“Um Lobisomem na Amazônia”, de Ivan Cardoso, estréia nos cinemas de SP e RJ em 06/11/09


Longa marca o retorno de Ivan Cardoso aos cinemas depois de 14 anos. Estreia em São Paulo e Rio de Janeiro

O “terrir” de Ivan Cardoso marca seu retorno aos cinemas com o longa-metragem Um Lobisomem na Amazônia, com direito a mulheres seminuas, cientista malvado, amazonas crueis, um deus inca interpretado por Sidney Magal e, obviamente, um lobisomem.
A trama, recheada de diálogos humorísticos, é uma mescla de chanchada e filme B americano, característica do diretor. O elenco conta com nomes de peso como Danielle Winits, Evandro Mesquita, Nuno Leal Maia, Tony Tornado, Karina Bacchi, Pedro Neschling, Bruno de Luca, Djin Sganzerla, entre outros. Destaque para a participação de Paul Naschy, ator espanhol e ícone de filmes de terror europeus.
No longa, Natasha (Danielle Winits) é uma jovem que, juntamente com dois casais amigos, decide entrar na Amazônia para participar da cerimônia do Santo Daime em uma aldeia da região. Eles contratam o experiente Beto Careca para guiá-los, mas em seu lugar aparece Jean Pierre (Evandro Mesquita), que alega ser amigo de Beto e diz estar substituindo-o devido a um acidente. No caminho todos estão entusiasmados, mesmo com a notícia de que estranhos assassinatos têm ocorrido na região. Os crimes vêm sendo investigados pelo delegado Barreto (Tony Tornado) e pelo professor Corman (Nuno Leal Maia), zoólogo que acredita que um animal feroz matou as pessoas. O que eles não sabem é que no interior da floresta vive o Dr. Moreau (Paul Naschy), um médico nazista que está escondido e realiza experimentos bizarros, que estão diretamente relacionados com os assassinatos.
O roteiro é baseado no romance Amazônia Misteriosa, de Gastão Cruls. A obra foi exibida no Festival do Rio de 2005 e na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2005), além de vários outros festivais internacionais como o 23º Festival de Turim.
Carioca nascido em 1952, Ivan Cardoso é um dos principais nomes da geração Super 8 na década de 70, onde surgiu com o underground Nosferato in Brazil. Apelidado de "Ivampirismo" pelo poeta Augusto de Campos, realizou mais de 20 curtas e alguns longas, entre eles O Segredo da Múmia (1982), As Sete Vampiras (1986), O Escorpião Escarlate (1991) e A Marca do Terrir (2005) – este último ainda sem previsão de lançamento.
Grande arquivista da contracultura, lançou o livro De Godard a Zé do Caixão em 2002. No ano passado, durante a 32ª Mostra de Cinema de SP, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lançou a biografia Ivan Cardoso – O Mestre do Terrir, escrita pelo pesquisador de cinema Remier Lion. O livro mostra a trajetória do cineasta que criou um estilo de cinema próprio, com elementos de horror, comédia e pornochanchadas.

Classificação indicativa:
16 anos

Ficha Técnica:
Título original: Um Lobisomem na Amazônia
Gênero:Terror / Comédia
Duração: 74 minutos
Tipo: Longa-Metragem / Colorido
Ano: 2005
Homepage: http://www.umlobisomemnaamazonia.blogspot.com
Estúdio: Diler & Associados
Distribuidora: Polifilmes
Direção: Ivan Cardoso
Roteiro: Rubens Francisco Lucchetti, com a colaboração de Flávio de Souza e Evandro Mesquita
Produção: Diler Trindade
Produtor associado: Wilson Borges
Produtor executivo: Telmo Maia
Produtor delegado: Geraldo Silva de Carvalho
Direção de produção: Rene Bittencourt
Música: Mú Carvalho
Som direto: Alaerson Nono Coelho
Edição de som: Jose Moreau Louzeiro, Maria Muricy, Vinicius Leal
Fotografia: José Guerra
Direção de arte: Paulo Flaksman
Desenho de Produção: Ana Schlee
Figurino: Maria Diaz
Edição: João Paulo Carvalho, Aruanã Cavalleiro, Sérgio Marini e Fernando Vidor
Efeitos especiais: Sergio Shmio

Elenco:
Paul Naschy (Dr. Moreau / Lobisomem)
Evandro Mesquita (Jean-Pierre / Beto Careca)
Danielle Winits (Natasha)
Nuno Leal Maia (Prof. Scott Corman)
Tony Tornado (Delegado Barreto)
Karina Bacchi (Samantha)
Pedro Neschling (Bruno)
Bruno de Luca (Raul)
Djin Sganzerla (Carol)
Joana Medeiros (Rainha Pentesiléia)
Guará Rodrigues (Zoltan)
Charles Paraventi (Borges)
Orlando Drummond (Secretário de Segurança Pública)
Sidney Magal (Sacerdote inca)
Júlio Medaglia (Hartman)
Daiane Amêndola (Alma)
Analú Silveira (Mary)