MONDO ESTRONHO – Escritor expõe, faz palestra e autografa seu quinto livro sobre “Planeta dos Macacos”


O escritor Saulo Adami pesquisa e coleciona “Planeta dos Macacos” há 40 anos. Ele é um dos convidados do evento coordenado por Marcelo Amado e Celly Borges: “Mondo Estronho”, de 25 a 28 de junho, na Cinemateca de Curitiba. Quinta feira, dia 25, às 14 horas, inaugura a exposição multimídia “Casa do Macaco”, com itens de sua coleção. Sábado, dia 27, às 16 horas, fala sobre “Bastidores e segredos do Planeta dos Macacos” e responde perguntas da platéia. Às 17 horas, lança seu quinto livro sobre a franquia: “Homem não entende nada! Arquivos secretos do Planeta dos Macacos” (Editora Estronho, 2015; 612 páginas, R$ 79,90).
A campanha de pré-vendas foi aberta segunda-feira, 1º de junho, com exemplares a R$ 70,00, com frete grátis para todo o Brasil. Compras podem ser feitas via internet: site estronho.com.br/livraria ou e-mail editora@estronho.com.br. Ao aderir à pré-venda, o leitor recebe dois marcadores de páginas e oito cards (10 x 15 cm) com cartazes dos filmes da série produzidos para o cinema entre 1968 e 2014.
Resultado de 40 anos de pesquisa, “Homem não entende nada! Arquivos secretos do Planeta dos Macacos” é a mais completa obra sobre o tema. Do livro de Pierre Boulle aos filmes produzidos por Arthur P. Jacobs; dos seriados de televisão à literatura; das histórias em quadrinhos à volta ao cinema. Entrevistas exclusivas com atores e técnicos sobre bastidores, criações de maquiagem e figurino, construção das cidades cenográficas.
Esta paixão começou no interior de Santa Catarina, quando Adami assistiu “O Planeta dos Macacos” (1968), de Franklin J. Schaffner. O filme reuniu seus favoritos: os atores Roddy McDowall e Charlton Heston; a atriz Kim Hunter, com quem manteve correspondência regular; o diretor Franklin Schaffner; e o músico Jerry Goldsmith.

Passou de fã a colecionador, pesquisador e autor de outros quatro livros sobre o assunto: “O único humano bom é aquele que está morto!” (Aleph/S&T Produções, 1996), “Diários de Hollywood: Um brasileiro no Planeta dos Macacos” (S&T Editores, 2008), “Perdidos no Planeta dos Macacos” (Editora dos Autores, 2013, com Angelo Júnior) e “Hollywood: Bastidores e segredos do filme O Planeta dos Macacos” (Juruá Editora, 2015). O autor tem em seu currículo outros 70 livros nas áreas de literatura, biografia e história.