Dica de site: “Mondo X”, editado por Gilberto Schoereder

MONDO X

www.mondo-x.com.br

Já está no ar o site Mondo X, viajando por universos paralelos, dimensões alternativas, espiritualidade, história, arqueologia, antropologia, civilizações perdidas, parapsicologia, ufologia e muito mais.

Parafraseando Douglas Adams, apresenta versões alternativas sobre a vida, o universo e tudo mais.

Clique e conheça.

www.mondo-x.com.br

MONDO X

Para algumas pessoas, nosso mundo – ou nosso universo – não é composto apenas por aquilo que podemos ver ou tocar, pelo que podemos medir e organizar em categorias. Para alguns, existe uma dimensão invisível aos sentidos comuns dos seres humanos, assim como existem conhecimentos e informações que se mantêm à margem dos conhecimentos tidos como “oficiais”, aqueles que constam nos livros e arquivos científicos da humanidade. Às vezes, a ciência se debruça sobre esses fenômenos e informações – com maior ou menor intensidade e vontade – e consegue desvendar alguns mistérios. Muitas vezes, simplesmente deixa essas questões de lado, e perdemos a oportunidade de elaborar discussões interessantes, ainda que muitas vezes inúteis – mas nem tudo o que é interessante é obviamente útil.

A ideia de Mondo-X é percorrer alguns desses caminhos que, diga-se a bem da verdade, já vêm sendo explorados há muitos anos por milhares de pesquisadores, alguns com capacitação científica, outros com muita boa vontade e estudos paralelos à ciência – e outros ainda com evidente má intenção e tentativas de fraude ou de ganhos pessoais.

Mondo-X pretende fazer esse percurso sem optar pela fé ou pelo ceticismo exacerbados e cegos, posturas que podem ser indício de escolhas equivocadas, desvios de interpretação e falta de discussão.

Mondo-X vai trazer esses temas simplesmente porque a discussão e o conhecimento dessas situações e eventos podem ser interessantes para qualquer mente aberta. E porque alguns fenômenos e eventos não se calam diante de explicações – sejam elas científicas, paracientíficas, espiritualistas ou religiosas.

Nesse proposto mundo invisível aos nossos sentidos imediatos circulam objetos voadores não identificados, seres alienígenas que, ou descem ao nosso planeta com intenções as mais variadas, ou abduzem humanos com propósi tos ainda desconhecidos. Ao lado desses objetos e extraterrestres, movimentam-se fadas, duendes, gnomos e elementais, recebendo denominações e descrições diferentes de acordo com a cultura e a época. Às vezes, esses seres são explicados e discutidos por psicanalistas; outras por espiritualistas.

Do invisível, manifestam-se espíritos, contando histórias de um mundo e uma vida que existe após a vida, trazendo informações mais ou menos detalhadas, às vezes consagradas em livros religiosos ou em obras que se tornaram a base de religiões e posturas filosóficas importantes no planeta.

Parapsicólogos apoiam-se no conhecimento científico para se debruçar sobre o mundo invisível ou estendem seus estudos à mente humana, tentando entender fenômenos que assombram ou maravilham a humanidade há milhares de anos. Outros, com postura mais espiritualista, procuram outros tipos de explicações para os mesmos fenômenos; e outros ainda o fazem com evidente intuito de ganhos pessoais. Algumas dessas pesquisas beiram a ciência; outras desafiam a ciência e propõem novos rumos de pensamento e pesquisa.

Desse outro mundo surge um passado ainda não totalmente explorado, no qual existiriam civilizações desconhecidas, grandiosas ou não, há muito desaparecidas, mas que de alguma forma podem ter deixado suas marcas nas civilizações atuais. Delas também surgem conhecimentos ancestrais, outrora ocultos, que permanecem e influenciam o mundo de hoje.

Do mundo invisível manifestam-se conhecimentos e criaturas que originam seitas, doutrinas e religiões que tiveram e têm um efeito superlativo no desenvolvimento das culturas mundiais. E as propostas de explicação, tanto para as manifestações quanto para as religiões em si, são inúmeras e variadas, seguindo pelos campos da antropologia, história e psicologia, entre outros.

Assim, queremos circular por um mundo repleto de fenômenos estranhos, às vezes bizarros, de realid ades alternativas que podem ou não estar relacionadas à nossa realidade mundana. E, de novo, simplesmente porque a discussão é interessante.

Esperamos que vocês tenham uma boa viagem pelo Mondo-X.