Resenha de literatura: “A Volta ao Mundo em 80 Dias” (Julio Verne, 1873)


A história do livro é ambientada em 1872, onde vive em Londres um cavalheiro misterioso, rico e extremamente disciplinado, chamado Phileas Fogg. Típico inglês fleumático, ele faz uma audaciosa aposta com os colegas de um clube refinado afirmando que conseguiria dar a volta ao mundo em apenas 80 dias. Mais motivado pela aventura do desafio do que o dinheiro da aposta, o Sr. Fogg contrata um ajudante para acompanhá-lo, o francês Jean Passepartout, jovem, forte e habilidoso em artes circenses. Em paralelo, ocorre um roubo milionário num banco londrino e o detetive Fix, a serviço da polícia local, reúne informações que revelam a possibilidade do Sr. Fogg ser um suspeito do crime, decidindo acompanhá-lo nas viagens ao redor do mundo, tentando uma oportunidade para prendê-lo.
Na incrível jornada, eles enfrentam perigos e aventuras diversas, passando por países como Egito, Índia, China (Hong Kong), Japão e Estados Unidos. No meio do caminho, eles resgatam uma bela e jovem mulher hindu de um ritual religioso de sacrifício humano. Seu nome é Aouda e acompanha o grupo na viagem. Eles utilizam meios de transporte variados como um elefante, trens, barcos, navios e um trenó, enfrentando diversos obstáculos como tempestades, trapalhadas imprevistas do criado Passepartout, perseguições de fanáticos religiosos e um ataque de índios selvagens.
A Volta ao Mundo em 80 Dias” tem uma leitura fluente e agradável, que prende a atenção para saber com ansiedade os acontecimentos, torcendo pelo sucesso da arriscada empreitada de uma jornada ao redor do planeta, com prazos apertados e formas criativas do Sr. Fogg em driblar as adversidades. Valorizando preciosas qualidades do ser humano como coragem, educação, honestidade, lealdade, amizade e principalmente disciplina e honra. Além de mostrar também o mundo na época, com países que eram controlados pela Inglaterra como a Índia e Hong Kong (que faz parte da China atualmente). O livro é um dos mais conhecidos de Julio Verne, e inspirou adaptações para o cinema como a divertida versão de 1956, com o aristocrático ator inglês David Niven (1910 / 1983) como Phileas Fogg e o comediante mexicano Cantinflas (1911 / 1993) como Passepartout.
O escritor francês Julio Verne (1828 / 1905) é um mestre em contar aventuras e tornou-se um precursor da ficção científica com obras divertidas como “Viagem ao Centro da Terra”, “20.000 Léguas Submarinas”, “Da Terra à Lua”, “A Ilha Misteriosa”, entre outras. (RR)

A Volta ao Mundo em 80 Dias” (1873)
Autor: Julio Verne
Editora FTD (2007)
Tradução e adaptação de Walcyr Carrasco
213 páginas

www.infernoticias.blogspot.com.br (escrito em 11/07/16 e postado em 15/07/16)