Cinema de Bordas – Mostra reúne filmes com estética trash e produção quase caseira, à margem do mercado e do circuito tradicional, em São Paulo


Era dos Mortos, Rambú IV: O Clone, Zombio e Cocô Preto são alguns filmes da mostra Cinema de Bordas, realizada pelo Itaú Cultural com curadoria de Bernadette Lyra e Gelson Santana, entre os dias 22 e 26 de abril. Com estética trash e produção quase caseira, esses trabalhos são realizados à margem do cinema comercial ou mesmo do cinema que pretende ter o status de arte.
Cunhado pela pesquisadora Bernadette Lyra, o termo "cinema de bordas" se aplica à vasta produção cinematográfica realizada em todo o Brasil por produtores independentes que, apesar do baixo orçamento, suspendem os limites entre o sofisticado e pelo popular. Histórias inusitadas e narrativas marcadas pela ação e o sentimento são a base dessas realizações, que, aproveitando-se dos poucos recursos, sugerem uma linguagem diferente entre as muitas já apropriadas pelo cinema.
Cinema de Bordas reúne em uma só mostra diversos títulos dessa safra, e você não pode perder. Confira a programação completa ao lado e a sinopse dos filmes e surpreenda-se. Compareça!

Sinopses das obras:

O Assassinato da Mulher Mental
Joel Caetano, São Paulo (SP), 2008, 20 min
Antigos combatentes do crime se unem para solucionar o assassinato da Mulher Mental. Juntos descobrem que sua morte é apenas parte de uma trama com consequências catastróficas.

Aventuras de um Caçador
José Manoel, Recife (PE), 2003, 55 min
O relato da história do garoto André, que tinha o desejo de conhecer o pai. Aos 16 anos, saiu de casa rumo à mata para procurá-lo.

A Capital dos Mortos
Tiago Belotti, Brasília (DF), 2008, 87 min
Um grupo de amigos luta desesperadamente pela sobrevivência ao constatar que Brasília foi invadida por zumbis.

Cocô Preto
Marcos Bertoni, São Paulo (SP), 2008, 16 min
Para salvar o universo, extraterrestre precisa destruir o planeta Terra.

A Dama da Lagoa
Francisco Caldas de Abreu Jr., Pedralva (MG), 1997, 20 min
Uma história de crime e vingança sobrenatural em uma lagoa.

Desaparecidos
Antonio Marcos Ferreira, Cascavel (PR), 2006, 75 min
Quatro estudantes de cinema, que necessitam de histórias para realizar o trabalho de conclusão de curso, resolvem fazer um documentário sobre um acampamento onde as pessoas costumam desaparecer.

Era dos Mortos
Rodrigo Brandão, Santos Dumont (MG, )2007, 42 min
Em meio à epidemia de zumbis, a trajetória de um sujeito e dos sobreviventes que ele encontra pelo caminho. Construída para envolver o espectador causando a sensação de ser um sobrevivente, a história sugere um clima sombrio e desolado.
O Farol
Francisco Caldas de Abreu Jr., Pedralva (MG), 2007, 29 min
Uma lenda local sobre um farol misterioso que, segundo dizem, surge na estrada que liga as cidades de Conceição das Pedras e Pedralva, Minas Gerais.

Horror Capiau
Dimitri Kozma, São Paulo (SP), 2007, 9 min
Sob o estilo horror redneck, subgênero do terror, o filme faz um exercício de improvisação ao subverter a imagem estereotipada do caipira ingênuo.

Insector Sun: O Guardião da Terra/A Hora da Verdade
Chris Lee, Ribeirão Preto (SP), 2008, 40 min
Os agentes ninjas Kazejin e Insector Fire juntam forças para ajudar o amigo Insector Sun a enfrentar Shaken, líder das forças do mal. Mas seus poderes juntos se tornam inúteis perto da força do vilão.

Mangue Negro
Rodrigo Aragão, Guarapari (ES), 2008, 100 min
Zumbis canibais surgem do manguezal, fonte de sustento de uma comunidade de pescadores e catadores de caranguejo. A cada mordida, pais, amigos e irmãos se transformam em criaturas abomináveis. Até que um sobrevivente amedrontado se mostra hábil com o machado.

Patrícia Gennice
Felipe Guerra, Carlos Barbosa (RS), 1998, 70 min
Numa noite regada à cerveja e solidão, Lucas, um "jovem barbosense como outro qualquer", tem a grande chance amorosa de sua vida quando Patrícia Gennice, "a mulher mais boa de Barbosa", o convida para visitá-la.

Rambú IV: O Clone
Júnior Castro, Manaus (AM), 2008, 80 min
Por meio de um processo escatológico, cientista cria um soldado com as mesmas características de Rambú. Inconformado com sua situação, o clone se une ao travesti Put Laine. Os vilões partem, então, para a destruição da Amazônia.

O Rico Pobre
Manoel Loreno (Seu Manoelzinho), Mantenópolis (ES), 2002, 56 min
Um homem do interior vê sua vida se transformar quando ganha 10 milhões de reais na loteria. Decidido a mudar de vida, ele coloca fogo em todos os seus pertences, inclusive no próprio bilhete premiado, que estava no bolso do casaco.

O Soco Silencioso
Lucas Moreira, São Leopoldo (RS), 2009, 15 min
Diálogos surreais entre dois homens em um ambiente claustrofóbico.
A Valise Foi Trocada
Simião Martiniano, Jaboatão dos Guararapes (PE), 2007, 90 min
Funcionário de uma fábrica esquece maleta cheia de dinheiro em uma farmácia. Um crente chega ao estabelecimento com outra maleta, cheia de torneiras e canos velhos e, sem querer, pega a outra valise.

Zombio
Petter Baiestorf, Palmital (SC), 1999, 45 min
Um casal a fim de diversão chega a uma ilha paradisíaca e logo descobre que o lugar não é tão deserto quanto imaginava. Hordas de mortos-vivos sedentos de sangue partem para cima dos namorados.

Cinema de Bordas
quarta 22 a domingo 26 de abril de 2009


quarta 22
20h abertura da mostra, conversa com os curadores Bernadette Lyra e Gelson Santanae exibição dos filmes Horror Capiau e A Dama da Lagoa
21h coquetel

quinta 23
17h exibição dos filmes Insector Sun: O Guardião da Terra/A Hora da Verdade, Cocô Preto e A Hora dos Mortos
20h exibição dos filmes O Assassinato da Mulher Mental e A Capital dos Mortos

sexta 24
17h exibição dos filmes O Soco Silencioso e Rambú IV: O Clone
20h exibição dos filmes Aventuras de Um Caçador e Um Rico Pobre

sábado 25
17h exibição do filme A Valise Foi Trocada
20h exibição dos filmes Desaparecidos e Zombio

domingo 26
17h exibição dos filmes O Farol e Patrícia Gennice
20h exibição do filme Mangue Negro

A classificação etária de todos os filmes é de 14 anos, exceto Mangue Negro e Zombio [16 anos]
entrada franca - ingresso distribuído com meia hora de antecedência

Itaú Cultural / Sala Itaú Cultural – Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo/SP – [próximo à estação Brigadeiro do metrô]
informações 11 2168 1777