David Lynch estrela curta-metragem brasileiro


PORTO ALEGRE, Brasil – V2 Cinema apresenta o curta-metragem O PASSAGEIRO OBSCURO, estrelado pelo cineasta norte-americano David Lynch, em www.v2cinema.com/ensaiosvisuais/. Escrito e dirigido por Davi de Oliveira Pinheiro (que divide a produção com Letícia de Cássia), o filme acompanha a investigação psíquica dentro da mente de um homem morto, antes que suas memórias se desvaneçam. O PASSAGEIRO OBSCURO (versão brasileira de THE SOUL DETECTIVE) é o quinto e último episódio da série para a Internet Fronteiras do Pensamento: Ensaios Visuais. Os cinco curtas, disponíveis gratuitamente on-line, somam 54 minutos de duração.
Uma entrevista com o diretor de Cidade dos Sonhos (2001) foi apenas o ponto de partida para o processo criativo de O PASSAGEIRO OBSCURO. “A entrevista com Lynch é um experimento visual e sonoro, para testar o quanto uma opinião pode se tornar ficção, algo completamente diferente do intento original”, diz Davi de Oliveira Pinheiro. “O curta foi estruturado sobre atmosfera e instinto, com o uso de livre associação", acrescenta o diretor. Visto por mais de 5 mil pessoas, o filme (em sua versão em inglês) já foi matéria do site do jornal USA Today, das revistas Premiere francesa, Fangoria, entre outros.
As palavras da conversação foram editadas entre os passos do Detetive (Leandro Lefa) em um vagão de trem abandonado. Davi cita seu primeiro longa-metragem (a fantasia inédita PORTO DOS MORTOS) como a base para o curta. “Enquanto PORTO DOS MORTOS é um filme popular e perifericamente experimental, O PASSAGEIRO OBSCURO é um filme experimental perifericamente popular”, explica Davi. “Aproveitei para aprofundar questões de ritmo, movimentação interna dos personagens, permitindo esta realização ser mais instintiva que PORTO DOS MORTOS, ignorando a autocensura narrativa que nossa racionalidade impõe", complementa.
Filmado em dois dias na cidade de Porto Alegre (RS), O PASSAGEIRO OBSCURO encerra a série ENSAIOS VISUAIS. Os cinco episódios apresentam quase uma hora de entrevistas e experimentações cinematográficas. Lynch, Beto Brant, Philip Glass, Fernando Arrabal, José Padilha e Wim Wenders estão entre as estrelas de cada segmento, dirigidos por cinco diretores brasileiros. ENSAIOS VISUAIS é realizado em paralelo ao seminário internacional Fronteiras do Pensamento (2007-2008).
O PASSAGEIRO OBSCURO – Escrito e Dirigido por Davi de Oliveira Pinheiro; Produzido por Davi de Oliveira Pinheiro e Letícia de Cássia; Fotografado por Luciano Amaro Valério; Editado por Marcelo Allgayer. Elenco: Leandro Lefa (O Detetive) Carolina Silvestre (A Mulher de Vermelho), Isidoro B. Guggiana (O Chefe de Estúdio) e David Lynch. Duração: 9 minutos. Legendado em Português. Produzido por V2 Cinema. Patrocinado por Braskem e Copesul Cultural.
Sinopse: Um detetive entra em um vagão de trem onde encontra diferentes manifestações de uma força que assombra o lugar.
SOBRE OS EPISÓDIOS DE ENSAIOS VISUAIS
1. DOIS ANDARES (Dir.: Márcio Schoenardie) combina ficção e documentário com a presença de José Padilha (Tropa de Elite) e Beto Brant (O Invasor).
2. Em TEATRO DE TITÃS (Dir.: Fernando Belens) Fernando Arrabal (Fando y Lis) fala sobre mitologia, política e arte. Versão editada para a Internet.
3. DE VOLTA AO QUARTO 666 (Dir.: Gustavo Spolidoro) atualiza o cenário de Quarto 666 (1982), de Wim Wenders, desta vez com o diretor alemão como entrevistado.
4. WHAT ARE YOU LOOKING FOR? (Dir.: Camila Gonzatto)une documentário, musical e imaginário poético com a participação do compositor Philip Glass.
SOBRE V2
O escritório de produção V2 Cinema dedica-se à criação de conteúdo de baixo orçamento de ficção e documentário para TV, internet, DVD e cinema desde 2005.
OUTROS LINKS PARA O PASSAGEIRO OBSCURO
1. Entrevista com o diretor
2. O PASSAGEIRO OBSCURO no Vimeo
3. O PASSAGEIRO OBSCURO no IMDB
V2 Cinema, R. César Lombroso nº 49, sala 403, CEP: 90420-130, Porto Alegre (RS), Brasil.
55 51 9239.7498
55 51 3276.4355

press@v2cinema.com