Divulgação de livro de horror: “Criaturas”, de Rochett Tavares


(Fonte: Blog “Contos e Cantos Escuros” – www.asadecorvo.blogspot.com – “Raven´s House Brasil”)

A conhecida e aclamada Ligia Fagundes Telles declarou certa vez, em entrevista, que antes de investir em si mesma como autora, tornou-se bacharel em Direito, para que assim pudesse garantir seu próprio sustento e que, apesar do reconhecimento, o ofício do escritor não é financeiramente compensatório. Diante disso, é possível imaginar os obstáculos que um autor iniciante precisa enfrentar para obter espaço no meio literário, principalmente se o seu estilo, como por exemplo, o horror, não for considerado vendável.

Este é o caso de Rochett Tavares que, depois de construir uma carreira sólida na área de informática, decidiu investir nas histórias de horror que escrevia dentro do ônibus, a caminho do trabalho. Após receber alguns “nãos” de certas editoras, tomou a difícil e arriscada resolução de rodar 200 cópias daquela que seria sua primeira obra publicada: “Criaturas” - uma coletânea de oito contos do gênero horror fantástico ambientados em um universo no qual as personagens são confrontadas com o sinistro, o obscuro, o insólito.

Ele conseguiu espaço como autor independente para lançar “Criaturas” na IX Bienal do Livro do Ceará 2010. Meses depois, seu livro foi um dos selecionados no Prêmio Autor Cearense de 2010, na categoria Otacílio de Azevedo (reedição). Atualmente está fechando com uma editora portuguesa a publicação de sua segunda obra, com previsão de lançamento ainda este ano.

O lançamento da segunda edição de "Criaturas" ocorrerá na Saraiva Megastore (do Iguatemi) em Fortaleza-Ceará dia 24 de março, 19:30h.

SOBRE O AUTOR

Rochett Tavares nasceu em 1975 na cidade do Rio de Janeiro, mas reside em Fortaleza há 18 anos. Ainda na infância, começou a se interessar por aventuras fantásticas, quando conheceu as histórias de Conan, o Bárbaro, de Robert E. Howard. Filmes de horror também fazem parte de sua vida. “Força Sinistra” e “Nas Montanhas da Loucura” são exemplos dos quais o autor recorda imediatamente quando é questionado sobre o tema. Não se pode também deixar de citar o escritor de horror fantástico H. P. Lovecraft, cujas obras são grande fonte de influência e inspiração. No campo da música, bandas como Black Sabbath, Iron Maiden, AC/DC, Jethro Tull, Ramones dentre outras são a trilha sonora do autor quando no desenvolvimento das narrativas.

O autor propõe, com “Criaturas”, uma reflexão sobre a tênue linha que divide o humano do desumano. Ele não só desafia a estrutura de civilidade criada por e para nós, mas a destrói completamente, desnudando aquilo que tanto nos esforçamos para camuflar: o mal, o sujo, o feio, o egoísta; e até mesmo sentimentos altruístas que, às vezes, escondemos por receio de sermos vistos como tolos.

A premissa básica deste livro é a de levar o leitor a mundos diversos ao que se observam por recorrentes no meio literário, resgatando um gênero raro no país. As histórias apresentadas fogem ao vulgar, bem como se utilizam de elementos cujo peso provoca toda sorte de considerações, valendo-se de extensa pesquisa para compor a ambientação de cada narrativa e explorando a emoção mais forte e mais antiga do homem, aquilo que assombra a humanidade desde sua aurora até o presente: o medo do desconhecido.

Soldados, policiais, seres fantásticos, ordens iniciáticas são algumas das personagens que desfilam em textos nos quais o horror é tratado como deve ser: uma força na escuridão, um útero purulento onde entidades hediondas rastejam aguardando o momento para saltar sobre vítimas cujo espírito perceberá tarde demais que o aparentemente não visto existe e as observa. Aventure-se por este universo e descubra que, “para a desgraça da espécie humana, mais uma página se cumpriu!”

“Criaturas” pode ser adquirido diretamente com o autor através do site do autor O HORROR DE ROCHETT TAVARES ou pelo e-mail: rochettsilva@yahoo.com.br