CATÁSTROFE: outubro é o mês da destruição em massa no TCM




Todos os domingos, às 20h, o TCM estremece a tela com os maiores expoentes deste gênero imponente

O cinema catástrofe explora o espetacular potencial das telas e se alimenta da fascinação do público pelas visões de destruição em massa. Gênero sinônimo de grande entretenimento, é possível rastrear suas origens até 1898, com Colisão e Naufrágio no Mar, de Georges Méliès, primeiro mestre dos efeitos especiais. E entre tremores, explosões e gritos de pavor, o TCM exibe todos os domingos de outubro, às 20h, os grandiosos exemplares desta safra espetacular.

O gênero de filmes catástrofe passou a reinar nas telas na década de 70, graças a certos acontecimentos na ciência do espetáculo - como o sensurround, lançado em 1974 com Terremoto (Earthquake), filme que prometia ao público "sentir" o terremoto que destruiu Los Angeles por meio das caixas de som instaladas no chão das salas de cinema. Essa idade dourada da destruição, no entanto, foi inaugurada quatro anos antes por Aeroporto (Airport), um grande êxito de bilheteria com dez indicações ao Oscar® e que serviu como modelo de desastre para seus sucessores.

As catástrofes aéreas causaram tal impacto que permitiram a decolagem de uma longa série de seqüências, entre as quais se destaca Aeroporto 1975 (Airport 1975), com Charlton Heston no papel do herói que leva seus seguidores ao aeroporto prometido. No entanto, muitos cinéfilos são unânimes ao dizer que, se existe um título que seja sinônimo das realizações mais influentes do cinema catástrofe, esse é Inferno na Torre (Towering Inferno): incríveis efeitos especiais antes mesmo da era digital, uma avalanche de estrelas - incluindo Steve McQueen, Paul Newman e Fred Astaire - e a extraordinária produção de Irwin Allen.

O especial CATÁSTROFE será exibido todas os domingos, às 20h. Confira a programação:

Domingo 5/10 às 20h
Terremoto (Earthquake)
Domingo 12/10 às 20h
Aeroporto (Airport)
Domingo 19/10 às 20h
Aeroporto 1975 (Airport 1975)
Domingo 26/10 às 20h
Inferno Na Torre (Towering Inferno)

No TCM o assinante encontra os melhores clássicos mundiais, desde a época de ouro do cinema, até as séries que fizeram história na televisão. O TCM Classic Hollywood transmite 24 horas de programação sem cortes comerciais para a América Latina e Caribe; em espanhol, inglês e português. O TCM Classic Hollywood está disponível pelos sistemas Sky, NET Digital e TVA Digital de TV por assinatura e alcança 15 milhões de domicílios na América Latina.