Evento de quadrinhos: “23º Troféu HQMIX”, dia 16/09/11 em São Paulo/SP



A ACB- Associação dos Cartunistas do Brasil e o IMAG- Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil TEM A HONRA DE CONVIDAR PARA:

DIA 16 de SETEMBRO – SEXTA-FEIRA – 19:30 hs.

FESTA do 23° HQMIX

Teatro do SESC Pompeia

Rua Clélia n°93 – Lapa – São Paulo/SP

Entrada gratuita

(retirar convite na portaria uma hora antes do evento)

HOMENAGEM AO CARTUNISTA GLAUCO NO 23° TROFÉU HQMIX

Votação nacional é considerada o “Oscar dos Quadrinhos no Brasil”

Organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil –ACB e do Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil – IMAG, o Troféu 23ºHQMIX, traz os melhores profissionais e lançamentos dos quadrinhos e humor gráfico, de 2010, votados por desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas, da área, em todo o Brasil.

A cada ano a estatueta do troféu é modificada homenageando um grande personagem dos quadrinhos e humor gráfico brasileiro. Nesse ano o artista plástico Olintho Tahara esculpiu o personagem GERALDÃO do cartunista Glauco que faleceu prematuramente em março do ano passado. A Folha de São Paulo, onde Glauco publicava suas tiras e charges, reimprimiu o encarte “Gibi do Glauco” para distribuir gratuitamente para quem for ao evento.

Nesse ano haverá ainda outras novidades: também será distribuído o jornal HQMIX com informações sobre os premiados e homenageados. E uma coleção de 20 cards de desenhistas brasileiros ao estilo dos cards de basquete americanos. A idéia é iniciar uma coleção que será acrescida de mais 20 nomes a cada edição anual do HQMIX. A distribuição será apenas no local para quem assistir ao evento por ter uma quantidade finita.

A revista BRASILEIROS transmitirá ao vivo em seu site http://www.revistabrasileiros.com.br/ toda a festa da premiação.

O documentário “Angelí 24 Horas”, da diretora carioca Beth Formaggini, será exibido às 19h30 no auditório do SESC Pompéia. Logo depois sobem ao palco os cerca de 44 agraciados com o “Geraldão” para os destaques de 2010.

Outra presença importante é da cartunista Ana Von Rebeur, presidente da FECO –Argentina. A FECO é a Federação Internacional de Cartunistas que luta pelos direitos e divulgação dos artistas do traço no mundo. Na ocasião será fundada a FECO – Brasil com a Dra. Sonia Bibe Luyten como presidente. Um acordo Brasil, argentina, Uruguai e Paraguai está a caminho por essa iniciativa.