: Jayde Newman, Jeff Prewer, Alison Cochran, Mark Newman e Peter.

Shrove Tuesday é um conto de fadas sinistro, uma homenagem aos irmãos Grimm e aos filmes “slasher” dos anos 1970 e 1980. É a história da vingança medieval sangrenta de uma mulher que, assassinada por seus credos, retorna do túmulo para matar todos os que a mandaram para o inferno. Ninguém é poupado, nem mesmo a garota que, em uma floresta, é perseguida pelo demônio devorador de crianças. Você não vai acreditar no que acontece em seguida!

Quiropterofobia

Ficção, horror, Porto Alegre, Brasil, 2009, 17', MiniDV.

Direção: Fernando Mantelli.

Elenco: Nelson Diniz, Álvaro Rosa-Costa, Aline Jones, Marcos Verza, Amanda Ogando.

Ao cair da noite, casal toma táxi e acaba sequestrado. É levado a um estranho cativeiro, habitado por um psicopata adepto da dieta do sangue humano.

18h – Mesa de debate:

“Cinema e literatura de terror na contemporaneidade”

Curadoria: ACAF – Associação Cultural de Arte Fantástica.

Participantes: Leopoldo Teuffenbach e Laura Cánepa.

Mediação: Silvio Alexandre.

Leopoldo Tauffenbach é mestre em Artes Visuais pela Unesp. Pesquisador de cinema de gênero, realizou curadoria de mostras cinematográficas como Oriente extremo: o cinema transgressor japonês. Atualmente, assiste o cineasta Carlos Reichenbach no projeto Reduto do Comodoro.

Laura Loguercio Cánepa é jornalista e doutorou-se em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp, em 2008, com a tese “Medo de quê? – Uma história do horror nos filmes brasileiros”. Atualmente, é professora do mestrado em Comunicação e do curso de Cinema da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Silvio Alexandre é editor. Criou e dirigiu várias coleções de literatura fantástica. Foi editor-executivo das editoras Mercuryo, Devir, Aleph e Conrad. Trabalha como consultor editorial e parecerista, além de desenvolver projetos editoriais junto a editoras como Scipione, DCL, Panda Books, Novo Século, Autêntica, LeYa, entre outras. Criou e organiza o Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica, o principal evento do gênero no Brasil.

19h30 – Contação de histórias de terror de Edgar Allan Poe

Adaptação e interpretação: Cristiana Gimenes.

Local: Café PanAroma.

Sepultamento prematuro

Alguns temas são terríveis demais para serem usados pela ficção... Ser enterrado vivo é, sem dúvida, o pior deles! Poe narra quatro enganos ocorridos nos idos de 1800, quatro diferentes episódios de pessoas que morreram (ou ao menos aparentemente tinham morrido...) e voltaram.

Finalmente, acompanhamos de perto um homem que sofria de catalepsia e seus pesadelos. Todas as precauções, a reforma do jazigo familiar, os juramentos dos amigos e o seu Destino!

O poço e o pêndulo

Num de seus contos mais famosos, Poe nos conta, em primeira pessoa, os dias de um prisioneiro da Inquisição, em Toledo. Logo após ouvir sua sentença de morte, ele desmaia e narra tudo o que sentiu depois: a dúvida sobre o que aconteceu com ele, a percepção da situação, o cárcere, os demônios pintados nas paredes, os ratos e as crueldades que seus carrascos lhe reservaram – o poço e o pêndulo.

Cristiana Gimenes é graduada em Artes Cênicas pela Unicamp, atriz, diretora e arte-educadora. Além do teatro, trabalha também com literatura. Nos últimos anos, com a Cia. Em Cena Ser, tem se dedicado especialmente à contação de histórias. Recebeu a Bolsa Funarte de Circulação Literária 2010, com o projeto “Histórias de Terror de Edgar Allan Poe”.

20h30 – Exibição de filme (longa-metragem)

Curadoria: ACAF – Associação Cultural de Arte Fantástica.

Faixa etária: 14 anos.

Mangue negro

Ficção, horror, Guarapari, Brasil, 2008, 105', MiniDV.

Direção: Rodrigo Aragão.

Elenco: Walderrama dos Santos, Kika de Oliveira, André Lobo, Reginaldo Secundo, Markus Konká, Maurício Ribeiro, Ricardo Araújo, Antônio Lâmego e Júlio Tigre.

Certo dia, em uma comunidade de pescadores e catadores tão pobre quanto fora do tempo, a natureza resolve mostrar seu lado macabro. Do manguezal de onde sai o mísero sustento, emergem zumbis canibais. Ninguém sabe o que causa a “contaminação”. O que importa é fugir e sobreviver, para fugir de novo. A cada mordida, pais, amigos e irmãos se transformam em criaturas abomináveis. Diante de um horror que não recua nem com a claridade do dia, que não poupa sequer peixes e crustáceos, um sobrevivente relutante e amedrontado se descobre hábil com o machado – e péssimo na hora de se declarar para a morena que faz seu coração bater.

Mais informações: http://www.manguenegro.com/

22h – Sarau

Poesia em Concurso

Júri: Marcelo Milici, José Alessandre e Fritz Martiliano.

Prêmio: kit de livros doados pela livraria Moonshadows.

Sarau em que se valorizam a performance dos poetas e a qualidade dos poemas. Um júri popular, formado pela plateia, e um júri técnico, composto por três poetas convidados, selecionarão as melhores apresentações da noite. O vencedor recebe um kit de livros e se classifica para a grande final, a ser realizada em 2012.

José Alessandre, ou simplesmente Alê, trabalha há mais de 20 anos em editoras de livros e é um apaixonado pela comunicação. Cansado de melhorar só o texto dos outros, o escritor/roteirista/editor/revisor/poeta/diretor/cantor e ator resolveu libertar de vez todas as feras das jaulas, ou seja, a si mesmo, e volta a dirigir, atuar e publicar seus escritos no começo desta segunda década do século XXI.

Marcelo Milici, formado em Letras, leciona Português e Inglês, toca bateria e adora rock. Fundador do site Boca do Inferno, em 2001, fez sua monografia sobre o “Horror gótico nas literaturas inglesa e norte-americana”, além de ter participado dos júris do SP Terror, do CineFantasy e do Espantomania.

Fritz Martiliano é videomaker e maquiador de efeitos. Inspirado por Lucio Fulci, Romero e Tom Savini, começou a produzir o próprio trabalho, assim como a fazer a maquiagem dos seus filmes de horror, em 2007. Hoje segue exibindo seus curtas-metragens e trabalhando como maquiador de efeitos em curtas-metragens de horror nacionais.

Atividades paralelas e contínuas

- BookCrossing: livros com os temas “terror” e “fantástico”, para adultos, doados pela livraria Moonshadows.

- Venda de livros adultos: com desconto, pela livraria Moonshadows.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

“DIA DO SACI”

Domingo, 30 de outubro

14h – Leitura e oficina:

“Contos que dão calafrios” e “Criando seu monstrengo”

Com Núcleo Educativo da Casa das Rosas.

Os contos populares, escritos pelo autor Ricardo Azevedo, serão compartilhados em roda. A partir dos livros Contos de enganar a morte e Armazém do folclore, os participantes conhecerão alguns seres fantásticos e suas histórias assustadoras, de dar calafrios. Ao final, realizaremos uma oficina para cada um inventar sua própria criatura.

16h – Cineminha (exibição de curtas)

Curadoria: ACAF – Associação Cultural de Arte Fantástica.

Faixa etária: livre.

A pisadeira

Animação, São Paulo, Brasil, 2008, 2', HD Cam.

Direção: Ricardo Carneiro.

Tarde da noite. Um menino guloso come muito antes de se deitar. Em seu pesadelo, recebe a visita da Pisadeira. O menino sofre e se contorce com os pulos do ser lendário até que sua mãe abre a porta do quarto.

O menino que plantava invernos

Ficção, fantasia, São Paulo, Brasil, 2009, 10'57", HD Cam.

Direção: Victor-Hugo Borges.

Depois de nascer, um menino tem seus pais mortos. Ele acredita que a tragédia foi causada por um maléfico dragão e busca vingança, suplicando pelo mais rigoroso inverno, numa tentativa de congelar o horroroso monstro.

O Sete Trouxas

Ficção, fantasia, Rio Grande do Sul, Brasil, 2007, 14', HD Cam.

Direção: Márcio Schoenardie.

Elenco principal: Eduardo Sandagorda, Caio Pereira, Natanielhe Pacheco, Luiz Paulo Vasconcellos.

Jair conta, para sua neta, suas aventuras de infância, seu medo do lendário “Sete Trouxas” e como, com a ajuda de um amigo, tentou enfrentar o monstro.

Eu queria ser um monstro

Animação, fantasia, Rio de Janeiro, Brasil, 2009, 8’, Beta SP.

Direção: Marão.

Cotidiano de uma criança com bronquite que queria ser um monstro.

Aqueles olhos

Ficção, horror, São Paulo, Brasil, 2009, 4'30'', 16 mm.

Direção: Fabiana Servilha .

Elenco: Guillermo Hundadze, Maurício Stip e Kátia Franco.

A data de aniversário, a gente nunca esquece. André volta da escola e enfrenta situações desesperadoras em casa. Sozinho, encara seus piores medos. Um dia inesquecível na vida do menino que tem medo até da própria sombra.

Historietas assombradas (para crianças malcriadas)

Animação, São Paulo, Brasil, 2005, 15'.

Direção: Victor-Hugo Borges.

Três histórias que sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama.

Atividades paralelas e contínuas

- BookCrossing: livros com os temas “folclórico” e “fantástico”, infantojuvenis, doados pela livraria Moonshadows.

- Venda de livros infantojuvenis: com desconto, pela livraria Moonshadows.

SERVIÇO

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Tel.: (11) 3285.6986 – www.casadasrosas-sp.org.br

Horário de funcionamento

De terça-feira a sexta-feira, 10h às 22h.

Sábados e domingos, 10h às 18h (passível de alteração, de acordo com a programação).

Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74.

Dúvidas, críticas e sugestões: contato.cr@poiesis.org.br

Dias e horários: Sábado, 17:00 / Domingo, 14:00