Conheçam o curta português “I´ll see you in my dreams” (2003), de Filipe Melo





(Dica de Iam Godoy, da “Raven´s House Brasil” e portal “Gore Boulevard”)

O curta-metragem “I'll see you in my dreams”, abalou o cinema português em 2003, ao trazer para o grande público os primeiros zumbis lusitanos. Com um luxuoso elenco composto por Sofia Aparício, Adelino Tavares, São José Correia e Rui Unas entre outras feras, o curta recebeu vários prêmios nas categorias “Melhor Curta de Terror Portugues” e o de “Filme de Terror Português Mais Popular”, e ainda teve uma edição especial numerada de 1000 exemplares (promovida pelo MOTELx). Para se ter uma idéia da grandiosidade do projeto basta ver o release do DVD:
Extras do DVD:
Menus animados;
Documentário “O Homem que Gostava de Zombies”,
Making of “A Curta + Longa”;
Videoclip do “Moonspell”;
Making of do Videoclip;
Cenas cortadas;
Comentário audio;
Comparação de storyboard;
Trailer de Cinema;
Galeria de Imagens,
Festivais.

E além da edição especial deste “debut-zumbi-lusitano”, o MOTELx ainda incluiu a oferta de um fotograma original do filme e tudo isso por apenas 10 euros. Quem teve a sorte de assistir ao festival em 2009 com certeza não perdeu a oportunidade de conseguir tal artefato.
Seguem abaixo alguns comentários do diretor do curta e dos organizadores do MOTELx.
O MOTELx é organizado pelo CTLX - Cineclube de Terror de Lisboa em parceria com a EGEAC, E.E.M. e em co-produção com o Cinema São Jorge.
http://festivalmotelx.blogspot.com/

Comentário de Filipe Melo, produtor, ator e argumentista do curta:
"Passaram cinco anos desde a primeira edição em DVD do "I´ll see you in my dreams". Escrevo estas linhas em Tondela, na mesma mesa onde há sete anos escrevi a curta-metragem, e não posso deixar de confessar que sinto uma enorme nostalgia. Nesta sala, ainda consigo imaginar a equipa de efeitos especiais a maquilhar os meus amigos e a equipa de produção a correr de um lado para o outro. Entretanto, o bosque onde filmámos a sequência inicial ardeu e a casa de Lúcio foi demolida. A equipa não se voltou a juntar: alguns seguiram com as suas vidas no cinema, outros seguiram com as suas profissões habituais nas outras áreas. Tenho a certeza, no entanto, que esta curta metragem marcou todos os que por ela passaram - o espírito de união, de crença no resultado final e a total entrega a uma causa que a todos parecia irracional. Está tudo aqui, resumido numa caixinha, gentilmente reeditada pelo MOTELx. Sei que, por causa deste filme, passarei uma vida inteira dedicada ao cinema e às artes do fantástico, porque percebi o quão necessário isso se tornou para mim. É gratificante saber que, ao longo dos tempos, cresce uma comunidade portuguesa dedicada ao terror e ao imaginário. Em breve seremos muitos, e cada vez melhores."

Comentário dos organizadores do MOTELx
(Carlos Pontes, Catarina Ramalho, João Monteiro, João Viana e Pedro Souto)
"O MOTELx surge de uma grande vontade de partilhar uma afeição pelo cinema de terror e também da ambição de contribuir, de alguma forma, para a implementação do cinema de terror português. “I´ll see you in my dreams”, é já uma das mais importantes curtas-metragens nacionais de sempre pela forma como se destacou e abalou um pouco o panorama do cinema português, e também enquanto fonte de inspiração para jovens cineastas no género: trata-se de uma obra nascida do mais puro amor pelos filmes de zombies e, como manda a história, produzido graças à determinação de alguém consciente de pouco lucrar com esta demanda. Quando o Filipe Melo se dirigiu a nós para reeditar a curta em DVD, parecia que um círculo se estava a fechar. No ano em que iniciamos o Prémio MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa, participar na reedição em DVD do primeiro filme de terror português pareceu-nos não só óbvio, mas obrigatório. E para tornar esta edição mesmo especial passámos uma memorável noite a cortar uma das bobines do filme, para que cada caixa tenha um fotograma original e exclusivo de zombies portugueses."

Sinopse:
Numa aldeia inexplicavelmente assolada por uma praga de zumbis, Lúcio (Adelino Tavares), um honesto trabalhador, é a única pessoa capaz de lhes fazer frente. Porém, tem problemas conjugais. Na sua residência esconde Ana (Sofia Aparício), sua adorada mulher, agora transformada numa criatura devoradora de carne humana e comportamento extremamente violento. Esta situação é temporariamente esquecida no bar local, onde os estranhos habitantes do povoado se refugiam. É aqui que, numa noite, Lúcio redescobre o amor junto da prostituta Nancy (São José Correia), mas a relação é ameaçada pelas estranhas criaturas e pelos ciúmes mortais da sua esposa. Poderá Lúcio acabar como todos os seus problemas munido apenas com uma pistola e um punhal?

Ficha Técnica:
Realização: Miguel Ángel Vivas
Argumento: Miguel Ángel Vivas, Filipe Melo e Ivan Vivas
Produtor: Paula Diogo e Filipe Melo
Ano: 2003
Gênero: Curta-Metragem, Terror
Duração: 20'
Elenco: Adelino Tavares (Lúcio) / São José Correia (Nancy) / Sofia Aparício (Ana) / Manuel João Vieira (Sam)