Obituário: o ator americano Del Monroe morreu em 05/06/09




(Dica de Marcello Simão Branco)

O ator de TV e teatro, Del Monroe, conhecido do público como o marujo Kowalski, da série “Viagem ao Fundo do Mar”, morreu em 05/06/09, vítima de leucemia. Monroe tinha 73 anos.
Monroe iniciou sua carreira de ator quando ainda servia o exército. Em 1961, o lendário produtor Irwin Allen o contratou para atuar como o marujo Kowalski no longa metragem que deu origem à série. Nessa ocasião o personagem se chamava Kowski. Do elenco do filme, apenas Monroe foi escalado para atuar na série.
Depois do cancelamento de “Viagem...”, em 1969, Monroe atuou como ator convidado em diversas séries de TV. Ele também chegou a participar de um episódio de “O Túnel do Tempo”, “Os Raptores”. Foi o único ator de “Viagem...” a aparecer em um papel de destaque em outra série produzida por Allen.
Quando Allen estava planejando “Terra de Gigantes”, ele teria criado o vilão inspetor Kobick pensando em Monroe para o papel. Mas este recusou e o papel foi entregue para Kevin Hagen. Há quem diga que Allen teria ficado tão desnorteado com a recusa de Monroe em fazer o papel que rompeu relações com ele, e nunca mais o chamou para atuar em suas produções.
A última atuação de Monroe na TV foi na série “Medium”, em 2005, no episódio “Sweet Dreams”. Ele chegou a ganhar um prêmio por sua atuação teatral há alguns anos atrás.
Kowalski era um personagem simpático e o famoso “pau pra toda obra”. Vá em paz, velho marujo...