“Itaú Cultural” discute a ficção científica brasileira num evento em São Paulo

(Notícia enviada por Marcello Simão Branco)

Especialistas falam sobre a produção do gênero literário no país e sua relação com a realidade.
No próximo dia 2 de setembro, das 10h30 às 19h, o “Itaú Cultural” promove o encontro “Invisibilidade”, reunindo autores, editores, estudiosos e críticos para tratar de um gênero literário que sofre de uma crise de identidade no Brasil, a literatura fantástica, especulativa, ou, em termos mais conhecidos, a ficção científica produzida no país.
No período de 1958 a 1976, aproximadamente, o gênero foi objeto de um intenso debate no meio cultural brasileiro, mas acabou por ser considerado apenas mais um produto da indústria cultural de massa, sem qualquer outra relação com a realidade do nosso país. Esse cenário vem mudando desde o início do século 21 – época, aliás, que um dia serviu de ambientação para histórias futuristas - com o lançamento de livros que afirmam existir uma ficção científica brasileira já há algum tempo, e que ela pode funcionar muito bem como um instrumento de compreensão das peculiaridades do pensamento nacional. Foram duas as publicações que mais contribuíram para essa mudança: “Viagens às Letras do Futuro”, de Francisco Alberto Skorupa (2002), e
“Ficção Científica Brasileira”, da pesquisadora americana M. Elizabeth Ginway (2004). Já neste ano de 2006, a presença do astronauta brasileiro Marcos Pontes em uma missão na Estação Espacial Internacional fez muito para mudar o cansado truísmo de que ficção científica não é coisa de brasileiro.
Mas afinal, o futuro da ficção científica brasileira chegou com o século 21 ou perdemos esse foguete da história? O “Itaú Cultural” abre a oportunidade de manter "a peteca no ar", com uma roda de debates em torno do assunto, sob a consultoria do escritor Roberto Causo, eleito “Personalidade do Ano de 2004” pelo “Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica”.
Programação

Sábado, 2 de setembro

10h30 - O silêncio e a marginalização da Ficção Científica Brasileira

A situação do gênero literário no meio acadêmico nacional; as dificuldades editoriais de se promovê-lo; a qualidade do enfoque dado pelo jornalismo cultural.
Com Dorva Rezende (editor dos cadernos de Variedades e Cultura do Diário Catarinense de Florianópolis/SC), Marcello Simão Branco (editor do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica) e Maria Elisa Cevasco (professora titular do Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP). Mediação de Roberto Causo, editor, ilustrador, ensaísta e ficcionista, consultor do “Itaú Cultural” para esse evento.

14h30 - A Ficção Científica do Brasil e a Relação do Brasileiro com a Ciência e a Tecnologia
Os problemas na difusão da ciência e da tecnologia como elementos estratégicos de desenvolvimento; a ciência brasileira, a ciência internacional e a ciência local na ficção científica brasileira.
Com Antonio Luiz M. C. Costa (engenheiro, filósofo e colaborador da revista Carta Capital), Francisco Alberto Skorupa (historiador e autor do primeiro livro sobre ficção científica brasileira, “Viagem às Letras do Futuro”) e Gerson Lodi-Ribeiro (astrônomo e autor de vários títulos de ficção científica). Mediação de Claudiney Ferreira, jornalista e gerente do Núcleo Diálogos do Itaú Cultural, área responsável pelo encontro.

17h30 - A Ficção Científica como Expressão Artística
As diferenças entre a ficção científica na literatura e em meios ditos mais populares como os quadrinhos e o cinema; a presença do gênero na poesia, no teatro e nas mídias digitais.
Com Alfredo Suppia (jornalista científico especializado em literatura, cineasta amador e doutorando em Multimeios) e Silvio Alexandre Ferreira Neto (editor e pesquisador, organizador do prêmio HQMix). Mediação de Guilherme Kujawski, autor de ficção científica e editor da revista eletrônica Cibercultura do Itaú Cultural.
Invisibilidade
Encontro de Ficção Científica Brasileira
Sábado, 2 de setembro, a partir das 10h30 no Itaú Cultural
Sala Itaú Cultural (250 lugares)
Av. Paulista 149 – térreo – São Paulo/SP
Fone 11.2168.1777
www.itaucultural.org.bratendimento@itaucultural.org.br

Roberto de Sousa Causo
rscauso@yahoo.com.br - http://rscauso.tripod.com
Rua Andre Dreifus, 109/163 – bloco 2 – São Paulo/SP – CEP 01252-901