Divulgação de evento: “Fantaspoa 2009 – Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre”




Começou na sexta-feira 03/07/09 um dos maiores (se não o maior) festivais de cinema fantástico do Brasil: o “Fantaspoa 2009”, nome popular do “Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre”. Com o evento, a capital do Rio Grande do Sul será tomada de assalto por produções e realizadores do gênero fantástico (ficção científica, fantasia e horror), inclusive com a exibição de muitos filmes ainda inéditos no Brasil.
O Fantaspoa iniciou-se em 2005, quando um grupo de amigos que integravam a diretoria do “Clube de Cinema de Porto Alegre” teve a idéia de promover um festival dedicado ao cinema fantástico. Até então, não havia evento parecido no país. Neste primeiro ano, o festival exibiu 15 filmes em 6 dias, para um público total de 800 espectadores. Mas o evento cresceu e, a partir de 2007, tornou-se "internacional", com mostras competitivas de curtas e filmes de mais de 30 diferentes países.
Finalmente, o Fantaspoa mostrou seu poder de fogo no ano passado, quando recebeu a premiére do longa "Encarnação do Demônio" (com a presença do próprio José Mojica Marins) e exibiu mais de 300 filmes, entre longas e curtas, ao longo de 15 dias, atraindo mais de 4.500 espectadores.
"Os festivais grandes, e é aí que o Fantaspoa pretende chegar, têm um papel extremamente significativo", explica João Pedro Fleck, que divide a direção geral e a curadoria do evento com Nicolas Tonsho. "Muitas vezes são nos festivais que os diretores exibem seus primeiros trabalhos, e permitem ao público que os conheça. Futuramente esse festival pode se tornar um celeiro de produções a serem compradas e trazidas para o Brasil, ao menos para lançamento em DVD, que é algo que estamos começando a conseguir tornar real. Esse ano teremos filmes que serão lançados no cinema e alguns que estão com possibilidade de lançamento em DVD".
Assim, é como evento consagrado que o Fantaspoa chega à sua quarta edição. Desta vez, serão exibidos 200 filmes, metade deles longa-metragens de diversos países, durante pouco mais de duas semanas, de 3 a 19 de julho.
"Os filmes foram selecionados através de um árduo processo. No total, foram mais de 100 longas e mais de 600 curtas recebidos SOMENTE para as mostras competitivas - sem contar aqui as paralelas. São horas e horas assistindo filmes. Em 3 meses, só do festival, é como se tivessem sido 9.000 minutos de cinema fantástico!", resumiu João Pedro.
Além dos próprios filmes, o festival terá a presença de cineastas conhecidos, como o neozelandês David Blyth (diretor do cult oitentista "Guerra Para a Morte") e os argentinos Gustavo Mendoza e Hernán Findling, além dos brasileiros Rodrigo Aragão (do excelente filme de zumbis "Mangue Negro") e Paulo Biscaia Filho (que lança seu "Morgue Story" no evento), entre outras figurinhas carimbadas.
João Pedro explica como e porquê os gringos foram convidados: "O Mendoza e o Findling foram convidados porque o filme que cada um fez é do caralho. O 'BREAKING NIKKI (dirigido por Findling, que estará presente para sessão comentada) para mim é um dos destaques da programação, filme incrivelmente bem dirigido e um orgulho particular em ser o primeiro festival do Brasil a exibir. E o Blyth é uma figura histórica. Ele fez o primeiro filme de horror com toque comercial da história da Nova Zelândia, depois o cara foi para Hollywood e trabalhou em uma série de projetos".
Mas o organizador João Pedro dá suas próprias sugestões: entre elas, "os filmes da Modern Ciné são muito bons, e estamos trazendo três (A GAROTA DA CASA AO LADO, FILME CASEIRO e A DESCENDÊNCIA), dois desses baseados em romances de Jack Ketchum. A DESCENDÊNCIA tem ainda mais relevância por ter no Fantaspoa a sua premiére mundial, o que foi todo um trabalho extra de convencimento. Os três filmes asiáticos (EXTE: EXTENSÕES CAPILARES, THE MACHINE GIRL e TOKYO GORE POLICE) também estão sendo muito esperados e o pessoal tem vibrado quando exibimos esses trailers".
Confira no completíssimo site do festival (www.fantaspoa.com) os dias, horários e salas de exibição, além dos outros filmes em cartaz no maior evento brasileiro de cinema fantástico.