Confira a programação do evento “Fantasticon”, que ocorrerá em São Paulo nos dias 07 e 08/07/07


* FANTASTICON 2007
*Simpósio de Literatura Fantástica
Fantasticon 2007 – Simpósio de Literatura Fantastica é um conjunto de palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposição, lançamentos, sessões de autógrafos e outras iniciativas paralelas que englobam as várias vertentes do gênero Fantástico: a ficção científica, a fantasia e o horror. O objetivo principal do Simpósio é dar a conhecer ao público em geral conceitos, propostas e informações na área do Fantástico, assim como incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico no Brasil.
O Fantasticon 2007 irá acontecer nos dias 7 e 8 dejulho, no Colégio Arquidiocesano, Vila Mariana, SãoPaulo, evento integrante do 15º Encontro Internacional de RPG que, no ano passado, foi visitado por 12 mil pessoas.
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO, 07 de julho
10 horas – OFICINA
* O que é Literatura Fantástica?
A escritora Rosana Rios realiza uma oficina apresentando a genealogia estética do Fantástico. A proposta é desbravar o universo da Literatura Fantástica e suas possibilidades.
Rosana Rios, escritora premiada com mais de 80 títulos publicados. Artista plástica e roteirista de programas de televisão, cinema e quadrinhos.
11 horas - MESA-REDONDA
* A Literatura Fantástica brasileira e seus futuros possíveis
Serão discutidos assuntos como o futuro da literatura fantástica no Brasil, os novos autores, o crescente interesse do público-leitor e o crescimento da produção das literaturas de horror, de fantasia e ficção científica.
Participantes: Roberto de Sousa Causo, escritor de ficção científica. Autor do livro “Ficção Científica, Fantasia e Horrorno Brasil: 1875 a 1950”.
César Silva, Designer gráfico, publicitário e cartunista. É co-editor do “Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica”.
Marcello Simão Branco, jornalista e editor. É co-editor do “Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica”.
13 horas – ENCONTROENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS DE LITERATURA FANTÁSTICA
Reunião do GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), coordenado pela escritora Rosana Rios, que se dedica a discutir, apreciar e divulgar obras literárias de literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror) suas interações e obras precursoras, além de comentar transposições para cinema, teatro, televisão e quadrinhos.
14 horas – PALESTRA
* A herança sobrenatural: do gótico à ficção científica
A Ficção Científica, através do cyberpunk com sua visão tecnológica sombria e espectral de mundo, está indissociavelmente ligado à ficção gótica do século XVIII, na qual seus personagens representavam o indivíduo face às mudanças surgidas em decorrência da Revolução Industrial. Os fantasmas que permeavam os romances góticos, emmeio às sombras das cidades, continuam habitando nosso imaginário pulsional, posteriormente tomando conta da ficção científica através de suas representações monstruosas e deformadas no período clássico, alienígenas e robotizadas na era dourada, maquínicas e cotidianas na Nova Onda e, finalmente misturadas aos elementos humanos no cyberpunk. Dos corpos ambulantes que perambulavam encharcados de sangue e submetidos à violência das cirurgias na era industrial, retratada pela ficção gótica, chegamos às próteses midiáticas e militares nos corpos humanos, aos implantes de chips no córtex cerebral e à fusão de metal e carne das estórias cyberpunks com seus corpos modificados, tatuados, perfurados, mixados de sangue, placas de silício e circuitos metálicos.
Palestrante: Adriana Amaral é jornalista e professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Sua tese de doutorado foi sobre ficção cientifica.
15 horas – MESA-REDONDA
* Situação dos quadrinhos brasileiros de LiteraturaFantástica
Com o crescente e vertiginoso aumento das publicaçõesde quadrinhos no Brasil, e as grandes editoras como Ediouro, Companhia das Letras, Zahar, entre outros, entrando forte no mercado nacional, a idéia é discutir e analisar o novo momento dos quadrinhos no país e saber quais pressões de mercado existem e seu o tema do fantástico tão presente durante anos, ainda continua atraindo atenção dos leitores.
Participantes: Leandro Luigi del Manto, editor de quadrinhos da Devir
Odair Braz Jr., editor-chefe da Pixel Media
Mateus Potumati, editor de quadrinhos da Conrad
16 horas – BATE-PAPO
* "Caminhos do Coração": A Novela e o Fantástico
A nova novela da TV Record, "Caminhos do Coração", é inspirada em histórias em quadrinhos dos X-Men, um pouco de Watchmen e pitadas da série de tevê Heroes. Seu autor, Tiago Santiago, declarou que vai enveredar para o Realismo Fantástico. A história mostrará um grupo de adolescentes que foram geneticamente modificados em uma clínica no Guarujá, que realiza experiências para torná-los diferentes. Cada jovem mutante terá um poder (visão de águia, asas, supervelocidade, etc.) e viverá sempre sob ameaça de alguém que quer exterminá-los.
Palestrante: Tiago Santiago, escritor premiado, romancista, dramaturgo, sociólogo, roteirista de novelas. É o autor de grandes sucessos como Prova de Amor e A Escrava Isaura (Record).
É o Convidado de Honra do Fantasticon 2007.
17 horas – MESA-REDONDA
* As mulheres presentes na Literatura Fantástica
Análise do mercado de Literatura Fantástica por mulheres que escrevem e se destacam
Participantes: Elizabeth Ginway é professora associada daUniversidade da Flórida, na cadeira de Português e Literatura Brasileira. Autora do livro Ficção Científica Brasileira (Devir). Tem se dedicado à análise de obras do gênero produzidas no Brasil.
É a Convidada Internacional do Fantasticon 2007.
Marcela Godoy
Finisia Fideli
DOMINGO, dia 08 de julho
10 horas – OFICINA
* Como escrever uma história fantástica
A escritora Helena Gomes promove uma oficina de produção de textos no qual os participantes são estimulados por recursos variados a explorar idéias, sentimentos e emoções, usando a imaginação e a criatividade para encontrar formas de se articular, descobrindo seu próprio estilo de linguagem.
Helena Gomes é jornalista e professora universitária.
Autora dos livros Lobo Alpha (Rocco), uma narrativa densa e envolvente que investe na linguagem cinematográfica e mistura textos e HQs. Com O Arqueiro e a Feiticeira (Devir) e Aliança dos Povos (Idea), livros da saga Caverna de Cristais, ela explora o universo da ficção científica & fantasia com fortes influências de O Senhor dos Anéis, Babylon 5, StarTrek, Harry Potter, Dragon Ball Z, As Brumas de Avalon, entre outras.
11 horas - PALESTRA
* O mito e jornada do herói em Star Wars
Star Wars traz todos os elementos mitológicos que uma história precisa: os arquétipos representando as múltiplas faces da personalidade humana e a jornada do Herói, que representa a trajetória de uma vida, com todas as suas etapas necessárias para a evolução, servindo para dar ao homem respostas a perguntas que o homem não pode compreender. Considerado um mito da sociedade moderna, Star Wars é uma forma de o ser humano exteriorizar o seu inconsciente, tentando, através deles, buscar respostas para questões universais que o perseguem desde o seu surgimento.
Palestrante: Conselho Jedi
11 horas – CABARÉ LITERÁRIO
Leitura dinâmica sobre o único romance de Monteiro Lobato para o público adulto O Presidente Negro ou o Choque das Raças, com o subtítulo "Romance Americano do ano 2228". É considerado um dos precursores da ficção científica brasileira. Lançado como folhetim no matutino carioca A Manhã e editado em livro no final de 1926, com visões intrigantes e opiniões polêmicas, o livro não foi muito aceito e acabou por custar a Lobato grandes desgostos. Mesmo assim, O Presidente Negro comprova a capacidade visionária do criador do Sítio do Picapau Amarelo. A exemplo de Júlio Verne e H. G. Wells, antecipa a era da informática, a competitividade do mercado asiático e o feminismo. E, como se não bastasse, ainda prevê os embates políticos gerados nos Estados Unidos pela eleição de um presidente negro no ano de 2228. Este Cabaré Literário é uma performance de 30 minutos de fragmentos literais recortados para definir o fio condutor do romance, apresentando principais idéias e personagens, na forma de um noticiário de TV.
Realização: Duplos Sentidos Prod. Art. com Alberto Lima e Ana Rita Correia.
14 horas - PALESTRA
"O Fantástico no Romance d'A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna"
2007 é o ano do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. O autor de O Auto da Compadecida completa oitenta anos. Dentre as homenagens, a Rede Globo exibiu a minissérie A Pedra do Reino, com roteiro de BráulioTavares (em parceria com Luís Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho), baseada no romance fantástico de Ariano Suassuna, Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (José Olympio).
Palestrante: Braulio Tavares, escritor, roteirista e compositor. Compilou a primeira bibliografia do gênero: o Fantastic, Fantasy and Science Fiction Literature Catalog (Fundação Biblioteca Nacional). Autor de A Espinha Dorsal da Memória e A Máquina Voadora. Organizou as antologias Contos Fantásticos no Labirinto de Borges e Páginas de Sombra (ambas pela editora Casa da Palavra), com contos fantásticos brasileiros.
15 horas – BATE-PAPO
* A Literatura Fantástica no Brasil por quem decide
Bate-papo com os editores que decidem o que vai ser publicado no Brasil. Como fazer chegar suas histórias àqueles que irão publicá-las. Dicas e perspectivas do mercado editorial de Literatura Fantástica. Descubra quais serão os novos lançamentos.
Participantes:
Douglas Quinta Reis, diretor editorial da Devir
Adriano Fromer Piazzi, diretor editorial da AlephPublicações
Giulia Moon, é co-editora da revista Scarium e do zineFicZine
16 horas – PALESTRA
"Dragões: Mito ou Realidade?"
Reais ou fabulosos inúmeros seres fantásticos vivem à espreita nos porões da irracionalidade humana. Para a Ciência, eles representam nossos medos e angústias mais ancestrais esperando apenas um descuido para emergir ao mundo real. No mundo das criaturas fantásticas, o dragão é único esingular. Nenhuma outra criatura tem aparecido em tão variadas e ricas formas. É como se tivesse existido uma família inteira de diferentes dragões, antes que misteriosamente se tornassem extintos. Sem falar nos diversos e contraditórios conceitos incorporados: personificações de malevolência ou de beneficência, paganismo ou pureza, morte e devastação, vida efertilidade, bem ou mal. Na tradição cristã ocidental, o dragão é associado ao mal, confundindo- se até mesmo com a serpente que tentou Eva no Paraíso. Na mitologia chinesa, porém, ele é um ser divino, sem rival em sabedoria e em poder para conceder bênção. Como se vê o dragão aparece com diferentes características em diversas épocas e culturas. Mas a pergunta que fica é: são eles uma verdade ou apenas fruto da imaginação?
Palestrante:
Ronald Kyrmse, engenheiro químico e escritor. É um estudioso das fontes mitológicas usadas por J.R.R.Tolkien em seus livros. Membro da Tolkien Societybritânica. É tradutor e consultor de todas as publicações de Tolkien, da Martins Fontes.
17 horas – MESA-REDONDA
* Como transformar uma idéia em uma boa história
Escritores consagrados revelam seus segredos e inspirações na arte de transformar suas idéias em histórias cativantes.
Participantes:
André Vianco, autor dos best-sellers Os Sete e Sétimo, que explora o universo sobrenatural (vampiros, lobisomens, anjos e batalhas entre o bem e o mal) elaborando um cenário surrealista, mas com elementosda realidade do dia-a-dia e histórias passadas no Brasil. É hoje o escritor brasileiro que mais conquista leitores de fantasia e horror. Está lançando seu álbum de quadrinhos “Vampiros do Rio Douro”, que começa a contar como os personagens de “Os Sete” foram apanhados pela maldição do vampirismo.
Martha Argel, escritora e doutora em Ecologia, usa sua formação científica para enriquecer as histórias que cria. Publicou seis livros de literatura fantástica, dois deles dedicados aos vampiros: o romance Relações de Sangue e a coletânea de contos O Vampiro de Cada Um. Seu lançamento mais recente é O Livro dos Contos Enfeitiçados (Landy). Tem ainda três livros sobre aves brasileiras e artigos acadêmicos publicados em revistas científicas.
Giulia Moon, escritora e publicitária paulistana, publicou três livros de contos vampíricos, Luar de Vampiros, Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros e sua obra mais recente, A Dama-Morcega (Landy). Grande conhecedora do gênero Terror Fantástico, é co-editora da revista Scarium Megazine e do zine FicZine, tendo inúmeros contos publicados em revistas, jornais e sites de literatura.
17 horas – BATE-PAPO
André Carneiro: Confissões do Inexplicável
André Carneiro tem uma variada carreira artística e literária: poeta, cineasta, artista plástico, publicitário, jornalista e escritor. O crítico espanhol Augusto Uribe o classificou de "o melhor autor de literatura fantástica da América Latina". Foi através da sua obra de que a Ficção Científica do Brasil ganhou notoriedade no exterior". Seus contos foram publicados nos Estados Unidos, Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Chile, Argentina, Suécia, Itália, ex-União Soviética e Japão. É o único membro da América do Sul da poderosa Science Fiction &Fantasy Writers of America (com direito a voto no ambicionado e prestigiado Prêmio Nebula). Seu conto Escuridão, traduzido em 12 países, foi negociado por um grande produtor espanhol para se transformar em filme.Foi condecorado pelo governo francês com a Medalha de Prata da Cidade de Paris e nomeado Membre D'Honneur da Ácademie Ansaldi, de Paris, por suas atividades de intercâmbio cultural e cooperação artística. A obra literária de André Carneiro se caracteriza quase que sistematicamente por um enfoque psico-social onde a crítica à estrutura vigente sempre se mostra aguda e sutil. A técnica do contraponto narrativo presente em algumas de suas criações faz lembrarAldous Huxley, cuja literatura Carneiro é um admirador confesso. Essa técnica narrativa aliada aos temas sociológicos e psicológicos abordados principalmente nas suas últimas criações mostra uma ficção científica mais preocupada com o humano do que com o tecnológico. Em sua fase mais recente desenvolveu uma provocadora temática voltada para o futuro onde uma nova ordem envolvendo a sexualidade e o amor é apresentada, servindo de pano de fundo para uma devastadora crítica à moral e aos costumes atuais, que nos obriga a repensar o presente. É o Grande Homenageado do Fantasticon 2007.
Fantasticon 2007 - Simpósio de Literatura Fantástica é organizado por Silvio Alexandre, com apoio da Devir Livraria, Terramédia e Pixel Media Editora.
EXPOSIÇÃO
Exposição "Arte Fantástica" com trabalhos produzidos pelo artista plástico Vagner Vargas.
MOSTRA DE CINEMA FANTÁSTICO: AS ROTAS DO IMPOSSÍVEL
Curadoria: Alfredo Luiz Suppia e Lúcio Reis
Tetsuo: The Iron Man (Tetsuo. Dir.: Shynia Tsukamoto. Japão, 1989, JHV, 67 min.)
Delírio audiovisual do diretor Shynia Tsukamoto, sobre homem que começa a interagir organicamente com metal. Narrativa que tende ao experimental, num filme da órbita do cyberpunk. Sem legendas (mas também sem diálogos).
Os Olhos sem Face (Les Yeaux sans Visage. Dir.: Georges Franju. França, 1960, Champs Elisées, 88 min.)
A um só tempo belo e sinistro, Os Olhos sem Face é um filme de ficção científica e suspense, sobre médico-cientista de talento obcecado por transplantede rosto para sua jovem filha, desfigurada num acidente. Legendas em português.
Accumulator 1 (Dir.: Jan Sverák. Rep. Tcheca, 1994, Heureka PF, 102 min.)
Um rapaz comum que tem como passatempo costumeiro assistir a TV, começar a ter sua energia vital drenada pelo aparelho. Um duplo seu ganha vida numa realidade alternativa, um mundo da televisão. Comédia de ficção científica das mais criativas dos últimos tempos. Legendas em português.
O Lobisomem (The Wolf Man. Dir.: George Waggner. EUA, 1941, Universal, 70 min.)
Um dos grandes clássicos da série de monstros da Universal, com Lon Chaney Jr. pela primeira vez como o torturado Talbot, vítima do ataque de um lobisomem, que lhe passa a maldição. Legendas em português.
A Máscara de Satã (La Maschera del demônio. Dir.:Mario Bava. Itália, 1960, 87 min.)
Obra-prima de Bava e um marco na história do horror gótico. Asa (Barbara Steele), retorna da tumba onde fora encerrada muitos anos atrás, após ser executada por praticar feitiçaria. Liberta da morte, pretende se apossar do corpo de jovem e bela descendente. Legendas em português.
Medo (Janghwa, Hongryeon. Dir. Ji-woon Kim. Coréia doSul, 2003, 115 min.)
Duas irmãs, após um período passado em uma clínica psiquiátrica, retornam para casa paterna onde não só vão ter que lidar com a cruel madrasta, mas também com uma presença fantasmagórica e assustadora. Um interessante exemplar do novo cinema de horror oriental. Legendas em português.