Obituário: Morre o mestre do quadrinho nacional Eugenio Colonnese




(Agradecimentos a Cesar Silva e Marcello Branco)

ÍCONE DA HQ NACIONAL (texto de Bira Dantas)
Eugenio Colonnese.
O que falar dele? Um senhor elegante, simpático e solícito. Um artista grandioso, dono de raro talento para desenhar rostos lindos. Eu estudei com livros de Geografia ilustrados por ele. Cresci lendo revistas da Ebal (Chamada Geral) e Bloch (Mestre Kim) desenhadas por ele. Há uns 8 anos fiz uma caricatura e o presenteei com ela. Colonnese disse pro Franco (Ed. Ópera Graphica) que foi a melhor carica que fizeram dele (ói a honra).
http://www.fotolog. com/biradantas/ 37287726
Este ítalo-brasileiro foi um grande produtor de Quadrinhos na fase de Ouro (anos 50, quadrinhos de terror e guerra, época do Comics Code nos EUA e caça às bruxas - McCarthismo) . Tem belíssimos álbuns editados pela Opera Graphica e Escala.
Criou o Morto do Pântano e Mirza, a vampira.
Produziu revistas que ensinam a desenhar mulheres, personagens e a fazer HQ!
http://www.planetan ews.com/produto/ L/33671/colonnes e--a-arte- exuberante- de-desenhar- mulheres- eugenio-colonnes e.html
Que esteja bem, Colonnese!

MÁRCIO BARALDI QUE DEU A TRISTE NOTÍCIA (texto de Márcio Baraldi)
O Mestre das HQs nacionais e mundiais, Eugenio Colonnese, faleceu dia 8 de Agosto, às 5 horas da manhã, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Colonnese sofreu um AVC em junho. Levado as pressas para o Hospital Itacolomy em São Bernardo, o derrame conseguiu ser contido e o artista já apresentava melhoras e expectativas de ser liberado para sua casa. Nesta ocasião, Colonnese, que estava lúcido e bem-humorado, chegou a receber visitas e telefonemas de varios amigos e colegas de profissao.
Entretanto uma serie de outros problemas de saúde começaram a se manisfestar colocando Colonnese numa situação grave e delicada. Primeiro sua perna direita sofreu uma trombose, gangrenou e precisou ser amputada. Na sequência foi vítima de infecções pulmonares que o deixaram extremamente fraco e debilitado.
A solução para o artista nao sofrer foi induzi-lo ao coma e alimentá-lo via tubos, esperando uma melhora de seu organismo. olonnese ficou nessa situação, inconsciente, quase dois meses. Mas infelizmente seu organismo, deteriorado pelo uso maciço de cigarro por seis décadas, já estava comprometido demais e não conseguiu se recuperar. Colonnese faleceu dormindo. Ele faria 79 anos dia 3 de setembro.
O velório do artista foi no dia 8 de Agosto a partir das 14 horas no Cemitério de Vila Assunção, Av.da Saudade, em Santo André, cidade que Colonnese, de nacionalidade italiana, adotou quando chegou ao Brasil, após viver um periodo na Argentina também. O enterro será amanhã às 10 da manhã, no mesmo local.
Descanse em paz, Mestre! E obrigado por tudo que fez pelo Quadrinho Brasileiro!"

A TRAJETÓRIA DE UM MESTRE (texto de Roberto Guedes)
http://www.bigorna. net/index. php?secao= registrogeral& id=1125516383
MAIS SOBRE COLONNESE
http://www.universo hq.com/quadrinho s/2004/n13072004 _03.cfm
A Editora Escala lançou em bancas a revista Eugênio Colonnese - Curso Completo de Desenho (série em 5 edições, formato 20,5 x 27,5 cm, 32 páginas, R$ 4,90). A primeira edição tem como tema principal Desenhando a cabeça, e conta com tópicos como as diferenças entre rostos masculinos e femininos, truques para fazer cabelos, olhos e bocas mais realistas e a expressão facial em poucos traços. Entre outros destaques, dicas de Mozart Couto e um caderno de exercícios. Colonnese é um dos mestres dos quadrinhos nacionais, e criou personagens como Myrza, a Mulher-Vampiro. Diversas obras do autor foram publicadas pela editora Opera Graphica, como A Arte Exuberante de Desenhar Mulheres e Histórias de Guerra.

Biografia de Colonnese:
http://pt.wikipedia .org/wiki/ Eug%C3%AAnio_ Colonnese