Comentários de filmes bagaceiros de FC dos anos 1950: “Fantasma do Espaço” e “Mundos Que Se Chocam”



Fantasma do Espaço (Phantom From Space, EUA, 1953)
Bagaceira de ficção científica em preto em branco produzida na nostálgica década de 1950. Lançada em DVD por aqui pela extinta “Works” em sua “Sci-Fi Collection”, num mesmo disco com “Mundos Que Se Chocam” (Killers From Space, 1954). O filme foi dirigido por W. Lee Wilder, irmão do conhecido cineasta Billy Wilder, com roteiro de William Raynor inspirado numa história de Myles Wilder, filho do diretor, e tem um elenco inexpressivo, com nomes como Harry Landers e Noreen Nash. Um O.V.N.I. é perseguido pelos militares americanos e cai em Santa Monica. Seu ocupante sobrevive (Dick Sands) e vestindo uma roupa inusitada, um traje espacial com um capacete parecido com um escafandro de mergulho, ele anda sem rumo deixando um rastro de mortos pelo caminho, sendo perseguido pela polícia e chamado de “fantasma” por causa de sua invisibilidade, segundo a descrição de testemunhas que indicaram não ver ninguém por trás do capacete com antenas. Um policial, Tenente Bowers (Harry Landers), se encarrega das investigações, tendo que proteger também a mocinha Barbara Randall (Noreen Nash), que conseguiu contato com o alienígena e é auxiliar do cientista Dr. Wyatt (Rudolph Anders). Filme “Z”, curto (só 73 minutos), com história óbvia e interpretações fuleiras. A pobreza de recursos é tamanha que nem um simples disco voador tosco foi mostrado, com os produtores preferindo utilizar um efeito medíocre de luz. A presença de um narrador parece estranha e desnecessária, e o capacete espacial do alienígena, de importância fundamental para sua respiração, é no mínimo incomum. Curiosamente, o ator alemão Rudolph Anders participou de outras bagaceiras de horror e FC como “The Snow Creature” (54), “She Demons” (58), e “Frankenstein 1970” (58). O filme até diverte um pouco justamente pela ruindade em geral e não proposital, mas não significa nada e sua lembrança é descartada logo após a indicação do fim da projeção.

Mundos Que Se Chocam (Killers From Space, EUA, 1954)
Outra tranqueira de ficção científica dos anos 50 do século passado, lançada em DVD pela extinta “Works” junto com “Fantasma do Espaço” (1953). Em comum com esse filme, temos o os mesmos diretor W. Lee Wilder, roteirista William Raynor e autor da história, Myles Wilder. Também com fotografia em preto e branco e um pouco menos bagaceiro num contexto geral, que seu antecessor. Um cientista e piloto de avião, Dr. Douglas Martin (Peter Graves), participa de um teste de lançamento de uma bomba atômica, mas seu avião sofre um misterioso acidente e o companheiro de vôo morre na queda. Ele, porém, após dado como desaparecido, surge de forma estranha e com um lapso de memória. Uma vez hipnotizado, ele revela que foi retirado dos escombros por alienígenas que fizeram uma cirurgia em seu coração e que tinham como objetivo manipulá-lo para obter informações secretas dos testes de bombas para auxiliá-los num plano maquiavélico de invasão do planeta, utilizando insetos mutantes gigantescos e carnívoros para devastar a humanidade (seu planeta natal estava morrendo e eles precisavam de um outro mundo para viver). Cabe a sua bela esposa Ellen (Barbara Bestar), ao Coronel Banks (James Seay), ao agente do FBI Briggs (Steve Pendleton) e ao cientista Dr. Curt Kruger (Frank Gerstel), a função de entender o que está acontecendo e tentar ajudá-lo, evitando o sucesso do plano dos alienígenas hostis. Peter Graves (aqui ainda jovem) é mais conhecido por sua participação fixa na série de TV “Missão: Impossível” (1967/73). O roteiro investe numa analogia da paranóia de invasão comunista, tema muito recorrente na época da guerra fria, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Os alienígenas poderiam servir como uma referência de espionagem nos Estados Unidos e uma ameaça incômoda na idéia de uma invasão. Os efeitos são toscos e hilários, tendo seu ápice nos alienígenas de olhos esbugalhados (literalmente duas bolas de ping-pong colocadas nas órbitas), nas imagens de suas cidades (maquetes bagaceiras), no laboratório no interior de uma caverna, e nos insetos gigantes criados para atacar a Terra.